Integrar o mundo real com o virtual está cada vez mais alinhado ao perfil do novo cliente. Nesse sentido, é importante entender como o phygital está transformando as óticas para uma nova dimensão na experiência do consumidor.
Com a evolução tecnológica, as relações e os hábitos passaram a ser digitais. Nesse cenário, o comportamento dos consumidores também mudou. O cliente quer a mesma praticidade, informação e interação das lojas virtuais no ambiente físico.
Surge, então, o chamado modelo de negócio phygital, uma nova forma de varejo que também está mudando as óticas.
Continue a leitura para entender esse conceito e pegar dicas para adotar phygital na sua ótica. Confira!
O termo phygital é a contração de physical (físico, em inglês) com digital. Ou seja, é a união entre o mundo real e o mundo virtual na experiência de consumo.
Hoje, sabemos que a tecnologia não extinguiu o meio físico. Por isso, é tão importante prestar atenção ao phygital. Isso porque o digital tornou o perfil do consumidor mais participativo. O novo cliente agora pesquisa, compara e opina. Antes, ele desejava apenas comprar. Hoje, ele busca interagir, vivenciar e compartilhar.
A pandemia intensificou essas mudanças com o aumento do consumo digital, levando o ponto de venda físico como era antes a não funcionar mais. O momento é de derrubar as barreiras entre o offline e o online para conectar os dois mundos.
Desta forma, é possível entregar ao consumidor uma experiência completa. De um lado, o imediatismo e uma jornada de compra de um e-commerce e, do outro, a confiança e a intimidade da loja física.
Um grande case de sucesso é o da Amazon Go, que levou para o ambiente físico a experiência da compra virtual. Neste novo modelo de loja não há vendedores nem caixas para pagar as contas.
A empresa inovou com o uso de um sistema de câmeras, QR Codes, sensores e um aplicativo para identificar quando um produto é retirado da prateleira. E a cobrança é feita direto no cartão de crédito do cliente quando ele deixar a loja.
Para sobreviver ao contexto atual, não basta estar no ponto físico para vender e fidelizar os clientes da sua ótica. É preciso ter uma cultura digital.
São novos desafios, mas também mais chances de crescer para quem estiver atento.
A transformação digital é uma urgência cada vez maior para o varejo óptico, mas isso vai além de agregar novas tecnologias às lojas físicas. A mudança começa na forma de pensar das empresas para modernizar as atividades do setor e inserir o digital no dia a dia.
Veja algumas práticas do phygital que estão transformando as óticas:
A seguir, veja algumas ideias que você pode adotar para tornar sua ótica phygital.
A ideia é não apenas treinar a equipe, mas transformar os seus profissionais de vendas em consultores.
Por isso, capacite a equipe com conhecimentos técnicos que melhore a percepção da experiência do consumidor. Uma vez que o cliente terá acesso à informações detalhadas sobre o produto ou serviço, tanto na loja física quanto no e-commerce.
Assim, o vendedor deve conhecer o que está vendendo e estar disponível para esclarecer as dúvidas dos clientes, do primeiro contato ao pós-vendas.
A ótica deve oferecer um atendimento linear e sem atrito em todos os canais para garantir um bom relacionamento com o cliente.
O desafio é encontrar pessoal qualificado, como revela recente pesquisa realizada pelo Sebrae.
Segundo o estudo, 55% dos donos de pequenos negócios consideram a falta de funcionários capacitados como o maior desafio para estar no ambiente digital.
Para isso, é preciso investir no treinamento da equipe para utilizar as tecnologias de atendimento virtuais, bem como compreender as linguagens desses canais.
Mesmo que sua loja não tenha ainda um canal online oficial, ela estará de alguma forma presente na internet. As pessoas estão a todo tempo conversando sobre suas experiências e marcas preferidas nas mídias digitais, o que influencia muito a decisão de compra de outras pessoas.
A dica, portanto, é ter um site atualizado, ágil e organizado para facilitar que seu público encontre informações direto da fonte. Além disso, estar presente nas redes sociais para fortalecer a marca.
A intenção é usar o potencial do marketing digital para estabelecer um posicionamento online da marca. A produção de conteúdos relevantes sobre o seu mercado de atuação confere autoridade à sua empresa.
A ideia é entender as necessidades e as dores dos consumidores do varejo óptico. E, assim, oferecer textos, vídeos, podcasts e e-books com soluções.
Enfim, depois de entender que é preciso inovar e surpreender a experiência do consumidor dentro da sua loja, o modelo de negócio phygital passa a ser uma necessidade cada vez maior.
Portanto, use novas formas de encantar e fidelizar o cliente, indo além do atendimento físico tradicional.
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