Em um mercado cada vez mais competitivo, perceber a importância do capital humano para o sucesso do negócio é essencial para se destacar no mercado. Independentemente se sua óptica possui 1, 2 ou 10 funcionários, investir em gestão de pessoas é um diferencial e pode trazer inúmeros benefícios e bons resultados.
A implantação de ferramentas de gestão de pessoas torna sua óptica mais organizada e competitiva, já que ter uma equipe engajada com os objetivos da loja impacta diretamente na qualidade do seu trabalho e dos seus serviços prestados.
Por isso, pensando em melhorar o entrosamento entre os colaboradores da sua óptica, preparamos o post de hoje com algumas dicas de gestão de pessoas. Acompanhe:
A primeira dica para fazer uma boa administração de pessoas é conhecer todos os colaboradores, identificando os seus pontos fortes, características a serem trabalhadas, potenciais de crescimento e expectativas de carreira.
Dessa forma, é possível avaliar os perfis e as atividades que estão sendo realizadas para alinhar competências e tarefas a fim de conseguir um melhor rendimento de todos.
O gestor deve estimular o crescimento dos profissionais, delegando responsabilidades. Mas antes, é preciso ensinar, treinar e preparar o colaborador para os desafios que estão sendo concedidos.
Esteja sempre por perto, supervisionando e dando suporte à equipe, esclarecendo dúvidas e valorizando o esforço individual e coletivo.
O feedback é uma importante ferramenta na gestão e desenvolvimento de pessoas. O gerente da óptica precisa esclarecer aos colaboradores — individualmente, caso o feedback for negativo — se estão atendendo às expectativas da empresa, quais são os pontos de destaque e o que deve ser aprimorado, sempre com um tom profissional, focando no crescimento e desenvolvimento do funcionário.
Feedbacks positivos ditos em voz alta, para toda a equipe, facilitam o relacionamento, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.
Tire os colaboradores de suas respectivas zonas de conforto e incentive a participação em novos projetos e atividades. A interação entre os membros do time é sempre positiva.
Peça opiniões e sugestões, ouça a todos e desenvolva possibilidades em conjunto.
Prepare a sua equipe. Verifique quais são as competências que precisam ser trabalhadas e invista no aprimoramento de suas funções. Alguns tópicos podem ser bastante interessantes como:
Disponibilizamos um guia de estudos, com dicas de livros, filmes e podcasts para ajudar vendedores de óticas. Não deixe de baixar e indicar para seus colaboradores!
Na gestão de pessoas, atrair e reter talentos devem estar entre as prioridades do gerente. Profissionais qualificados e engajados são muito importantes para o sucesso e crescimento do negócio. Por isso, invista em um bom processo seletivo e ofereça um plano de carreira estimulante.
É necessário desenvolver uma política de remuneração e benefícios alinhados com o mercado de trabalho. Faça pesquisas e analise as melhores práticas aplicadas pelos concorrentes e em outros segmentos.
Oferte benefícios que os colaboradores valorizam e tenha bem traçado os cargos e níveis hierárquicos da sua óptica.
Comemore as metas alcançadas, os projetos implementados e os problemas resolvidos do seu time. Elogie a dedicação de cada membro e também do grupo, premiando-o com brindes, descontos, viagens ou bônus em dinheiro.
E aí, pronto para aprimorar a gestão de pessoas da sua loja? Implemente as nossas dicas e continue navegando aqui no blog, que está recheado de informações interessantes para os gestores de óticas!
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