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Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

5 min de leitura

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e familiares, não é? Esse hábito, que parece simples, é a base de uma indicação de ótica, onde o bom atendimento, os preços e a qualidade dos produtos fazem com que os clientes se tornem fiéis — e ainda recomendem sua loja para outras pessoas.

Alguns segmentos de negócios usam essa paixão dos clientes a seu favor, criando programas de indicação, que trazem ganhos para os dois lados. Para o cliente, que indica amigos e ganha descontos e vantagens, e para a loja, que fortalece a relação com sua base e ganha novos clientes.

O mesmo pode acontecer com as óticas: já pensou em ter um programa de indicação, com recompensas e vantagens para seus clientes? Neste artigo, vamos te contar alguns benefícios de contar com essa estratégia, a importância para o crescimento dos negócios e apresentar referências para te inspirar.

O que são programas de indicação para óticas e quais seus benefícios?

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares do que em qualquer outra forma de publicidade.

Nesse cenário, surgem os programas de indicação, estratégias adotadas pelos estabelecimentos comerciais para incentivar clientes satisfeitos a recomendarem os serviços para outras pessoas.

Para isso, são oferecidas recompensas como:

  • Descontos em novas compras, estimulando a volta até a loja;
  • Brindes exclusivos, como caixinhas personalizadas ou produtos para cuidados com os óculos;
  • Prestação de serviços gratuitos, como ajustes em armações e limpeza dos óculos;
  • Promoções e descontos progressivos a cada nova indicação;
  • Experiências exclusivas, como convites para lançamentos de novas coleções e eventos do segmento.

Aos novos clientes, os que são indicados, também podem ser oferecidos benefícios atrativos, como brindes e descontos na primeira compra.

Resultados e vantagens para a ótica

Além de vender mais e conquistar novos públicos, os programas de indicação em ótica ajudam a fortalecer o relacionamento com seus clientes. Segundo um estudo da Extole, a taxa de retenção de pessoas vindas por indicação é 37% maior do que outros meios. E há outros benefícios para os negócios, como:

Confiança e credibilidade: quando alguém indica sua ótica, faz isso pela confiança que tem no seu atendimento e na credibilidade dos seus serviços e produtos. Afinal, para falar bem de uma loja, é preciso ter uma boa experiência e confiar que as outras pessoas também serão bem recebidas.

Aumento do fluxo de clientes e da retenção da sua base: o propósito das indicações é trazer novos clientes para sua loja, que já chegam com a predisposição a comprar, o que gera novas vendas. Além disso, a pessoa que indicou ganha vantagens e volta para nossas compras, o novo cliente também entra no programa e assim sucessivamente. Ou seja, a indicação ajuda na atração de novos clientes e na retenção de quem já está há algum tempo na base.

Redução de custo de aquisição de clientes: ao investir na atração de clientes por meio de indicações, sua ótica economiza em publicidade e marketing, já que não precisa de muitas promoções. Os custos podem ser redirecionados para a estratégia do programa de indicação, nas recompensas e divulgação direcionada a quem já é cliente.

Fidelização de clientes: oferecer incentivos para indicações pode aumentar a satisfação e a lealdade dos clientes existentes, fazendo com que eles se sintam valorizados e mais propensos a continuar comprando da sua empresa. Isso contribui para a construção de relações duradouras e de confiança, como já mencionamos.

Exemplos de sucesso em outras indústrias

Imagine se cada cliente indicasse apenas um amigo. Agora multiplique isso por dezenas ou centenas de clientes. O resultado é um fluxo constante de novos clientes, o que, por sua vez, vai impulsionar o faturamento da sua ótica.

E os resultados de alguns negócios comprovam o que estamos falando. Veja só:

Sephora

A indústria de cosméticos é forte em benefícios por indicações. No caso da marca mundial Sephora, o incentivo para indicações vem por meio de brindes e amostras grátis. Isso aumentou sua base de clientes e fortaleceu a marca.

Dropbox

O serviço de armazenamento em nuvem implementou um programa de indicação que gerou a conquista de 3,9 milhões de novos usuários, entre 2008 e 2010. Isso representa um crescimento de 60% ao mês. A estratégia do Dropbox envolvia recompensar tanto o indicador quanto a pessoa indicada, oferecendo espaço de armazenamento gratuito como incentivo.

American Express

Conhecida por seus cartões de crédito, a empresa ofereceu programas de viagem exclusivos para os titulares de seus cartões, criando uma sensação de exclusividade. Essa estratégia contribui para o sucesso do programa de indicação da empresa.

