Entenda como a Mery Ótica faz reposição de estoque de forma inteligente com a ajuda do ssOtica

Meriele Sócia Proprietária 6 lojas - MG

O ínicio das Mery Ótica

Pode-se dizer que a paixão pelo segmento óptico corre nas veias de Meriele. Seu pai já tinha mais de 4 décadas de vivência no setor quando incentivou a filha a investir no ramo, e, 8 anos depois, ela não se arrepende da decisão.

Após passar alguns anos em Belo Horizonte, Meriele e o esposo voltaram para sua cidade natal, Uberlândia, com o intuito de investir em um negócio próprio. Ela já tinha experiências em outros segmentos e sabia que a forma mais eficiente de fazer a gestão de uma loja era com um sistema de gestão.

A excelente organização e sua visão empreendedora levou sua ótica para diversas cidades do interior de Minas Gerais. E seu sonho é continuar crescendo na região e sendo referência de atendimento para seus clientes. Conheça mais a história da ótica e sua parceria de sucesso com o ssOtica!

Profissionalizando a gestão da ótica

Ao entrar no setor, percebeu que os colegas tinham uma percepção diferente sobre organização de óticas. A maioria ainda mantinha a gestão da loja de forma manual, ou seja, com anotações em cadernos. Mas Meriele sabia que precisava ter um bom controle para que sua ótica pudesse crescer com segurança.

“Se você quer ter resultado, é preciso investir. Hoje, não adianta achar que pagar um sistema é jogar dinheiro fora. Na verdade, você está economizando porque está fazendo uma gestão eficiente”, afirma a dona da Mery Ótica.

Sua primeira experiência foi com um sistema de gestão genérico, mas logo percebeu que não foi uma boa escolha. De acordo com Meriele, além do software ser lento e pouco intuitivo, ele não oferecia funções essenciais para gestão de óticas como cadastro de receitas oftalmológicas.

Insatisfeita, decidiu procurar um programa que fosse pensado exclusivamente para o setor. E foi nessas pesquisas que descobriu o ssOtica ainda na versão Desktop. De imediato já achou mais fácil de trabalhar devido a sua interface intuitiva e praticidade.

Além disso, todas as informações de vendas e clientes que tinha cadastrado no software anterior foram importados para o ssOtica, o que contribuiu para a continuidade do trabalho sem interrupções.

Otimizar a gestão foi fundamental para que a Mery Ótica conseguisse crescer e se expandir na região. Segundo ela, o sistema oferece informações essenciais que, antes, ela até não sabia que eram tão importantes assim, como saber o valor do tiquet médio das vendas.

Hoje, ela possui 6 lojas espalhadas na região e consegue acompanhar tudo em um único lugar de forma simultânea. Como o sistema é online e armazenado na nuvem, todas as informações ficam atualizadas, seguras e podem ser acessadas por qualquer dispositivo (celular, notebook, tablet) que possui acesso à internet.

Inclusive, o fato do sistema ser online contribui também para oferecer um atendimento personalizado ao cliente. Já conseguiu, por exemplo, socorrer clientes que perderam os óculos e não tinham mais a receita em um momento em que a loja estava fechada. Acessando o ssOtica em casa, foi capaz de consultar e orientar o cliente mesmo de longe. E essa praticidade não tem preço.

O que mudou com o ssOtica

A chegada de um sistema específico para óticas revolucionou a gestão da loja em todos os âmbitos. Desde o controle do fluxo de caixa, acompanhamento do histórico de receita do cliente, emissão de nota fiscal, relatórios inteligentes e até campanhas de pós-vendas.

Uma das transformações mais importantes aconteceu no processo de controle e reposição de estoque. O que antes era feito com base em intuição e achismos passou a ser feita com base em dados.

”Hoje a gente consegue identificar se uma marca teve um bom giro, quantos itens foram vendidos, acompanhar o valor pago na última compra, para aí fazer uma reposição. Assim, fica mais fácil identificar se tenho a necessidade de comprar ou não.”

Ou seja, Meriele passou a fazer compras mais inteligentes. Desta forma, começou a investir em itens que tinham boa saída e evitou que o resultado ficasse preso em produtos parados no estoque.

Segundo Meriele, “quando compramos bem, isso também reflete nas vendas e lucratividade. Nisso, o ssOtica me ajudou muito pois consigo fazer uma análise mais sucinta para fazer uma compra adequada.”

Outra vantagem que a dona da Mery Ótica destaca é a de ter mais segurança na hora de fazer investimentos em mídia. Com o ssOtica, é possível acompanhar como o cliente chegou à loja e, assim, analisar se aquele canal ou campanha está gerando vendas.

“Recentemente, consegui identificar, com o auxílio do sistema, um investimento em marketing que não estava dando retorno. Essas análises nos fazem economizar e realizar investimentos mais assertivos.”

Mery Ótica e ssOtica: uma parceria de sucesso

A história de Meriele com ssOtica começou há 6 anos e acompanhou a jornada de crescimento da ótica. Além da riqueza de dados, recursos e relatórios, ela também não encontra dificuldades para entender e utilizar a ferramenta. Novos funcionários já conseguem se adaptar ao programa em apenas um dia de trabalho.

Segundo ela, o sistema realmente entende as necessidade do setor, e assim, consegue oferecer as soluções que o segmento precisa.

“O ssOtica não é aquele sistema que criou e morreu ali. Ele está sempre se desenvolvendo conforme o mercado e as novas tecnologias”.

E essa construção é feita sempre em conjunto com o cliente para melhorar sua experiência e otimizar sua gestão. Meriele se lembra do apoio que recebeu durante o período da pandemia. Ela sentiu a preocupação e consideração que o ssOtica tem por seus clientes. “Se em momentos de dificuldade tivemos esse apoio, então quer dizer que realmente é parceiro”, afirma.

E ela não abre mão dessa parceria para realizar seus sonhos de expandir a loja. Nos próximos anos ela pretende aumentar o faturamento das 6 unidades atuais e, depois, abrir mais lojas na região e até em outros estados.

Faça como a Mery Ótica e tenha em mãos tudo o que você precisa para tomar as melhores decisões para o seu negócio. Saiba os motivos das vendas perdidas, tenha relatórios de estoque, vendas e financeiro, faça a emissão de notas fiscais com alguns cliques e muito mais.

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