A quase um ano e meio do início da pandemia do Covid-19, já podemos falar em um novo consumidor óptico. As mudanças no comportamento foram aceleradas pelo isolamento social.
O cliente digital é mais informado e exigente. Ele preza pela rapidez, produtos exclusivos e por uma boa experiência de compra.
E essas são mudanças que tendem a permanecer após a pandemia. Por isso, se adaptar às novas expectativas dos clientes são atitudes essenciais para as óticas. Afinal, é preciso se adequar ou a sua loja corre o risco de ficar para trás.
Já vemos regras de isolamento mais flexíveis e o aumento do número de pessoas vacinadas. Sendo assim, tenha no radar as novas preocupações do consumidor, como a transparência nos processos, higiene e uma maior consciência socioambiental.
Por isso, está na hora de adotar novas atitudes, estratégias e ferramentas na gestão dos negócios para atender o novo público.
Vamos explorar neste artigo as principais mudanças nas atitudes do consumidor e te auxiliar para que a sua ótica se adapte aos novos tempos. Confira!
Em 2019, já falava-se sobre o consumidor ultradinâmico, que começava a comprar em plataformas virtuais. Com o dispositivo móvel em mãos, o cliente está mais conectado e informado. Ou seja, ele pesquisa, opina e compartilha suas opiniões, influenciando sua rede social e sendo influenciado por ela.
Toda essa dinâmica obriga as empresas a repensarem seus modelos de negócios e a colocarem os clientes no centro das suas estratégias.
A pandemia intensificou ainda mais as mudanças no comportamento dos clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG em 2020, o Brasil vive um paradoxo de digitalização e personalização.
O público brasileiro busca por experiências digitais mais rápidas. Ao mesmo tempo, ele tem o desejo de se sentir cuidado e de apreciar quando as marcas se comunicam de maneira clara e direta, cara a cara.
Já no mundo, o novo consumidor se sente mais vulnerável e menos seguro, com mais apreço mais pela família, pelas amizades e pela saúde. Além disso, ele quer experiências sem contato físico e é cuidadoso e seletivo na tomada de decisão, dando preferência às marcas nas quais confiam. Por fim, o cliente também está mais criterioso com as finanças e o foco de compras mudou de gastos essenciais.
Leia também: 3 dicas para sua ótica se adaptar ao novo varejo
As pessoas estão mais experientes no mundo digital devido à pandemia. As rotinas mudaram de forma brusca e muitas atividades estão sendo realizadas principalmente online. Hoje vemos que pessoas de 60 anos ou mais estão recorrendo à canais digitais para conversar com a família e os amigos e até mesmo para comprar online.
Muitos tiveram seu primeiro contato com o online a partir da pandemia, o que está impactando a experiência de compra das lojas físicas. Sobretudo, o novo consumidor busca no ponto de venda mais opções de:
Reunimos algumas estratégias e dicas para aplicar na sua ótica. Leia a seguir.
Primeiro, entenda as necessidades, os desejos e as emoções dos clientes para se adaptar o mais rápido possível.
O novo consumidor espera, por exemplo, por divisórias de acrílico em caixas e balcões, de acordo com um estudo da consultoria BCG. Outra pesquisa, mostra que os clientes querem processos de venda mais simples, sejam na loja física ou online.
Durante a pandemia, mais pessoas testaram novas formas de comprar. A crise mostrou que há diferentes formas de vender online.
E-commerce, WhatsApp, redes sociais, por exemplo, são canais virtuais que conferem praticidade e agilidade para o novo consumidor. Assim como a venda take away, em que o cliente compra na internet e retira na loja física.
A equipe de vendas deve oferecer a mesma experiência da loja física nos canais digitais, assim como prestar um bom atendimento no ambiente virtual. Os clientes estão nos aplicativos de mensagens e nas mídias sociais e é importante manter um atendimento adequado nos diferentes canais.
Para isso, o vendedor precisa ser treinado para lidar com as novas tecnologias e atender com agilidade. Lembre-se: um bom atendimento fideliza o cliente.
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Quais são os produtos mais procurados? Como a pandemia vem afetando o mercado óptico? Assim, pesquise, converse com profissionais do ramo e ouça o novo consumidor para antecipar cenários e conhecer suas dores.
Um exemplo é o levantamento recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A pesquisa indica o aumento da miopia em crianças durante a pandemia. Dos oftalmologistas ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia.
Nesse sentido , é importante que a sua ótica esteja preparada para o público infantil. Assim, adapte seu atendimento e produtos para este público.
Enfim, o chamado novo normal vai desafiar a todos e com o varejo óptico não será diferente. As pessoas vão continuar a comprar online com mais frequência no pós-covid. Por isso, e estar preparado para oferecer um bom atendimento, de acordo com esses novos padrões, pode ser o diferencial do seu negócio.
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