Nubank

O banco digital utiliza um programa de indicação no qual os clientes podem convidar amigos e, em troca, ambos recebem benefícios, como isenção de tarifas ou pontos extras no programa de recompensas.

Uber

O aplicativo possui dois programas de indicação. Um para passageiros, onde quem indica um amigo ganha um desconto na próxima corrida, e outro para motoristas, onde o motorista que indica um amigo pode ganhar uma quantia após o amigo completar um certo número de viagens.

Esses exemplos mostram como programas de indicação podem ser adaptados para diferentes tipos de negócios e públicos, incentivando o crescimento utilizando o boca a boca e recompensando tanto os clientes atuais quanto os novos.

Como aumentar o faturamento da ótica por meio da indicação?

O primeiro passo para ter sucesso com o programa de indicação na sua ótica é planejar bem a estratégia, levando em consideração as recompensas e vantagens que sua loja pode oferecer. Além disso, é importante acompanhar o funcionamento, para entregar os benefícios em dia para seus clientes e não deixar nada falhar no processo.

Como deu para perceber, é possível aumentar o faturamento da sua ótica com um programa de indicação de clientes. Isso acontece pelo fluxo de pessoas, pelas vendas qualificadas e pela disseminação orgânica da estratégia entre seu público.

Para chegar a bons resultados, faça um planejamento completo, que leve em conta alguns fatores fundamentais para o sucesso da indicação da sua ótica.

Boas práticas para impulsionar resultados

Faça divulgação em sua base de clientes e no espaço da loja

Você não precisa investir em propaganda massiva, mas é fundamental que seus clientes saibam tudo sobre o programa. Para isso, utilize todos os canais disponíveis para divulgar, principalmente para falar direto com sua base, como redes sociais, site, blog e WhatsApp. Quanto mais pessoas souberem do programa, maior será a participação.

Ofereça recompensas atraentes

A melhor forma de fazer com que as pessoas queiram indicar e aderir ao programa são as recompensas. Por isso, pense em tudo o que sua ótica pode oferecer de valioso e relevante para os clientes, que seja simples de colocar em prática. Como já citamos, descontos em compras futuras, serviços gratuitos, produtos exclusivos e brindes podem ser ótimos incentivos.

Treinamento da equipe

Uma ferramenta de sucesso do programa de indicação em óticas é o conhecimento da equipe de vendas. É fundamental garantir que o time conheça os benefícios, recompensas e prazos para saber explicar aos clientes e incentivar a adesão. Afinal, o bom atendimento é a porta de entrada para uma boa experiência, que é o primeiro passo na vontade de indicar sua ótica.

Monitoramento e ajustes

Garantir o bom funcionamento do programa de indicação é outro fator relevante para o sucesso. De nada adianta seus clientes aderirem e indicarem aos amigos e familiares, se a sua ótica não assegurar a entrega das recompensas. Para isso, acompanhe regularmente o desempenho do programa de indicação e faça ajustes conforme necessário. Use métricas como taxa de indicadores, volume de indicações e taxa de conversão para avaliar o sucesso.

Integração com Programas de Fidelidade

Já pensou em ter um programa de indicação da sua ótica que ofereça benefícios a clientes de longa data? Ao integrar essa estratégia às indicações, os dois ganham força e seu cliente se sente ainda mais motivado a engajar nas estratégias.

Use os cases de sucesso para atrair mais público

Compartilhe histórias de sucesso de clientes que participaram do programa de indicação ou mesmo dos que tiveram boas experiências com seus produtos. Isso pode motivar outros clientes a se envolverem e verem o valor do programa.

Conte com parceiros confiáveis: tanto para oferecer boas recompensas, como brindes e produtos exclusivos, quanto para a estratégia de divulgação, busque parcerias que agreguem valor ao programa de indicação. Para isso, alinhe a estratégia com seus fornecedores, analise os resultados de suas vendas e avalie os dados de atração ao usar influenciadores, por exemplo.

Um bom programa de indicação em óticas começa com boa estratégia e planejamento, continua com entregas ágeis de recompensas e termina com resultados em vendas.

Para gerenciar tudo isso de ponta a ponta, além de todos os processos da sua ótica, que tal contar com um sistema de gestão? Conheça o ssOtica e tudo o que podemos oferecer para sua ótica.

Pedro Medeiros

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Pedro Medeiros

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