Blog ssOtica para óticas

Como fazer a transição das planilhas para um sistema para óticas?

3 min de leitura

Um mundo com tantos recursos digitais e tecnológicos facilita a vida de todo mundo. Assim, não faz sentido que a sua ótica pare no tempo das planilhas manuais. Isso é ruim para a produtividade da sua equipe, para a organização de toda a sua loja e para as decisões financeiras que você precisa tomar no dia a dia.

Se você está com dificuldade de realizar a gestão da sua ótica com várias arquivos, ou não consegue se organizar usando-as, chegou a hora de fazer a transição das planilhas para um sistema para óticas. Nesse texto, vamos te ajudar a entender como fazer isso de forma tranquila e sem perda de dados.

Depois dessa transição, você vai perceber mudanças positivas na sua gestão. Sua loja e equipe vão ganhar:

  • Mais agilidade para encontrar informações;
  • Mais precisão no registro de vendas
  • Clareza sobre os itens disponíveis em estoque
  • Mais acesso a dados de seus clientes que podem ajudar nas vendas.

Você quer tudo isso na sua ótica? É claro que a resposta é sim, afinal, evoluir é fundamental para qualquer negócio.

Para saber como fazer a mudança da planilha para um sistema para óticas, listamos alguns passos a seguir. Você pode começar esse processo agora mesmo. Quer ver?

1 – Converse com sua equipe sobre a transição das planilhas

Todos os funcionários da sua ótica, em algum momento, precisam usar as planilhas de controle para registrar alguma atividade, certo?

Por isso, eles são afetados diretamente por essa transição das planilhas e precisam estar cientes do que vai mudar com o sistema para óticas. Assim, deixe claro que a opinião e participação deles é fundamental para que o processo seja um sucesso.

Reforce também que, depois de instalado, o programa trará benefícios para todo mundo, já que vai evitar perdas de tempo, desgastes por não encontrar algum dado e agilidade na hora de atender aos clientes.

Mas, antes de começarem a utilizar o sistema, faça com que todos passem por treinamentos e seja feito um teste de adaptação ao novo modo de organização e depois realizar a transição das planilhas.

2 – Faça cópias de seus dados e adapte-os ao sistema

Segurança é uma das palavras-chave para qualquer negócio. Por isso, faça cópias de suas planilhas frequentemente e salve em um local seguro para garantir que nada se perca. Assim, você poderá transferi-los, adaptando-os para o modelo do sistema de gestão.

Alguns sistemas para Óticas, como o ssOtica por exemplo, permitem a importação de dados de clientes, produtos e estoque com total confiança e apoio de sua equipe técnica.

Essa é uma atividade que vai exigir muita atenção. Por isso, escolha um responsável e mantenha o contato com o suporte do sistema adquirido até atender suas necessidades. É o ponto de partida para a virada completa na sua organização. Mas, tenha sempre em mente: o resultado será melhor que o esforço gasto.

3 – Escolha o sistema para óticas ideal

Talvez esse seja o passo mais difícil de executar na transição das planilhas para um sistema para óticas. É importante que você pesquise. Entre em contato com as empresas, faça testes no dia a dia. Além disso, converse com sua equipe e decida pelo sistema que mais vai ajudar a lidar com seus desafios.

O ssOtica é um exemplo de sistema para óticas com tudo o que você precisa, de um jeito muito fácil de usar.

Ele registra vendas, entradas e saídas de estoque, perfil dos clientes, notas fiscais, fluxo de caixa, balanço financeiro, envio de alertas de receitas e várias outras funcionalidades exclusivas para sua ótica.

Escolher um sistema que entenda do seu negócio é o segredo para encontrar o programa ideal. Por isso, só quando se sentir seguro, faça a migração da planilha para o sistema para óticas.

Se você ainda tem dúvidas na hora de escolher um sistema para sua ótica, veja este material com todos os pontos a serem avaliados na sua escolha.

Conclusão: faça um teste gratuito com a gente

Não tem nada melhor para aprovar o que estamos falando do que sentir na prática. O ssOtica não exige que você seja um expert em computadores. É fácil e prático de usar e se adapta ao dia a dia da ótica sem dor de cabeça. Quer fazer um teste?

Fale com a nossa equipe e experimente por 7 dias GRÁTIS a mudança que o sistema de gestão trará para o cotidiano na sua loja. Não deixe também de nos contar o que achou das dicas para transição das planilhas pelos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>