A importância do cadastro de clientes na sua ótica

Cadastro de clientes para óticas

Você possui um cadastro de clientes em sua óptica? Se você está lendo este artigo, possivelmente a resposta é não.  Agora, vamos a outra pergunta: você sabe a importância do cadastro de clientes para sua loja?

Ter um cadastro significa ter histórico e dados sobre os clientes que compraram os seus produtos. O registro das informações irá ajudá-lo não só a interagir, como também na fidelização. E isso é ótimo, não é mesmo?

Algumas vezes nem percebemos a importância de um simples cadastro. No entanto, não podemos nos esquecer de que mesmo as atividades mais rotineiras podem trazer grandes benefícios para sua loja.

Sendo assim, hoje apresentaremos uma maneira de realizar o cadastro dos seus clientes. Vamos lá?

Quais informações devo manter no cadastro de clientes?

Se você está começando a cadastrar seus clientes agora, esqueça aqueles formulários gigantes! Comece com os dados principais do cliente, sugerimos:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • Endereço
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • CPF
  • Receituário

Formulários grandes e cheios de informações acabam dificultando o preenchimento e podem deixar o cliente sem paciência. Você poderá iniciar o cadastro usando uma planilha.

Dica: não peça informações que não sejam essenciais para manter um contato inicial.

Organize todos dos dados de clientes e receitas em um lugar só

A importância do cadastro de clientes

Com certeza, o cadastro de clientes é essencial para o bom andamento da sua óptica. Atualmente, engajar e fidelizar seu clientes é fundamental em estratégias de marketing e vendas. Com o cadastro de clientes pronto você poderá fazer:

  • Avisar seus clientes sobre uma nova coleção de óculos de sol ou novos modelos de armações (se eles sabem o que tem de novo na sua loja, ficam mais propensos a experimentar);
  • Agenda atualizada (dessa maneira, você não perde o contato de seus clientes e consegue fidelizar o relacionamento);
  • Realizar pós-venda e mostrar que você se lembra e se importa com o cliente; Parece algo pequeno, mas ao mostrá-los que você lembrou deles no Natal, no aniversário e em outras datas, você pode criar um vínculo de relacionamento mais próximo. E tenha certeza de que ele vai lembrar de sua óptica da próxima vez que for comprar algo.
  • Utilizar estratégias de marketing digital. como e-mail marketing, newsletter, entre outros.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que outra pessoa lembra as suas preferências?

Cadastro de receitas

O cadastro de receitas é especialmente importante para sua óptica, além de manter o registro da evolução do cliente você poderá gerar novas vendas! Vamos explicar: com um bom software específico para ópticas você proprietário poderá saber que dentro de um determinado período existem receitas vencidas, assim você entrará em contato com o cliente e convidá-lo a renovar seus óculos e ainda oferecer um desconto. Pense nisso! Quantas novas vendas você poderia gerar hoje apenas com essa ação.

São ações simples que trazem um grande diferencial à sua loja. Relacionamento com os clientes é o diferencial que as pequenas têm em relação às grandes! E você como registra seus clientes ? Com um software específico para ópticas, com anotações manuais ou planilhas? Deixe nos comentários sua forma de manter contato com os clientes!

Cadastre clientes e receitas na sua óptica usando o programa para óticas ssOtica
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

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