Uma das atividades mais delicadas e difíceis de se fazer em qualquer negócio é a cobrança. Por isso, saber a melhor forma de falar com os clientes, como agir para evitar a inadimplência e como receber são alguns dos desafios.
Isso pode ocupar boa parte do tempo e exigir recursos e conhecimentos que, talvez, você não tenha na sua ótica. Portanto, muitas empresas optam pela cobrança terceirizada.
É a contratação de uma empresa especializada em cobranças, com equipes qualificadas exclusivamente para resolver esse tipo de problema.
Com isso, enquanto você cuida de detalhes do dia a dia da sua ótica, uma equipe está focada na cobrança. Isso vai desde a criação de réguas, até a execução das etapas em busca de garantir seu recebimento.
Porque essa é uma forma de relacionamento e é preciso que seja feito com cuidado para não tornar a relação negativa.
Por isso, é fundamental que pessoas especializadas cuidem da cobrança por você, já que entendem de negociação.
No entanto, é importante que haja um alinhamento entre o gestor da ótica e da empresa terceirizada, para que a linguagem seja compatível com seus valores. Feito isso, o seu papel é apenas acompanhar os resultados da cobrança e deixar por conta dos responsáveis.
E para te ajudar a entender os benefícios da cobrança terceirizada na sua ótica, listamos alguns dos motivos que fazem o serviço valer a pena.
Com uma grande lista de clientes, muitas vezes, fica difícil controlar as contas a pagar e você pode perder o controle. Isso traz problemas de organização que podem gerar transtornos na sua ótica, como a falta de dinheiro para sua saúde financeira.
Então com uma equipe terceirizada, que tem as ferramentas e métodos certos, fica muito mais fácil gerenciar as informações e fazer a cobrança. Se você tiver cadastro de clientes e dados atualizados, o serviço terceirizado fica ainda mais prático e o recebimento, mais próximo.
Como dissemos, a cobrança é uma forma de relação e contato direto com o cliente. E ninguém gosta de ser cobrado, não é?
Portanto, é preciso ter cautela, saber quais os canais mais adequados e usar uma linguagem amigável.
Uma abordagem mal pensada pode gerar incômodo e ser desrespeitosa com o cliente, o que pode afastá-lo da sua ótica. Afinal, nem sempre ele deixa de pagar porque quer: pode ter se esquecido ou passado por problemas.
No seu dia a dia, você tem muitos desafios e pode acabar não tendo esse cuidado especial com o processo de cobrança.
Sendo assim, com a empresa terceirizada em ação, você deixa de se preocupar com isso. Ela tem a qualificação para lidar com a cobrança da melhor forma, mantendo a boa imagem da ótica e os seus clientes.
Outro ponto já citado antes é a respeito do tempo necessário para cuidar da cobrança.
É preciso ter profissionais dedicados a essa tarefa, ou ela perde a importância e acaba sendo feita de qualquer jeito. E isso pode trazer muitas dores de cabeça, além de exigir treinamento e a compra de ferramentas apropriadas para o serviço.
Com a contratação da cobrança terceirizada, além de ter profissionais qualificados e focados na atividade, eles já contam com os equipamentos exigidos para um bom trabalho na área. Isso inclui acesso aos serviços de crédito, ferramentas de gestão, métodos de régua de cobrança, entre outros.
A cobrança terceirizada fornece dados sobre sua ótica e seus clientes para uma empresa parceira. E ela faz uso disso para fazer um bom trabalho em nome dos seus negócios.
Como é focada no cliente, o contato será próximo e assim, o relacionamento será fortalecido. Além disso, com os relatórios do serviço, você tem um panorama sobre as finanças da ótica e recebe de seus clientes em dia.
Ou seja, a empresa terceirizada é uma parceira das suas tomadas de decisão e planejamentos estratégicos.
Portanto, como vimos, terceirizar a cobrança pode ser algo muito vantajoso para sua ótica.
Além de economizar tempo e dinheiro, evitando que alguém pare de fazer o que realmente importa em uma ótica para cobrar, você poderá contar com uma equipe especializado no assunto, melhorando muito os resultados.
Então, se sua ótica ainda não conhece esse serviço, talvez já esteja na hora de pensar sobre o assunto. Procure um parceiro para realizar a terceirização, e conte com o ssOtica para facilitar os passos anteriores a cobrança: cadastrar clientes, controlar os inadimplentes e ter os dados para enviar para a cobrança terceirizada.
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