Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância de vendas durante o ano. Saiba como ultrapassar essa barreira com o ssOtica.
Muitas ópticas ficam refém de grandes datas comemorativas que movimentam o comércio, como Natal e Dia das Mães. Mas contar apenas com estes períodos para ter volume de vendas e faturamento pode levar qualquer negócio à falência!
O gestor precisa compreender os fatores que levam a um cenário de estagnação de vendas para poder traçar estratégias eficientes para contornar a situação. E uma das razões pouco discutidas é a falta de padronização de processos internos da loja como de prospecção, controle de metas e automatização do pós-vendas.
Pensando nesses desafios, o ssOtica desenvolveu um plano completo e ideal para solucionar esses problemas. Se você sente que sua ótica precisa de um up na organização de processos e deseja acelerar as vendas, fique até o final do artigo!
Boa leitura!
O ssOtica é um software de gestão com mais de 10 anos de experiência de mercado. O sistema percebeu que um dos principais desafios das óticas brasileiras é definir processos. Seja em relação ao registro de vendas, cadastro de clientes, controle de estoque ou financeiro.
E quando não há uma rotina de atividades e protocolos estabelecidos, o gestor não consegue se organizar para que a loja consiga crescer de forma sustentável.
O programa possui três planos para seus assinantes, sendo o Venda Mais voltado para quem precisa lapidar seus processos para destravar as vendas. Ele oferece recursos e dados exclusivos como automatização de pós-vendas e controle de metas que exercem papel fundamental para lojas que querem vender bem todos os dias.
Entenda melhor os diferenciais deste plano:
Uma boa equipe de venda é aquela que consegue ser competitiva entre si, mas sem deixar a rivalidade afetar o relacionamento interpessoal dos integrantes. Afinal, o trabalho cooperativo é importante para a loja poder crescer com segurança.
O recurso de “fila de atendimento” contribui para a organização da equipe, uma vez que estabelece uma ordem entre os vendedores ativos. Basta que, todos os dias pela manhã, os vendedores entrem no sistema e se coloquem como “disponíveis”. A partir disso, o ssOtica estabelece a fila de atendimento.
Assim, quando um cliente entra na loja, o consultor pode registrar como o atendimento ocorreu de forma detalhada no sistema. Caso resulte em venda, basta indicar no programa e seguir com o processo normal. Mas, se o cliente sair sem comprar nada, o vendedor pode anotar quais os motivos da negativa (recurso do qual falaremos com mais detalhes a seguir).
Com estes dados, o gestor consegue calcular a taxa de conversão da sua loja. Ou seja, quantos clientes, em média, é necessário atender para que a óptica realize uma venda.
Quando um cliente decide não comprar em sua óptica, os motivos podem ser vários. Para citar alguns: preço alto, falta de produto no estoque, etapa de pesquisa, entre outros. E para cada explicação, há uma maneira de lidar com a situação e evitar que uma venda não se concretize novamente.
Assim, esta função gera informações riquíssimas para o gestor, pois consegue mapear e identificar problemas iminentes na loja. E, a partir disso, criar ações e estratégicas específicas para resolver os problemas e aumentar as vendas na ótica.
O ssOtica permite configurar e cadastrar os motivos de perda de venda e, ainda, gera um relatório completo, facilitando a visualização e compreensão dos dados.
Outro recurso do plano Venda Mais que ajuda sua ótica a vender o ano inteiro é o funil de prospecção de clientes. Uma vez que há uma rotina de registro de atendimentos, o vendedor tem em mãos informações ricas que podem ser usadas para conversar com clientes no futuro.
Por exemplo, imagine que uma pessoa não realizou a venda pois procurava por um item que estava em falta no dia. Quando houver a reposição do produto, o vendedor pode entrar em contato para avisá-lo e convidá-lo a visitar a loja.
Assim, o consultor consegue fazer uma abordagem de venda mais ativa, ao invés de esperar que novas pessoas entrem na loja.
Outra função do plano que contribui para a alta performance de vendas é o controle de metas do ssOtica. Este recurso mostra, de forma clara e intuitiva, o desempenho da loja no mês com o resultado até o momento e separado por vendedor.
Para usufruir deste recurso, basta configurar o faturamento desejado para o mês. A partir disso, o sistema mostra previsões em tempo real de acordo com a performance. Algumas informações disponibilizadas são:
Além disso, o gestor pode acompanhar de perto o desempenho de cada vendedor e de forma mais justa. O sistema permite estipular metas específicas para cada consultor de acordo com a experiência.
O conjunto destes dados auxilia o dono de ótica a entender melhor a performance da sua ótica e ele consegue trabalhar com previsibilidade. Em outras palavras, ao saber em tempo real que o volume de vendas está baixo, ele consegue analisar os resultados e tomar decisões a tempo para reverter o cenário.
Por fim, o “Venda Mais” disponibiliza o recurso que auxilia na otimização do pós-vendas. Esta etapa representa um grande gargalo em muitas óticas, pois ela exige organização, rotina de registro de vendas e gerenciamento de tempo. Se estes processos não estão claros e consolidados dentro da loja, consultores acabam não priorizando a atividade.
Pensando nisso, o ssOtica criou a função de automatizar o pós-vendas. E como isso funciona? O programa permite criar funis (ou réguas) de comunicação específicos que são ativados após a venda ser concluída. O gestor tem a liberdade de determinar qual o objetivo de cada funil e qual o tempo até ser ativado.
A partir disso, o sistema vai emitir alertas para que vendedores entrem em contato com os clientes. Ou seja, o consultor não precisa mais ficar anotando em sua agenda ou contar com a memória para realizar o acompanhamento. O ssOtica atribui, de forma automática, uma tarefa para o responsável da ação.
Como exemplo, imagine que você quer oferecer o serviço de ajuste e reparo a seus clientes. Com o ssOtica, é possível configurar para que os vendedores apresentem o serviço após 60 dias da realização da venda apenas com alguns cliques.
Este recurso fica ainda mais eficiente quando combinado com o Ótica Zap. Esta ferramenta integra as campanhas de pós-vendas com o Whatsapp, permitindo envio de mensagens de forma totalmente automática.
Enfim, conseguir manter um volume constante de vendas não é tarefa fácil. A óptica precisa ter uma estratégia sólida para captar clientes mesmo em período de maré baixa, aumentar o aproveitamento dos clientes que entram na loja e reforçar o relacionamento com clientela antiga.
A boa notícia é que o ssOtica possui um plano feito para solucionar estes problemas. O “Venda Mais” foi criado para dar mais inteligência para a gestão de óticas do Brasil inteiro, oferecendo recursos que contribuem para aumentar as vendas mesmo em momentos de baixa.
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