Quer saber a melhor forma de realizar o processo de cobrança é o grande desafio da sua ótica? Se você chegou a esse texto, provavelmente sua resposta é sim. Mas, não se preocupe: nossa ideia é justamente te ajudar a encontrar o caminho para resolver esse desafio.
É por isso que vamos te mostrar como usar um sistema de gestão para facilitar a cobrança.
Em primeiro lugar, se você ainda não tem, precisa encontrar um bom sistema para óticas. Se já tem, é hora de usar as funcionalidades a seu favor.
Entre o que pode ajudar a facilitar o processo de cobrança estão os cadastros de clientes e a centralização dos dados em um só lugar.
Então, com o sistema em funcionamento, é hora de entender como ele ajuda a tornar o dia a dia mais fácil. Basta saber usar as seguintes funcionalidades do jeito correto.
O cadastro é seu principal aliado na hora da cobrança, além de ajudar a conhecer o perfil do cliente. Na hora de cadastrar o cliente, você faz uma análise de crédito para vender com segurança e evitar calotes.
Depois, é possível acompanhar o histórico de compra do cliente e seus hábitos, pois isso ajuda a entender quando ele paga, como paga e como lida com o crédito.
Com isso, você consegue traçar a melhor forma de manter relacionamento com o cliente e abordá-lo para a cobrança quando isso se torna necessário.
A partir do cadastro e dos dados atualizados, fica muito mais fácil acompanhar as vendas e o pagamento. Isso porque o sistema possui um painel diário com relatórios de clientes devedores, controle de vendas e fluxo de caixa.
Além disso, ter um sistema com a funcionalidade de controle de inadimplência, que faz a cobrança e já calcula juros e multas de atrasos pode ajudar muito. Assim, você fica por dentro de tudo o que acontece e age na hora certa.
Com a integração entre o cadastro do cliente e o controle da inadimplência, alguns sistemas emitem carnês para crediário. Isso permite que você ofereça essa forma de pagamento, mais acessível e prática, com menos taxas de juros e maior possibilidade de negociação.
No entanto, é preciso acompanhar os pagamentos para não perder o controle. E, com o carnê emitido pelo próprio sistema, esse risco diminui, já que é possível acompanhar pelos relatórios.
Uma das formas mais eficientes de cobrar, é criar réguas de cobrança. Elas determinam regras de pontos de contato para envio de alertas antes, no dia e após o vencimento.
Para funcionar, você precisa dos dados e informações de contato dos clientes atualizadas, é claro. E precisa de um sistema que torne tudo isso automático, para evitar dores de cabeça.
Está na dúvida se seu processo de cobrança é efetivo? Faça um diagnóstico gratuito e rápido e veja se você está perdendo dinheiro.
Como você percebeu, ter um sistema de gestão é o caminho para fazer da cobrança um processo menos doloroso.
Todas as funcionalidades que destacamos, e muitas outras, você encontra no ssOtica. E é uma ferramenta fácil de usar, feita para ser sua aliada na organização do dia a dia.
Portanto, faça um teste agora mesmo e veja como cadastrar clientes, acompanhar pagamentos, criar réguas de cobrança e automatizar os alertas.
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