Diminuir a inadimplência é um dos maiores desafios para qualquer ótica. Ao se deparar com esse problema, três fatores são essenciais para a reversão desse quadro para se conseguir realizar o recebimento: experiência em lidar com o cliente e um bom sistema de apoio para extrair dados de clientes devedores e evitar o problema.
Para isso, disponibilizamos algumas dicas de como negociar com seus clientes para diminuir a inadimplência, evitando atrasos e calotes.
Ofereça bônus para bons pagadores
Incentive o pagamento adiantado oferecendo descontos de 2% a 5% quando realizados até 10 dias antes da execução do serviço, por exemplo. Dessa forma, o cliente economiza um valor que, para você, é muito pequeno perto da “dor de cabeça” de ter que ir atrás de um devedor e tomar um calote.
E não se esqueça, que essa também é uma maneira de se relacionar com os clientes da sua ótica.
Tenha um profissional com habilidades de cobrança
Se possível tenha um profissional exclusivo para tratar com os devedores, a cobrança é um processo complexo e desgastante.
Seus clientes devem se sentir seguros ao se relacionar com os diversos setores da empresa, principalmente com os vendedores. Entretanto, esse elo de confiança pode ser quebrado se aquele que deveria ouvir, identificar e atender as necessidades dos clientes, passa a cobrá-lo.
Quanto maior a confiança e a cumplicidade com seu negócio, menor será a chance de sofrer um calote e menos complicada a negociação.
Caso você não tenha uma pessoa treinada para fazer as cobranças e não queria investir tempo e dinheiro nisso, você pode sempre contar com um serviço de cobrança terceirizada. Fizemos um artigo explicando melhor o que é e como funciona a cobrança terceirizada em óticas, clique aqui para conferir.
Deixe claro sua política de cobrança
Estabeleça uma Política de Cobranças e deixe claro no momento da negociação os procedimentos que a empresa utiliza em caso de atraso. Informe, por exemplo, que haverá envio de mensagens de cobrança, o valor de juros e as sanções ao devedor.
Assim, sabendo essas medidas, o cliente evitará ao máximo ficar devendo para sua loja, e em caso de atraso, ele não será pego de surpresa pelas medidas adotadas.
Para diminuir a inadimplência, priorize algumas formas de pagamento
A maior arma dos inadimplentes é a utilização de cheques, portanto é importante evitar ao máximo essa modalidade de pagamento. Dê preferência ao recebimento em dinheiro, boleto bancário com sistema integrado a sua conta, depósito ou cartões de crédito.
Coloque em prática essas dicas com nosso programa exclusivo para óticas. Além de fazer a gestão de estoque, clientes, receitas de óculos, vendas, entre outros, envie lembretes de cobrança por SMS dentro do sistema. Faça o teste grátis por 07 dias. Sem riscos. Você não pagará nada se não gostar.
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