Uma das melhores formas de garantir o sucesso do seu negócio é manter a organização de todos os setores da ótica. Quando você tem em mãos todos os dados sobre suas ordens de serviço, por exemplo, você consegue acompanhar o fluxo das demandas e informar melhor sua equipe e seu cliente sobre o andamento dos pedidos. Por isso, priorize formas de controlar as ordens de serviço: isso te ajuda a ganhar tempo e evitar perdas.
Para te ajudar a entender com clareza de que tipo de perdas estamos falando, listamos três coisas que sua ótica perde ao não controlar suas ordens de serviço. Com isso, esperamos que você adote a prática no seu dia a dia, aliado ao uso de um sistema de gestão feito especialmente para o seu tipo de negócio, que possui funcionalidades específicas para ajudar no que você mais precisa.
Agora, fique de olho das três principais perdas que sua ótica pode ter por não controlar as ordens de serviço e comece logo a mudar essa situação.
Você sabe tudo que está sendo produzido em sua ótica? Se um cliente ligar perguntando o status de seu produto, você consegue responder? Perguntas como essas indicam o nível de organização e preocupação da sua ótica com o que é esperado pelo cliente.
Se você demora para dar uma informação ou, pior, não consegue responder como está o andamento do serviço, o cliente pode pensar que você não sabe o que está fazendo e sua credibilidade fica abalada. Isso é um problema porque um cliente de óticas busca um lugar para confiar. Eles veem em sua loja como um especialista que entende suas necessidades e o atende com todas as suas dúvidas. E, por isso, organização na hora de controlar as ordens de serviço é fundamental.
Se você ainda não tem controle sobre suas ordens de serviço, como faz para informar ao cliente que o produto está pronto e que ele pode buscar? E, mais importante, mesmo que você emita as OS, como você faz: no papel? É muito importante saber exatamente onde está cada tipo de coisa dentro dos seus processos: produtos que estão no laboratório, itens pedidos a fornecedores e óculos prontos para entrega ao cliente, por exemplo.
O controle das OS’s é importante para manter a credibilidade da sua ótica no mercado e com o seu público. A organização delas, demonstra que você tem domínio do que faz e sabe com clareza como cada serviço é feito até chegar ao cliente no final do processo. Ciente de cada etapa, você poderá responder de maneira assertiva ao seu cliente quando os óculos dele ficarão prontos. E isso é bom para todos os lados.
Como você sabe se os valores que o laboratório está cobrando da sua loja são realmente devidos? E como definir os preços de seus produtos e serviços da melhor forma? Sem controlar as ordens de serviço, fica difícil até mesmo saber que seu lucro está sendo prejudicado. Portanto, a falta de controle e organização podem minar, inclusive, sua margem de lucro.
E você não quer ver a sua ótica ir por água abaixo, certo? Por isso, organize-se, para acompanhar todos os processos da sua loja. É fundamental que você conduza de perto todas as transações, como entradas e saídas, tanto de produtos quanto de dinheiro. Essas atitudes evitam que nenhuma informação passe despercebida e arruínem seu negócio.
Diante do que listamos acima, ficou evidente que sua ótica pode ser prejudicada por não controlar as ordens de serviço. Além disso, organização, controle e lucratividade são itens que você não quer perder, certo? Quando você adota um sistema para óticas, como o ssOtica, todo processo fica na palma da sua mão. O programa conta com um controle específico de ordens de serviço. Você pode consultá-las sempre que precisar com apenas alguns cliques, de um jeito fácil e prático.
E a melhor parte é que todas as etapas são integradas com o cadastro de clientes e a venda. Tudo isso para eliminar as dificuldades do dia a dia da e solucionar os problemas da melhor forma possível.
Preparado para descomplicar esse processo na sua Ótica? Faça um teste gratuito e veja como o ssOtica pode ser útil na hora de controlar as ordens de serviço da sua Ótica.
[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Já faltando pouco tempo para a data, muitas empresas do varejo começaram a se organizar…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…