Blog ssOtica para óticas

Saiba como explorar a exposição de produtos na sua ótica

5 truques para exposição de produtos em óticas

3 min de leitura

Em qualquer loja de varejo, a exposição de produtos é um fator que interfere diretamente na decisão de compra do consumidor. A exposição adequada de óculos, lentes ou acessórios faz toda a diferença e pode aumentar as vendas da sua ótica. Por isso, é importante que você se atente a alguns detalhes para “prender” o cliente a sua loja e fazer com que ele compre a cada vez que ele entrar nela.

Para auxiliá-lo na exposição de produtos na sua loja, separamos alguns truques que vão mudar a sua vitrine e o seu faturamento. Confira abaixo:

Defina quem você quer na sua loja

Parece estranho, mas você precisa saber qual é o público que deseja atender. Conhecê-los irá te ajudar a definir desde os tipos e categorias de produtos que você oferece na sua loja, até as ações que irá realizar para atrair e fidelizar novos clientes.

Lembre-se que você pode até tentar atender a todos os públicos. No entanto, você terá de conhecer bem os hábitos do seu cliente para conseguir usar técnicas corretas para atraí-lo cada vez mais à sua ótica.

Selecione bem os produtos

Óculos de sol ou de correção, chamam muita a atenção de quem passa na frente da loja. Então aproveite a sua vitrine para trabalhar com a exposição de produtos que têm mais aceitação do seu público.

Como já falamos aqui no Blog, as vitrines são encarregadas por gerar cerca de 70% das vendas. E é por isso que investir na organização e exposição dos produtos nelas, pode atrair ainda mais clientes para dentro da loja. Não se esqueça: essa pode ser mais uma oportunidade de aumentar as vendas também.

Por exemplo: se você vende mais óculos RayBan, escolha os novos modelos da marca para estar sempre ao alcance dos olhos de quem compra de você. Isso irá despertar o interesse dele pelo produto e o fará comprar mesmos sem ter a necessidade.

 

Observe a exposição de produtos da concorrência

Essa é uma tática de guerra. Você só consegue vencer o “inimigo” se o conhecer muito bem. Por isso, dê uma volta pelas ruas, pelos shoppings e veja como a concorrência tem se comportado no mercado de óticas.

Faça fotos e anotações de como os produtos estão expostos, quais as marcas estão na vitrine principal, se há informações sobre promoções ou não e por fim avalie o que acredita que pode estar certo ou errado. Essa avaliação irá ajudá-lo a melhorar a decoração e a apresentação dos óculos, lentes e acessórios.

Ilumine o que mais importa

É comum entrar em lojas escuras ou com iluminação forte. Também é fácil encontrar donos de ótica que torcem o nariz para uma iluminação estratégica. Mas, o importante é que você não seja um deles.

A iluminação faz toda a diferença, principalmente na hora fazer seus clientes gastarem mais ou menos nos seus produtos. Iluminar melhor o que você prefere vender, faz o produto ficar em evidência e isso chama mais a atenção das pessoas para ele.

Essa dica também vale para as vitrines. Aposte em uma iluminação que valorize cada produto, e não em uma luz homogênea em todo o ambiente. Ao perceber a mesma luz, o cliente pode achar que os itens que estão expostos são todos iguais e acaba passando direto pelo que você tem de novidade.

A recepção deve ser confortável

A entrada da sua ótica deve ser receptiva e bem confortável. Portanto, opte por deixá-la sem aquela quantidade excessiva de produtos expostos. Os clientes precisam ter entrada livre e uma segurança de que não vai cair, esbarrar ou derrubar algo ao entrar na sua loja. Por isso, opte por um ambiente mais limpo na entrada.

Esse é um dos truque bastante usado por profissionais de marketing. A estratégia é fazer o cliente prestar atenção apenas nos produtos que você expõe na sua loja e ficar livre de tudo que ele já viu antes de entrar na ótica.

Lembre-se que o layout da sua loja, deve sempre conduzir o cliente até o balcão. Assim ele se sentirá confortável para escolher o produto que mais lhe agrada e concluir a compra.

Gostou das nossas dicas? Está convencido dos benefícios que uma boa exposição de produtos pode trazer para sua loja? Se você quer começar a melhorar esse quesito na sua ótica, não deixe de conferir esse material com dicas de decoração e como fazer a vitrine perfeita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>