3 problemas causados pela falta do cadastro de clientes e receitas

Conheça alguns problemas que sua Ótica pode enfrentar pela falta do cadastro de clientes e receitas

Atualmente se tornou fundamental que todo dono de Ótica realize o cadastro de clientes e receitas na sua loja. Isso passou a ser tão importante, porque o centro dos negócios de uma Ótica se dá pelo relacionamento com o cliente. Não ter esses dados pode ocasionar sérios problemas, inclusive a queda nas vendas.

Antes de seguirmos, quero te fazer 3 perguntas: como você registra os dados de seus clientes? Já parou para pensar nas dificuldades que você enfrenta todos os dias na sua ótica por não ter essas informações? Ou ainda, já se perguntou se sua equipe sempre se perde quando precisa encontrar esses dados?

O fato é que sem o cadastro de clientes e receitas, você pode enfrentar vários desafios. Além disso, sua Ótica pode estar perdendo grandes oportunidades de fazer sua loja lucrar mais. Se você ainda não faz o registro e encontra dificuldades, é provável que esteja deixando passar alguma informação. Alguns dados são bem óbvios, mas a ausência deles afetam diretamente os seus negócios. Confira três problemas que sua ótica pode estar passando pela falta do cadastro de clientes e receitas. Aproveite e anote algumas dicas para solucioná-los o quanto antes:

1º – Você não sabe quem são seus clientes

Um cliente entra na sua loja, te conta que teve um pequeno acidente e seu óculos de grau quebraram. Ele te pede para fazer um novo óculos, já que a receita tem apenas 06 meses de uso. Só que existe um porém: ele não tem mais receita guardada em casa. Por um instante, você nem se lembra de quem seja ele. Revira os papéis e não encontra a receita feita há apenas 6 meses pelo laboratório. E agora, como a sua ótica poderá ajudar esse cliente?

Conhecer o seu cliente é fundamental para converter novas vendas. E você só poderá entender e conhecer o perfil de cada um que passa pela sua loja com o registro de todas as informações de seus clientes. Se sua ótica tem um fluxo alto de pessoas é ainda mais difícil fazer essa identificação. Por isso, é tão importante o cadastro e o registro de cada atividade de um cliente. Isso o ajudará a saber quando ele comprou pela última vez, quais são os produtos que ele mais gosta, qual a forma de pagamento mais usada e quais as necessidades visuais e até a evolução do seu grau.

Tenha o passo a passo completo para cadastrar clientes e receitas

2 – Perde vendas por falta de ações de relacionamento

O registro de clientes e receitas também te ajuda a pensar em estratégias para manter o cliente sempre por perto. Tendo os dados de contato e as receitas, você pode enviar alertas de vencimento dos óculos, já que esses devem ser trocados anualmente. Além disso, pode criar promoções, distribuir descontos exclusivos e comunicar as novidades da sua loja.

Tudo isso mostra ao cliente que ele pode confiar em você e que sua loja é organizada e próxima, sempre atenta a cada necessidade e características de cada um. E isso pode atrair novas vendas, tanto na sua base de clientes, que se sente confortável em voltar, quanto novos públicos, que passam a conhecer sua fama pelos que já conhecem seus serviços.

3 – Seu pós-venda não é eficiente por falta de dados

Não é só na hora de receber os clientes na loja e entregar o produto corretamente que sua ótica é importante para o seu público. É preciso ir além da experiência da venda! Por isso, investir em um pós-venda eficiente, é fundamental para que mostre aos seus clientes que você está sempre disponível.

Para o pós-venda funcionar bem, você precisa do ter todos os dados dos clientes da sua Ótica. Isso permite que entre em contato para saber se está tudo certo com o produto, envie mensagens em datas comemorativas e o lembre que sua receita está perto de vencer.  Caso ele precise de ajuda e volte até a loja no dia seguinte ou no próximo semestre, você estará estar preparado para atendê-lo da melhor forma.

Conclusão: comece agora o cadastro de clientes e receitas

Se seu time tem “patinado”, na hora de buscar os dados dos clientes, talvez o que está faltando na sua loja é um sistema de gestão para óticas, que reúne tudo isso e mais em um lugar só. Com o programa, você tem a visão completa do seu negócio de forma muito mais organizada.

Uma das principais funcionalidades do sistema, e que pode ser uma ótima ferramenta de negócios, é o cadastro de clientes e receitas. Com ele, você registra todos os dados dos seus clientes, suas receitas, necessidades e preferências, e muitos mais. Analisando essas informações, você começa a conhecer seus clientes e é nesse ponto que tudo se transforma no ambiente da sua loja! Você transmite mais confiança, por ter uma relação de proximidade, o que pode fidelizar o público, que compra sempre mais.

Faça do registro de clientes e receitas um hábito para todo mundo que trabalha na sua ótica. Experimente o ssOtica, e comece a entender quem são as pessoas que movem o seu negócio. Afinal, sem o seu cliente, não faz sentido sua Ótica existir. Veja na prática como pode ser simples realizar o cadastro de clientes e receitas da sua loja.

Organize todos dos dados de clientes e receitas em um lugar só
Manoela

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>