Um dos maiores desafios dos donos de óticas é entender como funciona o complexo sistema fiscal brasileiro. Principalmente para quem está começando a crescer, dominar esse assunto não é uma tarefa nada fácil. Porém, é imprescindível buscar informações confiáveis para evitar que problemas fiscais acabem comprometendo o funcionamento da loja.
No texto de hoje vamos explicar o que são esses problemas, quais são mais comuns de acontecerem e o que é possível fazer para evitá-los. Não deixe de acompanhar!
Ao regularizar a situação de uma empresa e abrir um CNPJ, o empreendedor passa a ter muitas vantagens que fazem parte da profissionalização de um negócio. No entanto, muitas regras e obrigações também começam a fazer parte dessa nova fase. E uma delas é o pagamento de impostos ao governo.
A apuração dos valores a serem pagos está diretamente relacionada com as características e o regime tributário adotado pelas empresas. Logo, para deixar a situação da ótica regular, é necessário manter todos os pagamentos de tributos e entrega de declarações em dia.
Mas diante de uma rotina cheia de tarefas, nem sempre isso acontece na prática. Um imposto que fica atrasado, uma nota fiscal emitida errada, um documento que se perde: são situações como essas que levam ao surgimento dos chamados problemas fiscais.
Para evitar que eles aconteçam, e comprometam o funcionamento da ótica, é fundamental redobrar a atenção. A seguir vamos mostrar quais são os problemas mais comuns e como você pode evitá-los.
Um dos problemas fiscais mais comuns é a emissão incorreta de notas fiscais. Por desconhecer como funciona o processo, muitas vezes o dono da ótica ou algum funcionário acabam preenchendo o documento de forma equivocada. Com isso, a loja pode enfrentar consequências sérias no futuro, principalmente se dados relacionados a tributos e valores estiverem errados.
Definir qual será o regime de tributação da empresa é um dos primeiros passos na hora de abrir o CNPJ. E por que é tão importante fazer a escolha correta? Porque é justamente esse regime que serve como base para o cálculo dos impostos que devem ser pagos e também dos tributos que devem ser recolhidos pela ótica.
No Brasil, são quatro os regimes tributários mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e MEI. Cada um possui requisitos e características diferentes, portanto é fundamental ter a ajuda de um contador para acertar nessa escolha.
Afinal, um regime inadequado pode resultar em uma carga de impostos maior do que o devido. Dessa forma, a ótica fica sobrecarregada e a saúde financeira do negócio acaba sendo comprometida.
Para garantir a regularidade fiscal da empresa, é preciso manter o pagamento de impostos sempre em dia. Entretanto, nem sempre o dono da loja está preparado para entender que o período de apuração e as datas de vencimento desses tributos podem variar de acordo com o regime tributário adotado pela empresa.
Logo, a confusão sobre esses prazos e atraso no pagamento de impostos acaba se tornando um dos problemas fiscais mais comuns em óticas. Com isso, além de precisar pagar juros e multas, a loja também passa a estar irregular perante o Fisco. E o que isso significa na prática? Significa que a empresa pode enfrentar consequências, como processos de auditoria fiscal e inclusão de débitos na dívida ativa.
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Em uma rotina repleta de atividades, a organização dos dados é uma tarefa que muitas vezes passa despercebida. Já precisou encontrar um comprovante de pagamento ou uma nota fiscal e não conseguiu localizá-los nos arquivos da loja? Saiba que isso é resultado de um dos problemas fiscais mais recorrentes em óticas: a desorganização dos dados.
Apesar de ser uma situação comum, é preciso encontrar formas de resolvê-la. Primeiro porque essa desorganização pode dificultar, por exemplo, a elaboração e entrega de declarações para a Receita. Segundo porque manter o controle efetivo de notas fiscais de compra e venda e demais documentações da ótica faz parte das obrigações acessórias.
O primeiro passo para se prevenir de problemas fiscais é identificar quais deles acontecem na sua ótica. Só assim é possível procurar formas realmente eficientes para solucioná-los e evitar que continuem acontecendo.
Para a escolha do regime tributário ideal, uma dica importante é criar um planejamento. Para isso, vale a pena consultar um profissional especializado, como um contador. Ele será capaz de entender suas necessidades e indicar qual a melhor opção de regime para não pagar impostos de forma desnecessária.
Com relação ao atraso no pagamento de tributos, elaborar um calendário organizado de pagamentos vai facilitar muito esse processo. Depois disso, você pode usar ferramentas, como Todoist ou até mesmo no calendário do computador ou celular, para não perder nenhum prazo de pagamento.
Já para emitir notas fiscais e organizar os dados da loja, a dica é contar com um sistema de gestão. Além de automatizar o processo de emissão, esse tipo de sistema também arquiva os documentos para que eles não se percam. Assim, você não precisará lembrar onde guardou um comprovante ou nota, pois eles estarão salvos no programa.
Com o ssOtica, por exemplo, você pode ter essas e muitas outras vantagens. Como o emissor de NF-e é integrado com vendas, não é preciso informar os dados duas vezes para emitir uma nota fiscal. Também é possível enviar os arquivos XML das notas fiscais do mês para o seu contador com apenas alguns cliques.
Por fim, o sistema é muito simples e fácil de usar. Assim, não será mais preciso sofrer e bater cabeça com os emissores de nota do governo. Uma ótima forma de otimizar e facilitar a rotina de trabalho na loja, não é mesmo?
Por isso, não perca tempo. Conheça o ssOtica e evite que os problemas fiscais continuem atrapalhando o rendimento da sua ótica.
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