Toda óptica precisa vender, seja um serviço ou produto, as vendas são o motor de qualquer empresa. E para isso, uma boa equipe de vendas é essencial. Não basta contratar vendedores experientes, mas sim treiná-los para que eles conheçam todo o portfólio de produtos e serviços de sua óptica, para que tenham segurança na hora de vender e atender os clientes.
Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, eles têm mais autonomia para atender as expectativas dos clientes. Abaixo, listamos cinco dicas para você aumentar e qualificar suas vendas:
Antes de tudo, você precisa gostar do que faz, no caso, trabalhar com vendas. O atendimento é algo básico, você precisa ser educado, cordial e gentil. Além disso, o vendedor não deve pensar que está levando vantagem quando faz uma venda, mas sim que está fechando uma parceria com o cliente, aonde ambos ficam satisfeitos.
Ao vender, não tente adivinhar o que seu cliente está buscando. Deixe que ele mesmo fale e então, você mostra suas opções. Não é preciso agir de forma idêntica a ele, mas tente acompanhar sua linha de raciocínio, seu tom de voz, etc. Isso criará um vínculo entre os dois lados.
Se você conhece a marca, os serviços e produtos, passe isso ao cliente com firmeza e segurança. Sem aumentar e nem criar detalhes que não existem. Faça o atendimento da melhor forma possível e, se mesmo assim, o cliente não estiver satisfeito, não cometa o erro de criar mentiras para tentar convencê-lo, isso só vai piorar a situação.
Na correria do dia-a-dia, com um fluxo grande de clientes em seu estabelecimento, torna-se difícil oferecer um atendimento diferenciado. É nessa hora que você deve lembrar que alguns detalhes podem fazer toda a diferença.
Por exemplo, se você tem um cliente que vai até sua óptica com certa frequência, dirija-se a ele pelo nome. Quando você o chama pelo nome, faz com que essa pessoa se sinta mais confortável, melhorando o seu relacionamento e consequentemente, suas vendas. Veja mais dicas de como fazer um atendimento mais humano e acolhedor em nosso Guia Completo sobre o assunto!
Mesmo que a razão esteja com você, busque concordar com o cliente e evite maiores transtornos. Sempre busque resolver a situação com paciência e cordialidade. Muitas vezes, antes mesmo do atendimento, o cliente já expressa uma opinião negativa sobre determinado produto.
Não se precipite, repetindo o que ele disse, diga que ‘outras pessoas também não gostam’, mas que você irá lhe apresentar outras opções. Desta forma, você tira o foco daquele produto e pode apresentar um leque de novas oportunidades de compra, que poderão cair no gosto da pessoa.
Você tem uma empresa, um bom estoque, um ponto de vendas interessante e uma equipe de vendas preparada. Então os clientes vão até sua loja e fazem suas compras. Então você acha que é só isso, que alcançou o sucesso? Não, não é só isso. Para fidelizar o consumidor, é preciso investir no pós-venda.
Através de e-mail, ligação, SMS, mensagem nas redes sociais, você pode fazer uma pesquisa para saber como foi a experiência daquele cliente, se ele achou o que precisava, se gostou do preço, do atendimento, das formas de pagamento, etc.
Procure manter um relacionamento com seus clientes que vá além da loja. Fazendo isso, as chances deste cliente voltar a sua loja serão bem maiores.
Além das dicas acima, não deixe de conferir esse e-book sobre Técnicas de Vendas para Óticas!
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Trabalho em uma ótica em Itaperuna, Fábrica de Óculos. Estas dicas me ajudarão bastante ao meu aperfeiçoamento X D...'
Olá Cícero que bom que nosso conteúdo tem ajuda você! Ficamos felizes em saber disso! =)
Excelentes as dicas de como vender mais.
Mto boa as dicas de óticas já está me ajudando no meu trabalho
Olá!
Que bom que nosso material tem contribuído para melhorar o seu dia a dia no trabalho! Continue nos acompanhando. ;D
Sempre é bom saber mais sobre aquilo q amamos fazer
Ola Pessoal estou adorando as dicas com certeza vai me ajudar a me tornar um profissional melhor como costumo dizer o saber não ocupa espaço obrigado e abçs a todos.
Estou montando uma ótica e estou aprendendo com vcs.
Oi Jorge, ficamos felizes que o nosso conteúdo tem contribuído para o seu aprendizado. Continue contando conosco e nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui! =)
Ola, estou encantada com o suporte, eu não sei se vcs já tem esse sistema ,mais gostaria de propor o seguinte : um questionário para os vendedores aprimorar seus conhecimentos. e desde então o proprietário tem conhecimento da qualificação dos seus colaborados. pra não cair na mesmice.
Oi Silvana, ficamos felizes que você tem gostado e acompanhado o nosso Blog. Agradecemos a sugestão e em breve teremos o material nessa linha que você sugeriu. Continue conosco, pois sempre tem novidade por aqui. =)
Bom dia! Trabalhei em uma ótica Durante um ano a qual essa não me deixava crescer profissionalmente pois eu era uma recepcionista muito boa a qual servia água e cafezinho para os clientes ainda eu ficAva na porta fazendo a abordagem mais meu sonho mesmo era vender eu adorava atender e vender me sentia realizada, com a falta de oportunidade vinda do dono e da gerencia acabei desmotivando e fui demitida, mais agora fui contatada pra outra ótica e estou um pouco insegura em relação as vendas como eu fiquei um ano apenas observando e não Colocando em prática o que eu faço em relação a me aprofundar na tabela é no sistema interno da ótica?
Oi Thaiane, fico feliz que você acompanha o conteúdo do nosso Blog. Sempre buscamos disponibilizar conteúdos que ajudará profissionais do segmento de óticas a aperfeiçoar seus conhecimentos.
Para o seu caso em específico, sugerimos que procure um curso que agregue conhecimento técnico sobre o segmento, assim você terá mais segurança para realizar as vendas na Ótica em que trabalha. Nós temos um parceiro que pode oferece treinamentos e cursos técnicos. Clique aqui para acessar o site deles.