Em tempos de retração econômica, o que ninguém quer é perder vendas e prejudicar o negócio como um todo. Por isso, é importante que os vendedores estejam afinados com as estratégias da loja, seguindo orientações que possibilitem a conquista das metas estabelecidas.
Confira este compilado com os 11 erros mais comuns apontados pelo Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), pelo Sebrae e por especialistas em vendas:
Uma das situações mais desagradáveis quando se vai fazer uma compra é ser atendido por um vendedor que tenta adivinhar o que o cliente está pensando. Na verdade, na maioria das vezes, o vendedor não sabe o que o comprador está verdadeiramente desejando.
O cliente é quem deve passar quais são os motivos que o levaram a procurar pelo vendedor. Além de não tentar adivinhar os pensamentos do cliente, é importante que o vendedor ouça o que o comprador tem a dizer. Prestar atenção no cliente é fundamental.
Muitos vendedores falam muito na tentativa de agradar o cliente, mas na verdade estão diminuindo as chances de venda. O vendedor precisa oferecer soluções e realizar desejos de consumo e, para isso, é imprescindível conversar. Mas tenha bom senso e não exagere. O mais importante de tudo é entender as características do cliente e dar a ele a atenção necessária.
O vendedor que não entende as necessidades do cliente acaba oferecendo aquilo que ele acredita ser o melhor. E isso baseado em seus próprios gostos e não nos sinais que o cliente demonstrou durante o atendimento.
Todo cliente percebe quando o vendedor não conhece bem o produto que vende ou o funcionamento do negócio. Quando isso acontece, a ligação de confiança que precisa existir é frustrada. O vendedor tem que ter o domínio desse processo de vendas, sabendo envolver o cliente ao responder a todas as dúvidas e questionamentos.
Evite usar expressões manjadas, falar de maneira grotesca com gírias e gerúndio que é o “estarei fazendo ou estarei olhando”. É preciso ter criatividade e bom senso para vender um produto e deixar o cliente satisfeito.
A cena é tão comum quanto desagradável. Diante de um grupo de vendedores que conversam entretidos, o cliente se sente pouco à vontade para interromper e dificilmente comprará alguma coisa.
Espontaneidade e atendimento personalizado são fundamentais para criar um ambiente de confiança e de interesse na experiência de compra. Já que quase tudo também pode ser comprado pela internet, o diferencial está no bom atendimento.
Muitos clientes dizem que estão apenas olhando porque não querem os vendedores insistentes. Nesse caso, se coloque à disposição, mas dê espaço para que eles possam andar pela loja.
Mesmo que o cliente diga que está apenas olhando, não o abandone para atender um novo cliente. Toda pessoa que entra na sua Ótica é um potencial comprador, então persista um pouco mais para descobrir o que exatamente aquele cliente busca na sua loja.
Quando o cliente pede um produto que não está disponível na loja, o vendedor deve oferecer uma alternativa. Nada pior do que o cliente sair da loja com a impressão de que não há interessante lá.
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Ver comentários
Excelente esse artigo, estão de parabéns.
Muito interessante, aqui na minha loja seguimos estes preceitos, pois ao entrar na loja tratamos de fazer com que nossos clientes se sintam a vontade.
Gostei muito, trabalho todos esses pontos com minha equipe, fico feliz pois estou no caminho certo.
Que bom que gostou do texto Conceição! Continue nos acompanhando =D
Parabéns artigos muito interessante e de grande valiar para o nosso ramo ótico.
Adorei a matéria, é exatamente dessa forma que procuro atender os meus clientes.
Oi Sônia! Que ótimo que gostou do post e também que têm buscado aplicar nossas dicas no atendimento dos seus clientes.
Continue conferindo nosso blog, pois toda semana temos um post novo! =)
Dicas muito valiosas, tento sempre seguir atendendo dessa forma.
Ótimas dicas, adorei.
Oi Suely! Ficamos felizes que você tenha gostado. Não deixe de conferir, pois toda semana temos post novo. =)
11 verdades o difícil é alguns vendedores aceitar e entender
Com certeza Lucia, fazer os vendedores aceitarem é um grande desafio mas no final você terá grandes recompensas!
Todas as dicas são excelentes..
Muito bom mesmo..
Obrigado Daiana s2!
Parabéns pelo artigo. São dicas simples de entender e fáceis de implementar e que fazem TODA a diferença no BOM atendimento ao cliente.
É importante também sempre deixar o time alinhado e comprometido.
Oi Marcelo, ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidades e dicas do mercado aqui no Blog. :)