Pensando na forma de reagir a crise econômica que o país vem passando, cortar gastos na sua ótica e ainda retomar o crescimento?
Para isso, você precisa pensar em novas estratégias para lucrar mais e gastar menos em sua loja. Neste post, listamos três dicas para você conseguir cortar gastos do seu negócio, sem comprometer seus processos e continuar crescendo. Confira:
Essa é uma dica simples e bastante comum, mas na correria do dia-a-dia, muitos lojistas acabam deixando isso passar, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde da sua ótica.
Você precisa se perguntar, diariamente, se é realmente necessário gastar com determinada atividade. Por exemplo, com pequenas coisas, como copos plásticos, papéis para impressão, toalhas de papel e guardanapos, etc. Pare pra pensar se você não está gastando em processos desnecessários, quando se refere à ligações, internet, aluguel, financiamentos e contas parceladas, entre outros processos. Aquela impressão precisava mesmo?
Além disso, se você tem um dinheiro guardado e disponível, porque não tentar um desconto nos pagamentos de seus fornecedores? Essa economia pode fazer a diferença lá na frente.
Manter um cliente custa em média, cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Até porque, para conquistar um cliente, você precisa gastar com ligações, atendimento VIP, publicidade, tempo, etc. D
essa forma, se você não manter um bom relacionamento com seu cliente, irá perde-lo e terá que gastar novamente para conseguir outro. Então lembre-se disso, o cliente é sua maior riqueza. O relacionamento não é importante apenas para fidelizá-lo. Mas também, porque esse cliente pode indicar a sua ótica para amigos e familiares e isso vai gerar uma corrente.
Você se comunica com o seu cliente no aniversário dele? Envia um SMS agradecendo pela compra que ele acabou de realizar? Pense nesses pequenos gestos que farão seu cliente lembrar de você por um bom tempo!
Ainda existem alguns proprietários que são resistentes na hora de implantar um sistema de gestão específico para ótica, mas geralmente são esses que estão passando por dificuldades para realizar a gestão financeira de suas empresas. No entanto, um sistema para óticas deve ser encarado como um investimento, não como uma despesa. À médio e longo prazo, isso pode fazer toda a diferença.
Um sistema irá permitir que você perca menos tempo fazendo o controle manual das suas operações e concentre-se em outras áreas, como no atendimento aos clientes, vendas e estoque por exemplo.
E o melhor, atualmente, existem sistemas de todos os portes, se você tem uma pequena ótica, não se preocupe, você pode encontrar um software de gestão que se encaixe no seu negócio e que caiba no seu bolso. E nós podemos te ajudar. Faça um teste gratuito com nosso sistema!
Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…
Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…
O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…
Uma óptica que já entende a importância de organizar sua gestão tem na ponta da…
O período de volta às aulas é um dos momentos mais movimentados do ano para…
As responsabilidades do dono de ótica muitas vezes exigem que ele se ausente da loja…
Ver comentários
Adorei as dicas
Que bom que você tem gostados das dicas Roseli! Continue nos acompanhando! ;)
MUITO BOM. belo exemplo.
Estou sempre pesquisando, conhecendo o comércio de Ótica,pois breve se Deus quiser abrirmos nossa primeira loja eu e meu esposo
E as dicas da SOSOTICAS, são maravilhosas.
Sei que temos muito para aprender em todos os campos deste ramo, mais foi um comércio que sempre tive vontade de atuar.