4 dicas para sair na frente dos seus concorrentes

como sair na frente dos seus concorrentes

Vencer os concorrentes e estar sempre à frente no mercado é um desafio e tanto. Maior ainda se levarmos em consideração que estamos em tempos de crise econômica. Mas, lembre-se: não é impossível.

Em tempos de crise econômica, donos de óticas de todo o Brasil se preocupam em como manter a loja e vender mais. Por isso, é importante se manter atento para sair na frente dos seus concorrentes e alavancar as vendas em 2017.

Para este ano, economistas preveem um crescimento no PIB (Produto Interno Bruto) de 0,5%, o que já é um avanço em comparação à 2016 que fechou em -3,7%. Notícia que já gera expectativa positiva para 2017 que acaba de começar.

E já que estamos falando de boas previsões, também há notícia positiva para o setor óptico. De acordo com a Abióptica, embora houve queda em 2016, neste ano haverá uma recuperação do faturamento do setor.

Com base nisto, é importante destacar que quem se preparar para a retomada da economia, já estará na dianteira. Por isso, esteja sempre atento às novidades, para fazer novos investimentos, adaptações e melhorias na loja para garantir novos clientes e se posicionar à frente dos concorrentes.

Cadastro de clientes e receitas para ópticas

Crie um diferencial dos seus concorrentes

O mercado óptico tem uma concorrência alta. Para se ter uma ideia, são quase 25 mil pontos de vendas em todo o Brasil, por isso se você pretende estar à frente é preciso focar em seu diferencial.

O primeiro passo é analisar o que você oferece ou pode propiciar que a concorrência não. Esse ponto diferencial, seja ele produtos de qualidade, serviços de atendimento móvel ou até mesmo entrega gratuita, por exemplo, fará com que você se torne único.

Relacione-se com seu cliente

Você só confia em quem conhece, não é mesmo? O seu cliente também. Por isso, é importante que você estabeleça um relacionamento de confiança com ele. A melhor forma é estar sempre próximo dele e posicionar-se como parceiro para resolver os problemas relacionados à ótica.

Portanto, identificar a data de vencimento da receita dos óculos de grau vence ou a de aniversário para o envio de um alerta ou saudação via SMS, pode ser um bom começo para garantir essa aproximação.

Tenha presença virtual

Por mais resistente que você seja, é preciso lembrar que os tempos são outros. Os clientes não estão mais apenas na rua, no shopping ou em casa. Com tanta mobilidade, as pessoas fazem buscas sentados no sofá da sala de espera do médico ou até mesmo caminhando pelas ruas.

Portanto, é preciso estar além da loja física e manter presença virtual para que seu cliente acompanhe suas novidades e encontrem os produtos que buscam na sua loja.

Mantenha os dados dos clientes atualizados

Você sabia que custa 5 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter os que você já tem na base. Uma das soluções para isso é manter os dados dos clientes atualizados no cadastro. Se você conta com um sistema completo de gestão para óticas, esse trabalho pode ser mais simples. Por meio dele, é possível cadastrar e automatizar o envio de SMS, por exemplo. Assim, você já está à frente da sua concorrência.

Conclusão

Para conquistar o sucesso no mercado ótico, é importante ter uma boa concorrência, pois são os seus concorrentes te desafiarão a inovar constantemente e fazer mais e melhor para conquistar mais clientes. A concorrência deve ser sempre saudável e praticada com ética para que o mercado continue crescendo fortemente.

Gostou do post? Nos conte o que achou nos comentários!

Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 8 respostas

  1. marcelo says:

    As 4 dicas são fundamentais. O comentário está muito generalista.
    Das 4 dicas fazemos todas mas a presença virtual é a que é mais fraca e demanda cada vez mais recursos. Acho que o SMS e a presença virtual logo logo se tornarão tão incômodas como são o telemarketing e os correios.

  2. Roseane says:

    Ola! Adorei o post, quero deixar claro que com essas ideias vou mudar algumas coisas e implantar na minha loja. Mais prefiro deixar em segredo. rsrs

    • Evellyn Emidia says:

      Olá Roseane, que ótimo que nossas dicas estão contribuindo para as mudanças na sua ótica! Fique ligada, pois toda semana tem dica nova. 😉

  3. Sérgio Trindade Alves says:

    Eu não sou muito amigável com redes sociais, mais eu tenho que reconhecer que esse artifício será nessasario em tempos de crise.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Sérgio! Aderir a novos canais pode ajudar sua ótica a vender mais, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas. =D

  4. Luiz Humberto Mendonça says:

    Ótimo gostaria de receber dicas.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Luiz Humberto! Realizei o seu cadastro para você receber as nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem post novo aqui no blog! =D

  5. Cecília Araújo says:

    Muito legal! Excelente texto.
    Também aprendi muito lendo esse texto: http://mfconsultoria.org/sair-na-frente-da-concorrencia/

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>