Blog ssOtica para óticas

Fique por dentro das principais feiras do mercado óptico brasileiro e impulsione o seu negócio.

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

3 min de leitura

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento a todas as novidades do setor para conseguir se destacar e alcançar o sucesso almejado. Nesse post nós listamos as principais feiras do mercado óptico para você se informar e quem sabe conhecer.

O segmento óptico está em constante evolução. Todos os dias é possível encontrar uma solução nova para oferecer na sua ótica, como por exemplo, lentes e armações com uma tecnologia diferente e sustentável.

Para que você acompanhe as mudanças é preciso estar ligado no setor, ler bastante sobre o assunto, fazer cursos e workshops, além também de participar de feiras e eventos que o segmento promove.

Isso é importante para que você esteja sempre um passo à frente do seu concorrente e consequentemente aumente seus lucros e se posicione de maneira favorável em um mercado tão concorrido como o de ótica. Por isso, separamos abaixo os principais eventos e feiras do mercado óptico que acontecem em diferentes regiões do Brasil.

Ajorsul Fair Mercoóptica

A Ajorsul Fair Mercoóptica acontece uma vez por ano em Gramado no Rio Grande do Sul. Ela é considerada uma multifeira por ter joias, relógios, óculos e também por oferecer opções em maquinário, soluções tecnológicas e produtos afins aos segmento. Em 2023, a feira irá acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

A grande característica dessa feira é que ela não é aberta ao público de forma gratuita. Portanto, é voltada para negócios e facilita o networking entre expositores, compradores e visitantes.  

  • Local: Serra Park
  • Cidade: Gramado
  • País: Brasil
  • Data: Segundo semestre do ano.

Expo Ótica

A Expo Abióptica é uma das principais feiras do setor na América Latina e por isso é tão importante. É coordenada pela Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) e é focada em negócios, inovação e tendências da óptica mundial. Ela já está na 17ª edição e acontecerá entre os dias 12 a 15 de Abril de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo.

  • Local: Expo Center Norte
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
  • Data: Primeiro semestre do ano

Fenóptica

A Fenóptica acontece uma vez por ano e é considerada a maior feira de materiais, soluções em sistemas, produtos para ótica e relógios do Norte e Nordeste do país. O objetivo é gerar negócios, fomentar debates econômicos sociais, gerar conhecimento em áreas específicas e assim, oferecer todas as novidades e estratégias do setor.

  • Local: Centro de Eventos do Ceará
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
  • Data: Segundo semestre do ano

Expo Visão Business & Show

A Expo Visão Business & Show é uma feira de negócios com expositores de diversas marcas importantes e uma infraestrutura de qualidade. Organizada pela Excalibur, ela é voltada para lojistas, consultores ópticos e demais profissionais do ramo, possibilitando uma ampla troca de conhecimento e experiências. Esse ano a feira acontecerá entre os dias 17 a 19 de Outubro no Centro de Convenções Pro Magno em São Paulo.

  • Local: Centro de Convenções Pro Magno
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
  • Data: Primeiro semestre do ano

Se prepare para participar dessas feiras do mercado óptico

Ir a uma feira é sempre um bom negócio. Mas, é preciso se planejar para ir, seja para expor os produtos ou até mesmo para fazer negócios. Por isso, é importante que você decida primeiro o seu objetivo com a feira. Defina se deseja conhecer novos mercados, novos produtos ou soluções. Se irá para comprar, vender ou se relacionar com empreendedores do setor.

Ao definir o seu objetivo, pegue o mapa da feira já que a organização sempre disponibiliza no site. Selecione quais são os parceiros e fornecedores que você quer visitar e então, lembre-se sempre de pensar na logística para não perder tempo.

Uma vez no estande do expositor, capte o máximo de informações que você puder. Entenda bem o que ele oferece e observe se faz sentido para a sua ótica. Fique sempre atento ao que te apresentam para que você não feche negócio sem informações suficiente para não gerar dúvidas depois.

E aí, gostou do conteúdo? Conte sua opinião nos comentários!

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Magessi! Você pode procurar o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico do Rio de Janeiro para saber. Eles sempre divulgam os cursos, eventos e feiras que realizam desse setor. 🙂

  • Nilton Moraes disse:

    Sou fabricante de um mini soldador para óculos que usa somente água como combustível, quem comprou ficou impressionado, como faço para divulgar meu produto em feiras?

    • Oi Nilton, interessante seu produto. Normalmente, para divulgar em feiras você precisa entrar em contato com a organização do evento. Nos sites das feiras costuma ter um numero de contato ou email que você pode usar para falar com a organização e obter mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>