Será que é possível aumentar a produtividade em vendas da sua ótica sem grandes investimentos? Saiba que sim, você só precisa dominar as ações certas e descobrir como implementá-las sem custos exorbitantes.
O objetivo desse conteúdo é te ajudar a chegar do outro lado da margem mantendo a competitividade, isto é, garantir maiores retornos utilizando os mesmos recursos que já dispõe hoje.
Com uma equipe bem instruída, que compreende as particularidades do seu cliente na ótica e ferramentas para mensurar muito bem cada avanço conquistado, você conseguirá aumentar significativamente a soma no fim do mês.
O mais legal é que algumas mudanças internas e estudos já fazem diferença para a produtividade em vendas. Ficou animado? Então vem com a gente e veja que a possibilidade de pivotar resultados com praticidade e sem gastar fortunas é real, basta seguir nossas dicas:
Para que sua loja consiga vender bem, os vendedores precisam conhecer as características dos seus produtos, o comportamento do seu público e usar as boas técnicas de vendas e negociação como leme.
Lembrando que essa capacitação não precisa trazer mais custos para a ótica, há diversas opções de materiais gratuitos e ricos disponibilizados aqui na internet que podem ajudar a equipe. Nós, do ssOtica, temos mais de 100 ebooks, planilhas, checklists e templates para te ajudar! Não deixe de conferir.
Além disso, se sua loja usa planilhas ou sistema de gestão, capriche no treinamento para boa utilização das ferramentas, assim o sistema será aproveitado em sua totalidade.
O que há de mais importante para o seu colaborador aprender? Influência. O diferencial que faz a produtividade em vendas decolar é a experiência do consumidor, essa experiência precisa ser memorável!
Incentive e promova o estudo da escuta ativa, abordagem envolvente, seleção de que produto mostrar para cada perfil de comprador. A interação entre seu vendedor e o cliente precisa ser suave, nada de insistências desagradáveis, elas só afastam as pessoas.
Em vez disso, o vendedor pode aprender a destacar os benefícios e diferenciais do produto.
Quem não trabalha mais determinado quando recebe um incentivo? Pois bem! Esse é outro investimento que traz excelentes resultados.
Um bom plano de comissão faz toda a diferença para motivar os vendedores. Por isso, vale a pena rever o seu ou mesmo criar um novo.
Não esqueça de dar feedbacks e acompanhar cada ação nova ou mudança no comportamento de vendas.
Fique atento para perceber onde estão as falhas e oriente seus parceiros. Esse retorno, tanto seu como gestor quanto financeiro, contribui para a determinação e sentimento de missão cumprida dos vendedores.
Quando sua ótica melhora os números e os funcionários participam disso, a motivação fica no ar, nada motiva mais que vender e assim você venderá cada vez mais.
Mapear os motivos que levam um cliente a não fechar a venda pode revelar pontos de melhoria para sua loja.
Por exemplo, se o vendedor mostrou dezenas de armações, mas o cliente ainda assim relatou falta de variedade, talvez esteja na hora de experimentar novos fornecedores ou ampliar o mix de produtos da sua loja.
Informações são o que há de mais precioso para o crescimento de qualquer negócio, ao descobrir porque o seu cliente comprou da sua loja e não da ótica vizinha, você poderá analisar suas ações e replicá-las infinitamente.
Então reúna o máximo de informações possíveis e tome decisões estratégicas, se baseando nelas.
Faça com que o pagamento seja fácil e descomplicado! Nessa etapa da venda não pode haver nenhum obstáculo.
Estabelecer margens para desconto é uma boa estratégia para facilitar a negociação à vista, mas pense se sua ótica suporta essa dinâmica a longo prazo.
O ideal seria quebrar todas as objeções de compra, e nesse caso a objeção é “não tenho dinheiro”.
Ofereça crediário e pense no máximo de parcelamento em cartão de crédito possível, com boa negociação e formas diversificadas de pagamento você conseguirá impactar na decisão de compra do cliente.
Além do mais, é cultural a tendência dos clientes que pagam à vista pedirem desconto, o que dificilmente ocorre com quem paga a prazo.
Saber onde deseja chegar é fundamental, mas para de fato conquistar mais vendas você vai precisar definir metas alcançáveis. Para isso, pense em seu objetivo e determine um tempo para conquistá-lo.
Precisa aumentar as vendas em 30% dentro de 6 meses? Perfeito, agora pense em pequenas ações, degraus para subir aos poucos, anote tudo e bingo! Aí estão suas metas.
Agora que tem as metas claras em sua mente, saiba quais indicadores importam monitorar como:
Quando você entende para quais números deve olhar, fica mais fácil identificar as possíveis melhorias. Quantos clientes não compraram e qual é o motivo de não o terem feito?
Com indicadores e métricas você saberá se o problema está no estoque que apresenta falta constante dos produtos mais vendidos ou se seu vendedor deixou de oferecer algum produto, como lentes de contato e óculos de sol para quem comprou uma armação de grau, por exemplo.
Sabendo disso, você poderá tomar decisões como a de otimizar seu estoque ou mesmo investir em mais capacitação para os seus vendedores.
Agora que você aprendeu com todas essas dicas, está pronto para implementar já no próximo expediente, mas não esqueça de utilizar métricas para mensurar a produtividade das vendas, afinal, só assim você saberá o que pode ser melhorado. Nessa fase, conte conosco.
O ssOtica é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para óticas, assim como a sua, de todos os portes e para todos os bons propósitos. Alavanque o sucesso da sua ótica com um programa para óticas que te ajuda desde o cadastro de clientes até a gestão de comissão de vendas.
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