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Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial para atender clientes que buscam economia e o melhor custo-benefício para seu bolso.
Dito isso, você sabe fazer um orçamento completo na sua ótica que converte em vendas? Afinal, não basta apenas anotar o valor do produto desejado no papel e esperar que o cliente volte à sua ótica. O documento precisa apresentar informações claras, ter prazo de validade e, mais importante, é fundamental que o vendedor faça um acompanhamento da proposta.
Se esta é uma etapa de venda que sua ótica ainda tem dificuldades, continue a leitura para entender melhor como realizar um orçamento completo!
Um orçamento de compra nada mais é do que um documento que detalha informações sobre o produto desejado, como preço, quantidade, marca, prazos de entrega e outros dados relevantes.
No comércio em geral, é muito comum que clientes façam cotações de preço antes de fechar negócio. Principalmente quando é a compra de um bem durável, de valor ou relacionado à saúde, como óculos de grau, muitos preferem pesquisar lojas diferentes para ter a certeza de escolher a opção mais vantajosa para eles.
Alguns vendedores se sentem frustrados com pedidos de orçamentos porque sentem que estão perdendo tempo com uma pessoa que pode não retornar à loja. No entanto, esta é uma excelente oportunidade de conquistar a confiança dos clientes.
A elaboração de um orçamento é um momento único para entender melhor as necessidades do cliente e apresentar os diferenciais da sua ótica. O vendedor pode oferecer um atendimento personalizado para indicar o item mais adequado à realidade do cliente, por exemplo. O documento também demonstra transparência e profissionalismo da ótica para seu público.
Imagine que uma pessoa solicite o valor de um óculos de acetato preto com tratamento antireflexo para as lentes. São tantas opções de marcas e modelos que fica inviável fazer o orçamento apenas com essas informações, não é mesmo? Além disso, a depender das necessidades visuais do indivíduo, esta pode não ser a melhor opção para ele. Por isso, cabe ao vendedor entender a fundo as demandas do cliente para fazer sugestões personalizadas.
Para a elaboração de um orçamento completo na sua ótica, algumas informações são essenciais para demonstrar seriedade para o documento. Veja algumas delas:
Por ser um documento oficial, insira informações básicas da loja como endereço, telefone, CNPJ. Se possível, utilize também a logo da ótica para evitar falsificações;
Coloque o nome completo e contato de quem procurou para fazer o orçamento. Além de garantir que aquele documento é para uma pessoa exclusiva, também fornece informações para o vendedor para acompanhamento;
Tenha o nome do consultor responsável, assim o cliente saberá a quem procurar;
Cada cotação deve ter um número único para facilitar o acompanhamento e evitar fraudes;
É importante que orçamentos tenham data de validade para garantir que a venda será lucrativa (o preço de reposição pode sofrer flutuações) e mais previsibilidade de vendas para a loja;
Detalhe todas as opções e condições de pagamento. Por exemplo, número máximo de parcelamento, valor de desconto à vista, etc;
Descreva com detalhes todos os itens que estão sendo orçados. O mais indicado é colocar número de referência dos produtos para evitar confusões;
Coloque o preço unitário de cada item e valor final da compra;
Registre o tempo estipulado para a entrega da compra;
É importante notar que não há um modelo padrão para um orçamento de compra, mas as informações acima são as mais comuns e importantes para a elaboração do documento. O orçamento pode ser feito a partir de uma planilha no excel, por sistema de gestão exclusivo para óticas, por e-mail, bloco de orçamento que se compra em papelaria e até à mão.
O importante é escolher uma forma em que os vendedores conseguem se organizar para fazer acompanhamento e não perder vendas. Assim, lembre-se de sempre fazer duas vias, uma para o cliente e outra para a ótica, e ter uma rotina para entrar em contato com os futuros clientes.
Para que um orçamento tenha mais chances de ser convertido em vendas, não basta apenas esperar que o preço foi atrativo e contar que o cliente irá voltar. Na verdade, a tomada de decisão do consumidor começa no momento em que ele entra ou liga na sua loja.
Por isso, a importância de proporcionar um atendimento de qualidade mesmo sabendo que aquela pessoa não vai comprar naquele momento. Desta forma, tente investigar de forma minuciosa as dores, os motivos da compra e os desejos do cliente. Assim, as sugestões dos produtos serão muito mais assertivas para atingir as necessidades do indivíduo. A atenção demonstrada também mostra que a ótica está interessada em oferecer a melhor opção para o cliente ao invés de apenas vender e bater meta.
Após feito o orçamento, é necessário realizar o acompanhamento da proposta. O cliente está ativamente pesquisando preço com os concorrentes, logo, o vendedor deve se mostrar presente. Assim, faça um cronograma de contato até o vencimento do orçamento. Mas lembre-se de não ser invasivo ou insistente em demasia, isso pode gerar constrangimento para o cliente!
Entre em contato por ligação ou mensagem do whatsapp para verificar se já foi possível analisar a proposta e se coloque à disposição para tirar qualquer outra dúvida. Neste momento, o cliente pode tentar negociar apresentando um orçamento mais barato ou vantajoso.
Dentro da realidade financeira da sua ótica, avalie se é possível oferecer alguma flexibilidade no orçamento em questão de valores ou forma de pagamento. Ter disposição para negociar já demonstra que a loja valoriza o cliente.
Enfim, elaborar um orçamento completo na sua óptica pode contribuir muito para conquistar a confiança do público e aumentar as vendas, caso seja feito o acompanhamento correto. Por isso, vale a pena dar atenção para esta etapa, tendo processos claros e organização para gerenciar os orçamentos em aberto da forma mais eficiente.
Como é a gestão de orçamento na sua ótica? Conte para nós nos comentários e aproveite também os mais de 300 artigos feitos para ajudar sua ótica a otimizar processos e vender mais!
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