“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Você conhece está expressão? Ela vale para um dos conceitos básicos do mundo dos negócios: o Marketing Visual. “Acredite em metade que você ouve e quase tudo que você vê”. Isso significa que a primeira impressão que guardamos sobre algo ou alguém é visual.
Nós que estamos no negócio da visão, temos a responsabilidade de ter uma apresentação visual profissional correta para nossos clientes. Porém, frequentemente nos esquecemos deste fato, e nos concentramos em outras atividades, como contratar uma boa equipe de vendas, investir em propaganda, etc. Estes itens também são imprescindíveis para se poder montar um bom negócio, mas é preciso levar em consideração que parte da venda é realizada com um bom “Marketing”.
O Marketing Visual, é uma das maneiras mais simples e baratas de transmitir uma boa mensagem sobre sua loja, comunicando-se com o foco principal do seu negócio: o consumidor . É por isso que trataremos neste conteúdo um pouco sobre marketing visual e como ele pode ser o diferencial da sua loja. Saber como ele funciona e colocá-lo em prática, vai lhe possibilitar que você ofereça a melhor experiência de consumo que seus clientes já tiveram, gerando mais vendas, e trazendo novas perspectivas sobre o sucesso da sua ótica.
Preparado para adotar o melhor merchandising para sua ótica?
O marketing visual ou visual merchandising trabalha com um preceito básico e crítico do comércio: como o produto é apresentado ao consumidor. Quando esta apresentação é feita apropriadamente, a ótica poderá ter um desempenho superior ao da concorrência, e obter mais eficiência em vendas. No caso, todo sucesso é baseado em quatro fundamentos básicos:
Não basta apenas colocar os produtos sobre uma bancada, vitrine ou prateleiras. Sua disposição faz a diferença na hora de captar atenção do cliente, com passos fáceis de serem seguidos.
No caso dos óculos, primeiro arrume-os por coleção, separando por grifes e marcas. Em segundo, organize-os por preços dos valores altos para os mais baixos. Isso irá facilitar na hora de direcionar clientes com “poder de compra”diferentes.
Não se esqueça de sempre mostrar o produto de maior valor e depois, o de menor valor. Estes passos, é o principio de uma apresentação de sucesso, podem e devem ser utilizados ao arrumar os produtos em todas as partes da loja – prateleiras, mostruário e displays.
O Marketing Visual entra em ação com vitrines interessantes, que causam impacto. Por isso, analise os seguintes fatores:
Criar impacto é uma das melhores maneiras de chamar a atenção. Para isso, há diversas opções. Uma delas é a mudança periódica da vitrine. Confira alguns exemplos:
– se a loja está localizada em um shopping, aconselha-se à mudança da vitrine uma vezes por semana, porque o público que frequenta de segunda à quinta-feira é um perfil diferente, dos que vão de sexta à domingo;
– se a loja está localizada em centro ou calçadão, o período é também de uma semana no máximo.
Lembre-se: “Quando a mercadoria gira, o dinheiro também gira e quando a mercadoria para de girar, o dinheiro também para”. Por isso, que estas mudanças e giros de mercadorias na vitrine, prateleiras, e balcões são importantes. Eles permitem que você se integre com as mercadorias que estão na loja já algum tempo, e as que acabaram de chegar.
Conteúdo escrito por Helder de Abreu (Consultor Identidade & Marketing Visual)
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