Blog ssOtica para óticas

Simples Nacional: Prazos de Pagamento Prorrogados para Óticas

Simples Nacional: Prazos de Pagamento Prorrogados para Óticas e pequenas empresas

2 min de leitura

Com o intuito de diminuir o impacto da crise gerada pelo coronavírus e ajudar pequenas óticas e empresas, o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou  a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional.

Antes de te falar os novos prazos, para te ajudar a entender melhor o porque dessa medida, vamos primeiro te explicar o que é o Simples Nacional.

O Simples Nacional nada mais é que um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas. Ele permite o recolhimento de vários impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia, mediante o pagamento da Guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

É possível presumir que óticas e empresas pequenas sofrem mais com as medidas de isolamento e quarentena. Por isso, o governo anunciou a prorrogação dos prazos para que estas empresas efetuem o pagamento dos seus impostos.

Novos prazos para o pagamento do Simples Nacional

Segundo a Resolução nº152 de 18 de março de 2020, a medida vale para os valores apurados de março a maio de 2020.

Assim, os prazos para a realização do pagamento da Guia DAS pelas empresas foram prorrogados para as seguintes datas:

1. o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;

2. o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020;

3. o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

Dessa forma, se sua ótica utiliza o Simples Nacional, você terá um tempo maior para se recuperar da crise gerada pela pandemia.

Consulte seu contador

Em momentos como o que estamos vivendo, a todo momento, novas medidas são anunciadas e aprovadas pelo governo. Por isso, é muito importante que você fique de olho nas novidade e estreite o contato com o seu contador, afinal, ninguém melhor ele para te explicar sobre as mudanças fiscais.

Para te ajudar a passar pela crise, fizemos um ebook com dicas de como diminuir os seus prejuízos gerados pela quarentena. Não deixe de acessar.

Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixa nos comentários que te responderemos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>