All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home

Saiba como prevenir os roubos e furtos em sua Ótica

28/08/2018 8:06 am
3 min de leitura

Entre as preocupações que um proprietário de Ótica pode ter, estão os roubos e furtos que acontece em sua loja. E esse é aquele tipo de situação que ninguém quer passar, não é mesmo? Isso, porque além de doer no bolso gera um desgaste emocional para todos quando um óculos ou acessório é levado da ótica sem que ninguém perceba.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) revelou que os roubos e furtos geram um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão por ano. Um valor que poderia ser reinvestido, gerar empregos e garantir bons resultados para os empreendedores brasileiros.

Infelizmente os roubos e furtos são um dos crimes que mais acontecem no Brasil e você precisa se preparar para agir quando identificar qualquer risco. Para ajudá-lo a evitar esse tipo de prejuízo na sua ótica, separamos algumas dicas. Confira abaixo:

Não tenha pontos cegos

Dê uma olhada no seu espaço e repare se o layout da sua ótica tem aqueles famosos “pontos cegos”, que são onde você não consegue enxergar com tanta facilidade. Se tiver, tome medidas simples como: inserir espelhos para refletir todos os movimentos nesses pontos. Você também pode colocar uma iluminação adequada e deixar expostos apenas os acessórios de menor valor.

Os produtos pequenos e fáceis de serem levados, devem estar sempre próximo ao caixa e visíveis para você e também para todos os funcionários da sua ótica. Assim, você reduzirá e muito a possibilidade de ter pessoas mal-intencionadas rondando esses pontos para pegar algo sem que você perceba.

Produtos visíveis aos olhos e longe das mãos

A frase soa estranha quando lida pela primeira vez, mas faz todo sentido quando você coloca à disposição os produtos. Se você vende, por exemplo, óculos de sol de grandes marcas, como RayBan, Fendi, Prada, Gucci e outras, sabe que são valiosos e atraem bons clientes.

Consequentemente, é preciso deixá-las sempre à mostra para que quem passe pela região onde sua ótica está, saiba que você os vende. Mas, isso não quer dizer que esses produtos precisam estar “acessíveis” ao toque de todos.

Por isso, ao expor esses produtos deixe-os sempre em prateleiras de vidro que contam com fechaduras para que apenas o vendedor possa pegar quando o cliente solicitar. Dessa maneira, você evita o acesso facilitado de pessoas dispostas a fazer furtos.

Treine seus funcionários sobre como agir em casos de roubos e furtos

Deixe seus funcionários treinados e informados sobre como agir em momentos de suspeita de roubos e furtos. Isso é importantíssimo para que você evite prejuízos no fim do mês e deixá-los atentos no dia a dia.

É fundamental que esse treinamento conte com orientações como:

  • Esteja sempre atento ao movimento das pessoas dentro da ótica;
  • Evite distrações como ficar de olho no celular enquanto tem gente dentro da ótica;
  • Mantenha a calma quando visualizar um atitude suspeita.

Na maioria dos casos pessoas mal-intencionadas expressão algumas atitudes suspeitas. Entre elas temos:

  • Pedir muitos modelos de óculos, lentes e até relógios ao mesmo tempo;
  • Evitam contato visual com o vendedor;
  • Observam muito a movimentação dos funcionários da ótica;
  • Passam repetidas vezes na porta da Ótica e outros.

É extremamente importante que nessa hora, você e os vendedores mantenham a calma e redobrem a atenção. Assim a pessoa perceberá que esteja sendo observada. No entanto, é importante reforçar que não se deve causar constrangimento para a pessoa.

Aposte em sistemas de segurança

Os sistemas de segurança como as câmeras de segurança ou sensores na entrada/saída da sua ótica, fazem muita diferença. No mercado, você pode encontrar o monitoramento por câmeras HD com preços acessíveis. Esses modelos são os mais indicadas, pois dão mais visibilidade e controle na hora de vigiar atitudes suspeitas.

Já os sensores, que são formados por um par de antenas, garante que as pessoas não saiam da sua ótica com os produtos sem pagar pagar por eles. Pois, assim que há a tentativa de sair, eles emitem um apito que identifica que as etiquetas de rastreamento não foram tiradas.

E aí, gostou das nossas dicas? Nos conte como você tem investido na segurança da sua loja para evitar furtos e roubos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Saiba como promover a marca da sua ótica

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Promotores da sua ótica: veja como transformar clientes em fãs

Como vender mais pela internet gastando pouco na sua ótica

rafael

Próximo Cursos e certificações em Óticas: aprenda a desenvolver sua equipe »
Anterior « 3 problemas causados pela falta do cadastro de clientes e receitas
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
rafael
Tags: evitar roubos e furtosfurtos e roubos em óticaslayout de ótica para evitar furtospontos cegos para furtosprejuízo por furto e roubosistema de segurançatreinar os colaboradores
28/08/2018 8:06 am

    Post Relacionado

  • Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar
  • Como conquistar clientes na volta às aulas com sua ótica
  • Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Posts recente

  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
  • Gestão

Atendimento humanizado no digital: Por onde começar?

Será que é possível uma ótica não ter um canal de atendimento digital? Afinal, o…

07/05/2025
  • Uncategorized

Como fazer um orçamento completo na sua ótica

Realizar um orçamento em ótica é uma das atividades mais comuns nas lojas, sendo essencial…

14/04/2025
  • Financeiro

Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade

Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…

04/04/2025
  • Vendas

Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…

01/04/2025
  • Dicas
  • Gestão
  • Marketing

Mercado Óptico em 2025: Tendências e como se destacar

O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…

12/02/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP