Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância de vendas durante o ano. Saiba como ultrapassar essa barreira com o ssOtica.
Muitas ópticas ficam refém de grandes datas comemorativas que movimentam o comércio, como Natal e Dia das Mães. Mas contar apenas com estes períodos para ter volume de vendas e faturamento pode levar qualquer negócio à falência!
O gestor precisa compreender os fatores que levam a um cenário de estagnação de vendas para poder traçar estratégias eficientes para contornar a situação. E uma das razões pouco discutidas é a falta de padronização de processos internos da loja como de prospecção, controle de metas e automatização do pós-vendas.
Pensando nesses desafios, o ssOtica desenvolveu um plano completo e ideal para solucionar esses problemas. Se você sente que sua ótica precisa de um up na organização de processos e deseja acelerar as vendas, fique até o final do artigo!
Boa leitura!
O ssOtica é um software de gestão com mais de 10 anos de experiência de mercado. O sistema percebeu que um dos principais desafios das óticas brasileiras é definir processos. Seja em relação ao registro de vendas, cadastro de clientes, controle de estoque ou financeiro.
E quando não há uma rotina de atividades e protocolos estabelecidos, o gestor não consegue se organizar para que a loja consiga crescer de forma sustentável.
O programa possui três planos para seus assinantes, sendo o Venda Mais voltado para quem precisa lapidar seus processos para destravar as vendas. Ele oferece recursos e dados exclusivos como automatização de pós-vendas e controle de metas que exercem papel fundamental para lojas que querem vender bem todos os dias.
Entenda melhor os diferenciais deste plano:
Uma boa equipe de venda é aquela que consegue ser competitiva entre si, mas sem deixar a rivalidade afetar o relacionamento interpessoal dos integrantes. Afinal, o trabalho cooperativo é importante para a loja poder crescer com segurança.
O recurso de “fila de atendimento” contribui para a organização da equipe, uma vez que estabelece uma ordem entre os vendedores ativos. Basta que, todos os dias pela manhã, os vendedores entrem no sistema e se coloquem como “disponíveis”. A partir disso, o ssOtica estabelece a fila de atendimento.
Assim, quando um cliente entra na loja, o consultor pode registrar como o atendimento ocorreu de forma detalhada no sistema. Caso resulte em venda, basta indicar no programa e seguir com o processo normal. Mas, se o cliente sair sem comprar nada, o vendedor pode anotar quais os motivos da negativa (recurso do qual falaremos com mais detalhes a seguir).
Com estes dados, o gestor consegue calcular a taxa de conversão da sua loja. Ou seja, quantos clientes, em média, é necessário atender para que a óptica realize uma venda.
Quando um cliente decide não comprar em sua óptica, os motivos podem ser vários. Para citar alguns: preço alto, falta de produto no estoque, etapa de pesquisa, entre outros. E para cada explicação, há uma maneira de lidar com a situação e evitar que uma venda não se concretize novamente.
Assim, esta função gera informações riquíssimas para o gestor, pois consegue mapear e identificar problemas iminentes na loja. E, a partir disso, criar ações e estratégicas específicas para resolver os problemas e aumentar as vendas na ótica.
O ssOtica permite configurar e cadastrar os motivos de perda de venda e, ainda, gera um relatório completo, facilitando a visualização e compreensão dos dados.
Outro recurso do plano Venda Mais que ajuda sua ótica a vender o ano inteiro é o funil de prospecção de clientes. Uma vez que há uma rotina de registro de atendimentos, o vendedor tem em mãos informações ricas que podem ser usadas para conversar com clientes no futuro.
Por exemplo, imagine que uma pessoa não realizou a venda pois procurava por um item que estava em falta no dia. Quando houver a reposição do produto, o vendedor pode entrar em contato para avisá-lo e convidá-lo a visitar a loja.
Assim, o consultor consegue fazer uma abordagem de venda mais ativa, ao invés de esperar que novas pessoas entrem na loja.
Outra função do plano que contribui para a alta performance de vendas é o controle de metas do ssOtica. Este recurso mostra, de forma clara e intuitiva, o desempenho da loja no mês com o resultado até o momento e separado por vendedor.
Para usufruir deste recurso, basta configurar o faturamento desejado para o mês. A partir disso, o sistema mostra previsões em tempo real de acordo com a performance. Algumas informações disponibilizadas são:
Além disso, o gestor pode acompanhar de perto o desempenho de cada vendedor e de forma mais justa. O sistema permite estipular metas específicas para cada consultor de acordo com a experiência.
O conjunto destes dados auxilia o dono de ótica a entender melhor a performance da sua ótica e ele consegue trabalhar com previsibilidade. Em outras palavras, ao saber em tempo real que o volume de vendas está baixo, ele consegue analisar os resultados e tomar decisões a tempo para reverter o cenário.
Por fim, o “Venda Mais” disponibiliza o recurso que auxilia na otimização do pós-vendas. Esta etapa representa um grande gargalo em muitas óticas, pois ela exige organização, rotina de registro de vendas e gerenciamento de tempo. Se estes processos não estão claros e consolidados dentro da loja, consultores acabam não priorizando a atividade.
Pensando nisso, o ssOtica criou a função de automatizar o pós-vendas. E como isso funciona? O programa permite criar funis (ou réguas) de comunicação específicos que são ativados após a venda ser concluída. O gestor tem a liberdade de determinar qual o objetivo de cada funil e qual o tempo até ser ativado.
A partir disso, o sistema vai emitir alertas para que vendedores entrem em contato com os clientes. Ou seja, o consultor não precisa mais ficar anotando em sua agenda ou contar com a memória para realizar o acompanhamento. O ssOtica atribui, de forma automática, uma tarefa para o responsável da ação.
Como exemplo, imagine que você quer oferecer o serviço de ajuste e reparo a seus clientes. Com o ssOtica, é possível configurar para que os vendedores apresentem o serviço após 60 dias da realização da venda apenas com alguns cliques.
Este recurso fica ainda mais eficiente quando combinado com o Ótica Zap. Esta ferramenta integra as campanhas de pós-vendas com o Whatsapp, permitindo envio de mensagens de forma totalmente automática.
Enfim, conseguir manter um volume constante de vendas não é tarefa fácil. A óptica precisa ter uma estratégia sólida para captar clientes mesmo em período de maré baixa, aumentar o aproveitamento dos clientes que entram na loja e reforçar o relacionamento com clientela antiga.
A boa notícia é que o ssOtica possui um plano feito para solucionar estes problemas. O “Venda Mais” foi criado para dar mais inteligência para a gestão de óticas do Brasil inteiro, oferecendo recursos que contribuem para aumentar as vendas mesmo em momentos de baixa.
Mais de 6 mil óticas já confiam sua gestão com o ssOitca! Fale com nossos consultores e veja na prática como transformar a realidade da sua loja.
Um dos primeiros passos para empreendedores que querem profissionalizar o negócio é abrir um CNPJ.…
Imagine quebrar, perder ou esquecer seus óculos em algum lugar: bate um nervosismo, não é?…
Um dos principais objetivos da sua ótica deve ser a satisfação de seus clientes, certo?…
Como você provavelmente já deve saber, fazer promoções é uma das melhores estratégias para atrair…
Você já sabe que uma ótica de sucesso precisa de bons produtos, boas parcerias e…
Se você tem uma rotina agitada, provavelmente já deve ter passado por algum estresse por…