Não importa a idade, o idioma, o gênero ou classe social, todo mundo deseja ser bem tratado, ainda mais quando falamos na relação entre cliente e empresa. Por isso, atender bem o cliente com o bom trato e a cortesia tornam-se ainda mais importantes.
Como anda o atendimento na sua ótica? Aprenda com as nossas dicas a ter um atendimento campeão e assim ser surpreendido com muito mais vendas ao final do mês. Acompanhe com a gente:
Trate bem o seu cliente, oferecendo um bom atendimento
Tratar bem o cliente diz respeito ao modo cordial de lidar com o outro. Atender bem o cliente, por sua vez, além de exigir o trato com cordialidade, está relacionado também em corresponder ao desejo do cliente.
É possível ser educado, mas não atender ao pedido do cliente. Por isso, procure sempre sanar as suas necessidades e quem sabe até mesmo surpreendê-los! Por exemplo, ao invés de simplesmente avisar que não possui o óculos desejado em estoque, mostre outras opções que se assemelham ao item faltante e que possam agradar o pedido do cliente.
E lembre-se, a cordialidade e jogo de cintura são essenciais tanto no atendimento presencial quanto nas redes sociais.
Seja simpático e sorria sempre
O sorriso diminui a tensão, melhora o humor e embeleza a face. Quem é que gosta de ser atendido por um vendedor de cara fechada? Isso espanta qualquer pessoa.
Então, manter o bom-humor é imprescindível para atender bem o cliente da sua ótica.
Ajude na escolha do produto
Às vezes o cliente já chega com o pedido pronto, mas também existem aqueles que estão em dúvida. No geral, seja qual for o tipo de cliente, você pode influenciar positivamente na sua decisão, pois o vendedor é o intermédio entre o cliente e o produto. Ele é quem deve saber o que pode se adequar ao estilo e orçamento de cada consumidor.
Sendo assim, saiba sempre ouvir o seu cliente para poder mostrar as opções que atendam as suas necessidades e anseios. Influencie-o dando dicas, compartilhando seu conhecimento sobre o produto e a sua experiência no ramo, verá que rapidamente conquistará a sua confiança.
Melhore a sua comunicação
A comunicação em vendas é acertada quando falamos exatamente o que o outro busca ouvir. Afinal, para isso é preciso entender bem o interlocutor, sabendo ouvir pacientemente as suas dúvidas.
Por isso ouça com atenção o que o consumidor está falando, este relato servirá de argumento para você convencê-lo a levar determinado produto.
Também é importante ter bastante atenção ao vocabulário. Evite palavrões e pronunciar palavras de maneira errada. Se tiver dúvidas, consulte o seu gerente.
Tenha equilíbrio emocional
Um vendedor equilibrado consegue conter as suas emoções mediante situações críticas. Há momentos em que o profissional de atendimento precisa lidar com clientes insatisfeitos, por isso se a pessoa não souber manter uma compostura para resolver o caso, uma relação de atrito poderá ser criada, e isso é péssimo ao negócio.
Dê atenção às queixas e se for necessário entre em contato com outras áreas para solucionar o problema, mas sempre mantendo a calma.
Conheça o que está vendendo
Atender bem o cliente requer domínio pleno sobre o que está sendo ofertado. Conheça todas as características do produto e como elas podem se reverter em benefício aos usuários.
Fique antenado aos lançamentos e converse com clientes que já tiveram experiência com determinada marca ou produto. Isso serve para você ter uma ideia do nível de satisfação do consumidor.
Confira nosso infográfico exclusivo com dicas de livros, filmes e técnicas essenciais para se tornar um vendedor de sucesso!
Mantenha a palavra
Se foi prometido que entregaria o produto em determinada data ou que entraria em contato em algum momento, cumpra. Caso isso não ocorra, em hipótese alguma minta para o seu cliente.
Se tiver que falar com outras pessoas para fazer valer a sua palavra, não hesite. Faça o que for necessário para que o cliente receba aquilo que foi prometido, garantindo a sua confiança e fidelização.
Não faça o cliente esperar
Os clientes não gostam de esperar, eles procuram uma solução rápida e prática para os seus problemas.
Se o atendimento ou a resolução do caso for um processo demorado, deixe o cliente ciente disso. Deixe-o sempre a par da situação, pois caso contrário, ele não hesitará em procurar a concorrência.
Faça pesquisa de satisfação
Para saber o que os clientes pensam a respeito do seu atendimento, nada melhor do que criar uma pesquisa de satisfação.
Elabore um formulário simples e personalizado, com questões de múltipla escolha, junto com uma urna e caneta, em um local de boa visibilidade. Assim que fechar uma venda, convide o cliente a preencher o formulário, se ele não tiver interesse, não force-o!
Você pode checar os formulários preenchidos diariamente e ver o que os seus clientes apontam como oportunidade para melhorar constantemente.
E aí, pronto para colocar nossas dicas em prática e fazer o atendimento da sua ótica um grande diferencial? Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e até a próxima!
Cláudia monteiro disse:
Muito bom ,gostei das dicas!!!!
IPE Tecnologia disse:
Obrigado Cláudia!
Márcia disse:
Estamos abrindo uma ótica no interior de Minas e quero que seja um sucesso! Obrigada pelas dicas!
Thaís Fernandes disse:
Oi, Márcia! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui. Nós desejamos muito sucesso pra sua loja e pensamos em um conteúdo que pode te auxiliar nessa nova jornada, para acessá-lo basta clicar aqui 🙂
VANDERLEI MACIEL disse:
obrigado pelas dicas
IPE Tecnologia disse:
Obrigado Vanderlei! Que bom que você gostou!
Claudia disse:
Dicas certas
Jane disse:
Amei as dicas!!
Sérgio Trindade Alves disse:
Por falta de tempo deixei de ter dicas incríveis mais nunca é tarde pra começar,parabéns pelo blog.
Evellyn Emidia disse:
Oi Sérgio, ficamos felizes que tenha gostado do nosso blog. Estamos aqui sempre para ajudá-lo! 😉
Sergio disse:
Parabéns a toda equipe!!
Excelente conteúdo! !!
Evellyn Emidia disse:
Oi Sérgio, que bom que gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade aqui no Blog! =D
Lilika disse:
Amei as dicas. Isso até nos ajuda a acelerar as nossas vendas e nos trás mais disposição pra atender .
Evellyn Emidia disse:
Oi Lilika, fico feliz que o nosso conteúdo tenha contribuído para o seu dia a dia. Continue nos acompanhando pois sempre tem novidade por aqui. 😉
Marcela disse:
Vou começar trabalhar em uma ótica agora, e já estou procurando tudo sobre para me adaptar e atender bem os clientes. Ótimas dicas!! Me ajudaram muito
Evellyn Emidia disse:
Oi Marcela, fico feliz que o nosso conteúdo tem te ajudado. Continue conosco, pois toda semana tem novidade por aqui. =D
Reginete disse:
A cada dia me apaixono mais pelo ssÓtica. Muita informação.
Obrigada por fazerem parte da nossa empresa rsrsrsrs. Só amo!
Mateus disse:
Obrigado Reginete! Ficamos muito felizes em poder ajudar você e sua ótica 😊 conte sempre conosco!
Zelia disse:
Excelente conteúdo.
Mariana disse:
Oi, Zelia! Que bom que você gostou! Nos acompanhe para não perder nenhum de nossos conteúdo. Abraços