Blog ssOtica para óticas

Saiba os porblemas que sua ótica pode enfrentar pela falta de registro de clientes e receitas.

4 problemas causados pela falta de registro de clientes e receitas

3 min de leitura

Como sabemos a informação é uma ótima aliada de qualquer tipo de negócio. A falta de registro delas, pode ser altamente prejudicial para o mesmo. Na sua ótica, contar com dados precisos sobre seus clientes pode ser fundamental para a saúde financeira e, consequentemente, para o sucesso do negócio como um todo.

Pensando nisso, a falta de registro de clientes e receitas pode ser o principal responsável pela perda de vendas e de dinheiro na sua ótica. Isso acontece porque é com o cadastro dos seus clientes que você constrói a base de dados da sua loja. Com o registro dessas informações você pode documentar as atividades, pedidos e transações realizadas diariamente.

Aliás, não só as atividades dos clientes, mas tudo o que acontece na sua ótica precisa ser registrado. É isso que irá facilitar a procura de dados sem perda de tempo, até mesmo enquanto o cliente espera por atendimento na sua loja. Mas, sem o registro, seu atendimento pode ser prejudicado e, com isso, vendas são perdidas. Afinal, ninguém gosta de esperar por muito tempo, para nem ter o problema solucionado.

Para te ajudar a enxergar de forma clara como a falta de registro de clientes e receitas pode afetar a sua ótica, listamos alguns dos principais problemas causados. Se você se identificar com algum desses tópicos, é hora de mudar para valer a forma como faz o acompanhamento das atividades da sua loja. Olha só:

O cliente compra uma vez e não volta mais

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas, se você tem informações sobre o cliente, você pode reverter esse quadro. Se você conta com um sistema de gestão por exemplo, você pode enviar alertas de vencimento dos óculos.

Isso ajuda a pessoa a marcar uma nova consulta para renovação da receita. Essa atitude faz com que o cliente saiba que pode contar com a sua ótica na hora que precisar. Além disso, criar promoções e descontos exclusivos também é uma forma de atrair o cliente novamente.

 

O cliente não se lembra da sua ótica e não a indica

A falta de registro de clientes e receitas prejudica as suas chances de manter contato com sua rede de clientes. Estabelecer esse elo, é fundamental para que ele se lembre da sua ótica, do bom atendimento que você ofereceu e indique os seus serviços para amigos e familiares.

E como já falamos, a indicação é uma ótima forma de conquistar novos clientes e novas vendas.  As pessoas confiam muito mais em quem já teve a experiência de compra do que em outros meios.

A falta de registro impede a realização de ações de pós-venda eficientes

Outra área prejudicada pela falta de registro de clientes e receitas é a de pós-venda, uma ferramenta eficiente para gerar novas vendas e pela conquista do público da sua ótica.

Sem informações atualizadas, você não consegue colocar ações eficientes de pós-venda em prática. Como consequência disso, perde a oportunidade de converter novas vendas na sua base, fortalecendo o relacionamento com seus clientes.

Fica mais difícil divulgar o que sua ótica oferece

Com dados sobre seus clientes e as necessidades que você vê nas receitas, você pode enviar mensagens com promoções, novas coleções, condições especiais ou simples recados em datas comemorativas.

Mas em contra-partida, a falta de registro de clientes e receitas inviabiliza tudo isso e torna a divulgação do que sua ótica tem para oferecer muito mais difícil.

Conclusão: não deixe de registrar com o seu sistema de gestão

Como você pode perceber, a falta de registro de clientes e receitas pode traz muitos prejuízos para a sua ótica. Por isso, é essencial que toda a sua equipe tenha o hábito de registrar as informações de clientes e receitas. Documente todos os dados e transações feitas no perfil dele. Anote as vendas, ordens de serviço, acompanhamento das receitas e preferências de cada cliente.

Com o ssOtica, um sistema exclusivo para Óticas, esse registro se torna fácil e centraliza todas as informações em um só lugar. Além disso, os lançamentos acontecem de maneira simples e integrada. Desde o cadastro completo do cliente e sua receita, até a abertura da OS e finalização da venda de fato. Nele você tem um campo específico para inserir as informações dos clientes e receitas e também suas preferências.

Preparado para driblar e falta de registro das informações na sua loja? Faça um teste gratuito e veja como o sistema pode facilitar o registro de clientes e receitas na hora de alavancar suas vendas.

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>