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4 maneiras de usar o WhatsApp a favor da sua ótica

3 min de leitura

Usar os meios digitais para se comunicar com seu cliente pode ser uma ótima estratégia de vendas. Principalmente se levarmos em consideração que 89% dos brasileiros utilizam as redes sociais para buscar serviços ou produtos. Dentre elas, uma das mais utilizadas diariamente é o WhatsApp, que possui mais de 77 bilhões de usuários no país. Mas como usar o WhatsApp a favor da sua ótica para vender mais?

Em primeiro lugar, é importante usar a ferramenta na versão Business. Ela permite a criação de um perfil oficial da sua ótica no aplicativo, o que aumenta a credibilidade com seu público. E permite a criação de grupos de clientes, mensagens automáticas e catálogos de produtos.

Com a conta criada, é hora de conhecer os benefícios e saber como usar o WhatsApp a favor da sua ótica. A seguir, listamos 4 motivos para você adotar o canal agora mesmo e ver o seu negócio crescer.

1 – Praticidade ao se relacionar com clientes

Por ser uma rede social já utilizada no dia a dia, é fácil fazer sua mensagem chegar até as pessoas por meio dela. Ao usar o WhatsApp, a sua ótica fala diretamente com o cliente, em um canal que ele já confia e utiliza. Ou seja, a comunicação se torna mais rápida, eficiente e prática.

Rápida, porque é um meio de mensagens instantâneas. Eficiente, porque utiliza uma linguagem e um meio que dificilmente o cliente irá ignorar. E prática, por ser um meio de contato já presente na vida das pessoas, você não precisa inventar nada.

2 – Mais proximidade na comunicação

Ao adequar sua comunicação à linguagem própria do WhatsApp, você aproxima sua ótica dos clientes. Para isso, não tenha medo de usar emojis e stickers, junto a textos mais informais. Usando esses recursos, o público entende que pode contar com a sua marca e que vai ser respondido de um jeito fácil.

E você pode usar isso a seu favor em todas as etapas de venda: desde a atração, até o pós-venda. Na pré-venda, use palavras e recursos que mostrem o jeito único da sua ótica de atender. No pós-venda, saiba solucionar problemas e se mostrar à disposição para quaisquer necessidades relacionadas ao produto. O importante é saber como se comunicar e estar disponível quando o cliente precisar.

Para saber mais, veja nesse post do nosso blog 6 dicas para pós-venda eficiente na sua ótica.

3 – Canal de venda

O pré e o pós-venda funcionam muito bem, mas será que também é possível usar o WhatsApp para vendas? Claro que sim. Como já dissemos, ao utilizar a versão Business, você ganha funcionalidades especiais para negócios.

Uma delas é a criação de um catálogo de produtos, com nome, preço, imagem e descrição. Isso gera mais agilidade para o envio de novidades ou promoções aos clientes. Afinal, sempre que alguém perguntar sobre algum item, ele estará dentro do próprio canal.

E toda a negociação pode ser feita pelo WhatsApp, até mesmo a forma de entrega. Com isso, você torna a vida do cliente mais fácil e ele se sente mais motivado a comprar.

4 – Maior organização dos contatos

Outro benefício de ter o WhatsApp Business é a possibilidade de classificar os clientes. Com isso, você pode criar listas de acordo com preferências e hábitos de compra. E pode ainda optar por torná-lo seu único canal de atendimento ao cliente.

Afinal, ele é o aplicativo é mais usado pelas pessoas na hora de se informar. E, se você souber gerenciar bem os recursos, fica mais fácil centralizar as informações e manter o relacionamento direto.

Conclusão: por que não a usar o WhatsApp na sua ótica?

Como você percebeu, existem diversos benefícios em usar o WhatsApp como canal de comunicação. Como pessoa física, você deve experimentar todas essas vantagens na prática, não é? Por que não usar isso a favor do seu negócio também?

Afinal, os meios digitais são importantes aliados para qualquer empresa, principalmente depois do isolamento social. E, ao não usá-los, você pode estar perdendo oportunidades de venda!

Por isso, adote hoje mesmo e utilize o WhatsApp a favor da sua ótica, assim, sua loja fica na frente dos concorrentes e ainda mais próxima de seu público.

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