É muito comum que a área de vendas seja o centro das atenções dos donos de óticas. Mas você sabia que manter um bom relacionamento com o cliente é tão importante quanto vender? Por isso, estabelecer uma proximidade saudável com os consumidores é fundamental para manter um vínculo de longo prazo com quem compra na sua loja.
Dentro desse contexto, o WhatsApp aparece como uma ferramenta capaz de transformar a forma como você se comunica com o público. Ficou interessado em descobrir como isso é possível? Então acompanhe os tópicos a seguir e veja como o aplicativo pode contribuir para o sucesso da sua ótica.
O uso crescente do WhatsApp tem transformado a forma como consumidores e empresas se relacionam. E isso se torna mais evidente quando o assunto é atendimento.
Você conhece alguém que fica feliz em esperar vários dias para receber a resposta de uma loja? É pouco provável que não. Pois bem, essa mesma lógica também se aplica à realidade da sua ótica. Ao entrar em contato com sua loja, os usuários esperam encontrar um atendimento rápido e que solucione as suas dúvidas.
Por isso, contar com o WhatsApp pode ser uma ótima opção para melhorar o relacionamento com o cliente. Eliminar a necessidade de espera pelo atendimento telefônico e estabelecer uma comunicação mais próxima são algumas vantagens de adotar o uso dessa ferramenta.
E lembre-se! Jamais fique preso em um roteiro ao conversar com o seu cliente. Se ele fizer uma pergunta inédita, não ignore e nem dê uma resposta automática. Busque realmente entender e solucionar o problema da melhor forma, a fim de não frustrar a pessoa do outro lado.
Ter um canal de comunicação oficial é muito importante para fortalecer o relacionamento com o cliente. E quando esse canal é o WhatsApp, a interação com os consumidores se torna mais fácil e ágil. Além disso, ele consegue alcançar mais pessoas do que a maioria dos canais de atendimento disponíveis.
Segundo dados do próprio aplicativo, mais de 120 milhões de pessoas usam o WhatsApp no país. Já uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 92% dos usuários entrevistados, afirmaram utilizar o aplicativo todos os dias. E 75% gostariam de se comunicar mais com as empresas através da plataforma.
Portanto, disponibilizar o atendimento da ótica neste canal pode ser um diferencial e tanto. Afinal, boa parte das pessoas estão sempre com o celular por perto. Logo, isso aumenta a conveniência e a facilidade para tirar dúvidas e até mesmo fazer compras.
Quando o dono da ótica adota novas formas de atender ao público, ele demonstra estar atento às tendências do mercado. Mais do que isso. Essa ação reforça a preocupação de adotar inovações capazes de melhorar o relacionamento com o cliente.
Nesse sentido, usar o WhatsApp como canal de atendimento da sua ótica pode gerar uma imagem muito positiva. E por que isso é importante? Porque esse impacto positivo aumenta e muito as chances de indicação da sua ótica para outras pessoas, contribuindo para a chegada de novos clientes.
Outra vantagem que o WhatsApp pode proporcionar para a ótica, é a oportunidade de recuperar clientes antigos. Por ser uma ferramenta versátil e que permite inúmeras ações, é possível utilizá-la para se comunicar com quem deixou de visitar a sua loja.
Sendo assim, uma boa forma de fazer isso é enviando mensagens para as pessoas que estão com a receita vencida. Alerte sobre a importância das consultas de rotina, por exemplo. E também sobre a troca das lentes corretivas. Além disso, você pode usar o aplicativo para divulgar promoções e chegada de novas coleções.
As empresas existem para satisfazer as necessidades dos clientes. Porém, não basta apenas oferecer produtos e serviços de qualidade. É preciso ir além para superar as expectativas do consumidor.
Nesse sentido, proporcionar uma boa experiência para quem entra em contato com a ótica, é um dos fatores fundamentais para quem quer ter sucesso no negócio. E o WhatsApp pode te ajudar a atingir esse objetivo.
Você pode usar o aplicativo, por exemplo, para oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado. Enviar mensagens de felicitações em datas importantes. Lembrar o vencimento de uma parcela do crediário. E informar sobre a chegada de novidades. Essas são algumas formas de estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu público.
Portanto, como vimos, o WhatsApp é uma ferramenta que pode transformar o seu relacionamento com o cliente. Presente na vida de boa parte das pessoas, ela tem um alcance muito grande e é capaz de promover uma comunicação mais rápida e eficiente com o público. Além disso, ela também pode ajudar a intensificar as estratégias de fidelização e conquista de novos clientes.
Se você quer melhorar a forma como se relaciona com seu cliente, não deixe de usar o Whatsapp da forma certa na sua ótica e também conferir nosso kit de materiais gratuitos sobre o assunto.
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