Inadimplência

Como implementar um serviço de cobrança eficiente em sua ótica?

3 min de leitura

Quase ninguém gosta de cobrar quando alguém está lhe devendo algo, né? É uma situação com a qual é difícil lidar. Mas, se você tem um negócio, não pode ter esse receio. Pelo contrário, precisa investir em fazer uma cobrança eficiente para proteger a saúde financeira da empresa. Afinal de contas, sem receber de seus clientes, como sua loja continuará existindo?

Para fazer uma boa cobrança e garantir retorno, você precisa se dedicar a isso de alguma forma. Por isso, no artigo de hoje, vamos te dar algumas dicas de como fazer uma cobrança eficiente na sua ótica.

O primeiro passo é ter um sistema de gestão ao seu lado, que te ajude a acompanhar as informações relacionadas aos recebimentos.

Com os dados em mãos, é só ficar de olho nos itens a seguir e colocar em prática no seu dia a dia. Veja que não é nada complicado.

Tenha um cadastro de clientes

Como dissemos, o primeiro passo é ter um programa de gestão, pois ele reúne as informações mais importantes da sua ótica em um só lugar. E isso inclui o cadastro de clientes.

Ter dados como nome, telefone, receitas, métodos de pagamento adotados e demais informações ajuda a conhecer o perfil do cliente. O que ajuda a saber como entrar em contato, qual a melhor forma de cobrar e mantê-lo por perto.

Gerencie as contas a receber

Para qualquer empresa dar certo, é fundamental acompanhar as contas a receber, principalmente se você vende por parcelas ou a prazo.

Seja em um caderno, uma planilha ou em um sistema de gestão, nunca deixe de acompanhar pagamentos e clientes devedores. Se você não sabe quem ou o quanto te devem, fica difícil administrar as finanças e ter o controle do sucesso da sua ótica.

Crie políticas para inadimplentes

Uma forma de fazer cobrança eficiente é ter uma régua de cobrança. Ela cria pontos de contanto antes, no dia e após o vencimento, em busca de evitar a inadimplência (utilize nosso modelo gratuito, é só baixar neste link).

Muitas vezes, o cliente apenas esquece o dia do pagamento ou pode ter passado por algum problema. E a régua de cobrança te ajuda nisso: a criar regras para enviar lembretes dias antes, no dia e depois do vencimento.

Isso por ser feito por SMS, WhatsApp ou e-mail, junto com o código de barras para pagamento, por exemplo. Assim, você facilita o pagamento para o cliente e mantém contato.

Se, mesmo assim, você tiver inadimplentes, crie taxas de multa e juros para não ficar no prejuízo. Afinal, o negócio tem que ser bom para os dois lados.

Crie mecanismos de contato

Com os dados de seu cliente atualizados e uma régua de cobrança, defina os melhores meios para contato, de acordo com a pessoa.

E como você saberá o meio mais adequado para cada um? Faça testes: envie SMS, WhatsApp ou e-mail e veja qual é melhor recebido por cada perfil de pessoa.

Depois, adote o canal mais adequado para enviar os lembretes e seja cordial nas mensagens, falando de forma próxima e transparente. Deixe sempre claro que está aberto a negociações e que o pagamento em dia é bom para ambos os lados.

Use um serviço terceirizado para uma cobrança eficiente

Você já percebeu como é importante acompanhar as informações referentes à cobrança, não é? E também é imprescindível ter um profissional dedicado a essa tarefa na sua ótica.

Alguém que entenda os mecanismos de cobrança e saiba executar a régua da melhor forma. Além de assumir essa responsabilidade para que você possa focar em outros pontos do negócio.

Uma boa alternativa é contratar um serviço terceirizado, especializado em cobrança, para executar essa tarefa em seu lugar. Com seus dados importantes em mãos e profissionais qualificados, a empresa cuida de todo o processo, garantindo mais eficiência.

E juntando um bom sistema de gestão, dados atualizados, acompanhamento de pagamentos e a cobrança terceirizada, a cobrança se torna um sucesso.

Experimente o ssOtica, coloque as dicas em prática e veja isso acontecer. Faça o teste gratuito do nosso sistema e conte com a gente para facilitar o dia a dia da sua ótica.

Pedro Medeiros

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