O início das Óticas 3VT
Quando o senhor Guilherme decidiu começar a vender óculos de porta em porta em 2016, seus filhos não imaginavam que, 7 anos depois, a ótica seria referência no interior do Rio Grande do Norte.
A coragem e determinação do pai inspiraram seus filhos Victor Matheus, Victor Diogo e Victor Diego a abraçarem o negócio e trabalharem para ver o sonho da família prosperar.
Hoje, com 4 lojas e mais de 10 funcionários, os irmãos não abrem mão do ssOtica. O sistema é usado para gerenciar todos os processos das óticas, desde o cadastro de clientes até o pós-vendas.
Conheça mais a história das Óticas 3VT e veja como o ssOtica foi um divisor de águas para o sucesso deste empreendimento.
Os impactos da gestão manual
No início, a ótica focou em conseguir parcerias com optometristas para levar atendimento para a população e divulgar a loja. E não havia muita divisão de tarefas entre os membros da família, ou seja, todos ajudavam nas atividades, desde vendas, cobranças e até entregas.
“Antes da gente conhecer o ssOtica, tudo era muito manual, os clientes todos eram cadastrados em fichas. A gente não utilizava planilha, era totalmente dependente do manuscrito”, afirma Victor Diogo.
Essa forma manual de gestão acabou gerando alguns problemas para o sucesso do negócio. Em várias ocasiões, fichas com todas as informações de compra, forma de pagamento e contato do cliente se perdiam ou se molhavam quando pegavam chuvas durante as visitas de vendas.
Com isso, a família perdia os registros de valores que tinha a receber e até de contato de cliente, impossibilitando a cobrança. Ou seja, a falta de segurança de informações essenciais para gestão da loja estava gerando prejuízos para a óptica.
Diante dessas situações, foi preciso tomar a decisão de informatizar a gestão da loja para que o empreendimento pudesse crescer. E o ssOtica foi amor à primeira vista.
Profissionalizando a gestão das Óticas 3VT
Após passar por várias situações de falta de segurança de informações, a família decidiu procurar alternativas para evitar mais prejuízos na loja. Mesmo com receio de adentrar ao mundo digital, era preciso se profissionalizar.
Ao pesquisar na internet, os irmãos encontraram o ssOtica e decidiram fazer o teste gratuito. Segundo Victor Diogo, “quando vimos que dava pra cadastrar clientes, emitir boletos, fazer cobranças, a gente ficou apaixonado na mesma hora”.
Mas, para quem não era adepto à tecnologia no dia a dia, o sistema era uma mudança muito forte para a família. Por isso, a assistência da equipe do ssOtica durante todo o tempo de conhecer o software foi essencial para transmitir a confiança necessária para dar este passo.
“A gente achou no ssOtica a solução da dificuldade que a gente tinha. Eu digo muito que tem duas histórias: a 3VT antes do ssOtica e a 3VT pós ssOtica.”, afirma Victor Matheus.
Após adotar o programa de gestão na ótica, a família percebeu que finalmente tinham a estrutura necessária para crescer. Segundo eles, todo o acompanhamento do cliente ficou mais fácil de fazer: desde o cadastro, relatórios e até a cobrança. Além disso, outros recursos, como lembrete de aniversário, auxiliam bastante na fidelização do público.
“Tudo que tem dentro do ssOtica, é essencial para qualquer ótica”
Outro fator que é um diferencial, de acordo com os irmãos, é o interesse do software em entender as necessidades do setor e trabalhar para melhorar e oferecer uma boa solução para clientes.
Por exemplo, um costume forte na região das Óticas 3VT é o de ser conhecido pelo apelido. Antes, era possível pesquisar apenas pelo primeiro nome no sistema, o que muitas vezes prejudicava a pesquisa dos clientes e até afetava o relacionamento. Os irmãos conversaram com a equipe do ssOtica e, recentemente, atualizaram o programa para fazer pesquisas também a partir do apelido cadastrado, facilitando o dia a dia da ótica.
Os próximos passos das Óticas 3VT
Hoje, eles possuem 4 lojas físicas, estão presentes em mais de 27 municípios com ótica itinerante e conseguiram abrir um laboratório próprio. Mas os planos da família para o próximo ano são ambiciosos: ser a maior óptica do Rio Grande do Norte com 18 a 20 lojas.
Segundo os irmãos, este sonho só é possível devido à dedicação da equipe, Deus e as facilidades que o ssOtica proporciona para a gestão da ótica. Eles fazem questão de recomendar o sistema para todo dono de ótica.
“Inicialmente, a gente tinha todo o acompanhamento manuscrito, era arcaico demais. E podemos falar com propriedade que descobrir o ssOtica foi o grande boom do nosso negócio”, afirma Victor Guilherme.
Faça como as Óticas 3VT e profissionalize o seu negócio com o ssOtica, desenvolvido exclusivamente para ajudar você e sua ótica! Tenha total controle sobre valores a receber, mantenha o cadastro de clientes atualizado e faça pós-vendas com facilidade.
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