Você conhece o público-alvo da sua ótica? Se você sente que a comunicação com seu cliente é muito ampla e generalista, é possível que ainda não saiba dizer quem é o seu público.
Quando isso acontece, podem surgir dificuldades na hora de se construir um relacionamento com cliente, definir mix de produtos e até decorar o ambiente físico. Consequentemente, as vendas são impactadas e os retorno financeiro diminui.
Mas, afinal, o que é público-alvo e como definir o da sua ótica? Veja a resposta durante a leitura e confira 5 passos para segmentar os seus clientes.
O termo público-alvo refere-se a um grupo de pessoas que possuem características em comum e apresentam potencial de se tornarem clientes do negócio. Esses consumidores têm necessidade e interesse nos serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa.
Nesse sentido, é importante conhecer o público-alvo da sua ótica, já que isso impacta diretamente na construção do relacionamento com os possíveis clientes e no planejamento das estratégias de vendas. Veja alguns exemplos:
Sendo assim, para não prejudicar o seu comércio, aprenda como definir o público-alvo em 5 passos.
Aprenda o passo a passo que você deve seguir para descobrir o público-alvo da sua loja.
Em primeiro lugar, antes de começar as vendas, é importante conhecer a fundo o produto que você está oferecendo para os consumidores. Ou seja, compreenda quais são os benefícios que o item vai proporcionar para o público.
Na prática, você pode descobrir isso analisando os problemas que o produto ajuda a solucionar. Porém, não fique apenas no básico, faça essa avaliação de forma profunda.
Por exemplo, geralmente, quando alguém procura por uma ótica é porque está com algum problema de visão e pretende adquirir um óculos para enxergar melhor. Então, fazendo uma análise superficial, a conclusão é que o benefício do produto é ajudar os clientes a corrigir esses problemas.
No entanto, é possível ir mais além e identificar características particulares do seu negócio. Para isso, você precisa responder a perguntas, como:
Ao fazer isso, você vai entendendo os diferenciais da sua ótica, que vão motivar as pessoas a querer comprar na sua loja em vez de ir à concorrência.
Na hora de definir o público-alvo da sua empresa também é fundamental fazer uma avaliação externa das oportunidades, buscando conhecer o funcionamento do mercado óptico.
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Nesse sentido, um dos aspectos que precisa fazer parte dessa investigação é a análise dos concorrentes. Identifique as lojas que oferecem produtos e serviços parecidos com o do seu comércio e examine quais são os seus pontos fortes e fracos.
Só para exemplificar, você pode fazer perguntas, como:
Além disso, também é de grande importância analisar os elementos sociais e culturais dos consumidores da região em que pretende fazer a venda dos seus produtos ópticos. Por exemplo:
O passo seguinte é cruzar as informações sobre o seu produto com os dados encontrados durante a pesquisa de mercado para descobrir quem são as pessoas com potencial de se tornarem clientes da sua ótica.
Esse é o momento de conferir se a oferta do produto está adequada para a demanda. Ou seja, se há realmente consumidores interessados em comprar o que você tem a oferecer e pelo preço que a loja pratica.
Acesse também o infográfico: “Tipos de clientes e como conquistá-los”
Só para ilustrar, imagine que você escolha uma região bem movimentada, acreditando que assim terá mais vendas. Mas você prioriza artigos modernos e mais tecnológicos, então, mesmo que a localidade apresente um bom fluxo, isso não quer dizer que você vai alcançar a todos.
Nesse caso, é provável que o público-alvo sejam indivíduos mais jovens. Por isso, é necessário segmentar o mercado visando atingir essas pessoas. Para a sua ótica, essa é a fatia que interessa.
A verdade é que quanto mais específico você for quando filtrar os consumidores do mercado, mais fácil vai ser para conseguir atrair esse público-alvo até a sua ótica e construir um relacionamento com cliente, gerando fidelização.
Porém, um grande desafio nesse sentido pode ser que, ao analisar os dados, perceba que há pessoas com perfis diferentes que se encaixam de forma satisfatória dentro das necessidades da loja.
Quando isso acontecer, uma boa solução é escolher uma variável como prioridade. Por exemplo, você pode dar preferência ao segmento que apresenta maior volume de indivíduos ou com maior poder aquisitivo.
Para exemplificar, suponhamos que o número de pessoas do sexo feminino interessadas no seu produto seja maior do que o masculino
Nesse caso, talvez você decida priorizar estratégias de marketing e vendas voltadas para o público-alvo mais numeroso. Isso não quer dizer que os outros segmentos serão abandonados, mas são considerados secundários ao planejar as vendas.
Por último, após definir o seu público-alvo, de tempos em tempos é preciso reexaminar as informações com o objetivo de verificar se houve alguma alteração no mercado ou na oferta da ótica que impactam no perfil dos consumidores.
Afinal, o cenário econômico é incerto, o mundo está em constante evolução tecnológica e os interesses das pessoas mudam ao longo dos anos, tudo isso influencia na decisão de compra. Além disso, também é preciso encarar o fato de que novos concorrentes podem surgir no mercado.
Então não deixe de atualizar o seu público-alvo, estabeleça um período mínimo para conferir os dados e fazer qualquer modificação que for necessária. Dessa forma, a sua loja vai conseguir manter um bom ritmo de vendas, apesar das mudanças.
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