Se você pensa no bem-estar do cliente dentro da sua ótica, deve ficar atento a alguns detalhes sobre a decoração e principalmente o layout dela. Esse último, nada mais é que o desenho do estabelecimento. Nele, compõe todos os elementos que fazem parte da loja como: as posições da mesa para provar os óculos ou produtos complementares, do caixa, da vitrine, de entrada/saída e os expositores.
Por isso, fique atento aos detalhes e saiba como deixá-la confortável para atrair a clientela e aumentar seus lucros.
Observe a disposição das peças físicas no layout
Responda rápido: tem algum móvel no meio da ótica, que de alguma forma atrapalha o fluxo de pessoas, mas que você tem “amor” por ele? Se sim, é melhor você “desapegar” ou avaliar um lugar em que ele pode ser colocado de forma mais útil.
Para evitar problemas como este, é importante que você observe como as pessoas transitam dentro da sua loja. Se no layout tem algo que dificulta esse trânsito, você mudá-lo de lugar/posição. O importante é que você garanta o “vai e vem” de clientes com muita tranquilidade.
Entrada e saída devem ser acessíveis
Muitas lojas apostam em uma única porta para entrada e saída de pessoas Mas, aqui a grande dúvida é: nessa porta, duas pessoas conseguem entrar ou sair ao mesmo tempo? Se a resposta for “não”. Você tem um grande problema.
Portas que são muito estreitas ou baixas, obstruem a circulação dos clientes e podem ser consideradas verdadeiras barreiras. Isso porque é por ela que as pessoas terão interesse em entrar e conhecer seus produtos. Se ela dificultar a entrada ou saída, dificilmente o consumidor irá retornar.
Produtos à vista
Seus óculos ficam amontoados na vitrine? Se sim, mude imediatamente. Isso porque a exposição correta dos produtos, como óculos de grau ou de sol, relógios ou lentes, é fundamental.
Por isso, você deve deixá-los sempre à altura dos olhos dos clientes para atrair a atenção dos clientes e facilitar as vendas. Além de satisfazer a curiosidade das pessoas, você ainda apresenta opções de produtos para que eles possam escolher e ter a decisão de compra.
Estacionamento próximo
Nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros, sabe-se que a principal dificuldade dos motoristas é encontrar estacionamento. Se você não está em uma dessas cidades, não se sinta confortável. Isso porque o consumidor está cada vez mais exigente e oferecer o conforto de poder estacionar o veículo, é um diferencial muito importante.
Conclusão
O Layout da sua ótica deve ser escolhido com muito cuidado para garantir que o cliente circule com facilidade pela loja, tenha mobilidade, acessibilidade e se sinta confortável dentro dela. Tudo isso, melhora a experiência de compra dele dentro da ótica e garante bons resultados de vendas para você.
Gostou do artigo? Quer mais conteúdos como este ? Confira também Conheça as 5 dicas infalíveis para uma ótica de sucesso ou Vitrines incríveis para você se inspirar.
Daniel disse:
Assunto muito amplo e divertido de conversar..
Gostaria de saber se existe empresas especializadas que possa indicar.
Forte abraço e parabéns pelo assunto.
Joaquim disse:
Como desenvolver uma otica móvel que vai até o cliente tem idéia?
ruth disse:
amei!! sao dicas simples mais muito eficaz
Katia Melo disse:
Boas dicas vcs tem alguma revista pelos correios?
admin@ssotica disse:
Oi Katia.. Não temos revistas mas temos bons guias que podem servir para você! Acesse o link https://wp-aws.ssotica.com.br/materiais-ricos-para-oticas/
Alexandre disse:
Quero dicas pra melhorar minha loja
Evellyn Emidia disse:
Oi Alexandre!
Temos outro conteúdo que pode te apoiar. Para vê-lo clique aqui: 7 dicas de cuidado e organização para sua ótica. Além desse, você também pode acessar o nosso material rico específico para vitrines clicando aqui: Como montar uma vitrine nota 10
Tom disse:
Ótimas dicas
Evellyn Emidia disse:
Oi Tom, ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Estamos aqui para ajudá-lo sempre! =D
Maria y. K. Polasse disse:
Boa orientação
Evellyn Emidia disse:
Oi Maria, que bom que gostou! 🙂
Oldair Fialho de Sousa disse:
Vocês estão de parabens!! Os toques sobre organizão, estratégia na entrada e circulação dentro da loja, exposição dos óculos de forma organizada, a criatividade deve ser constante, para que os clientes se sintam atraidos a dar uma espiadela no que há de novo. O ambiente é o fator preponderante, para a atração de de novos clientes. Um outro detalhe muito importante é o preparo dos profissionais, esse sim, é o cartão de visita e uma excelente lembrança para o cliente de, quando ele precisar de uma ótica.
Evellyn Emidia disse:
Oi Oldair, que bom que gostou do nosso conteúdo. É preciso estarmos ligados a todos esses pontos para criar um diferencial e sair na frente da concorrência. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade aqui no Blog! 😉