Blog ssOtica para óticas

Descubra 5 dicas práticas para cortar custos e despesas da ótica.

Precisa cortar custos e despesas na sua ótica? Veja 5 dicas de como começar!

4 min de leitura

Em momentos de incertezas, de baixa inesperada no mercado ou de crise financeira interna, a primeira coisa que pensamos é: o que fazer para cortar custos e despesas na sua ótica? Diante desse cenário, relamente pode ser necessário revisar as contas da sua loja e procurar maneiras de reduzir os gastos na ótica.

Porém, não adianta fazer esse processo sem orientação, pois isso pode afetar os resultados, causando prejuízos para o comércio. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como analisar o seu negócio e aprender a economizar.

Como cortar os custos e despesas da sua ótica na prática?

Veja 5 dicas que vão te ajudar a descobrir como reduzir os custos e despesas da sua loja.

1- Faça um comparativo com período anterior

Quando se fala em economizar, a primeira coisa a ser feita é avaliar se houve algum aumento recente nos valores totais dos gastos empresariais

Nesse sentido, uma boa opção é usar o histórico do fluxo de caixa para examinar as entradas e saídas, buscando comparar os registros atuais com os de períodos passados. Essa comparação possibilita: 

  • Confirmar se o problema é realmente o maior volume de despesas ou se houve uma redução na receita, dificultando o pagamento das contas; 
  • Identificar as categorias exatas que apresentaram aumento nas saídas; 
  • Refletir sobre as causas que influenciaram o crescimento dos custos.

Nós temos um curso gratuito que aborda esse tema de maneira prática. Confira o minicurso gratuito e se inscreva para aperfeiçoar esse processo na sua loja: “Controle de fluxo de caixa para óticas!”

2- Olhe tarifas bancárias e multas

Outro aspecto de grande importância para cortar os custos da sua ótica, é ficar atento aos percentuais de tarifas bancárias e multas. Quando você negligencia isso, pode acabar pagando mais caro, mesmo tendo a chance de economizar. 

Sendo assim, conheça os benefícios da sua conta bancária e os serviços que são realmente essenciais para a sua empresa. Se necessário, entre em contato com o gerente e tente negociar um novo pacote de tarifas, visando diminuir as taxas. 

Além disso, faça uma pesquisa e verifique os preços praticados por outras instituições financeiras a fim de ter certeza de que não está gastando um valor mais elevado e perdendo oportunidades. 

Fique atento também às datas de vencimento das faturas da sua ótica, o valor final é mais caro quando você quita os débitos em atraso. É verdade que pode acontecer de, em alguns meses, não conseguir pagar tudo em dia. Nesse caso, opte por deixar para depois as contas com menos juros e multas. 

3- Preste atenção nos fornecedores

Os preços dos fornecedores é algo que deve ser analisado com bastante atenção. Esse fator pode tanto fazer com que a sua loja gaste mais no final do mês, assim como é capaz de diminuir o percentual de lucro obtido em cada venda. 

Em vista disso, a principal sugestão para cortar custos com fornecedores do seu comércio é conhecer os valores médios cobrados no mercado. Dessa forma, você vai ter uma noção do quanto é possível tentar reduzir de forma realística. 

Se você ainda não documenta a relação de fornecedores da sua loja, nós temos uma planilha de controle de fornecedores para óticas. Você pode baixá-la gratuitamente clicando aqui: “Cadastro de fornecedores para óticas”!

Se você já tem parceiros de confiança, é interessante conversar com eles para buscar conseguir alguma redução, visando melhorar o custo-benefício. Afinal, para o fornecedor também é vantajoso fidelizar a sua ótica como cliente. 

Porém, se isso não for possível, outra opção é firmar novas parcerias que estejam mais alinhadas às necessidades financeiras atuais da sua loja. Nesse caso, comece aos poucos, faça pequenos pedidos, com o objetivo de conhecer o nível do serviço prestado e a qualidade dos produtos

4- Avalie as contas básicas

Mais uma sugestão valiosa para reduzir os custos e despesas da sua ótica é saber quais são as contas essenciais para o funcionamento da empresa. Ou seja, conhecer os gastos que não podem ser cortados. Dentre esses, estão incluídos: 

  • Internet; 
  • Luz; 
  • Água; 
  • Aluguel; 
  • Impostos mensais. 

Acesse também o manual de obrigações fiscais para óticas!

Então, faça uma lista com as despesas do seu comércio e marque todas aquelas fundamentais para as operações da empresa. Feito isso, o que sobrar são coisas que talvez sejam úteis, mas não são essenciais, então, podem ser cortadas em momentos de crise financeira para diminuir os custos. 

Além disso, você pode tentar reduzir o valor gasto com as contas básicas. Por exemplo: 

  • Negociar o pacote de internet e telefonia; 
  • Usar lâmpadas que consomem menos; 
  • Pagar os impostos sem atrasos; 
  • E assim por diante.

Mas, para que essa estratégia dê certo, é importante que você mapeie os processos internos da sua ótica. Ou seja, que conheça profundamente as necessidades da sua loja a fim de não tomar nenhuma ação que acabe prejudicando o negócio. 

Só para exemplificar, no caso das lâmpadas, será que o ambiente interno da sua loja é bem iluminado? Ou é necessário usar uma iluminação artificial mais potente para garantir a boa luminosidade? O comércio é voltado direto para rua, tendo acesso à luz solar direta, ou fica em uma galeria? 

É fundamental raciocinar nas respostas antes de reduzir gastos com as lâmpadas, já que, dependendo das circunstâncias, isso pode atrapalhar a atração de clientes para dentro da ótica e a concretização de vendas. 

5- Estipule um orçamento na hora de cortar custos e despesas

A última dica para cortar custos e despesas na sua ótica e economizar é estipular um orçamento mensal para o pagamento das despesas. Isso quer dizer que você precisa fazer um planejamento, visando definir a quantia que a sua empresa tem disponível para a quitação de débitos e dívidas. 

Nesse sentido, o primeiro passo é somar todos os valores das contas essenciais. Esse é o orçamento mínimo que você precisa disponibilizar para as saídas.

Porém, dependendo da situação financeira da loja, é válido ir um pouco mais além a fim de investir em outros gastos que possam de alguma forma proporcionar retorno para a empresa. Dessa forma, o comércio tem a chance de crescer e se tornar mais rentável. 

Então, o orçamento é de grande ajuda para que você não gaste demais e nem de menos, ajudando a manter uma harmonia nas finanças empresariais. Afinal, a ideia não é que o seu negócio não tenha custos, mas é equilibrar as despesas com as entradas. 

Sendo assim, para manter uma boa saúde financeira, é preciso pensar além do corte de gastos, é necessário elaborar estratégias para expandir o faturamento. Desse modo, você vai ter mais dinheiro disponível para investimento e uma melhor margem de lucro. 

Mas o que fazer para ampliar o faturamento da loja? Confira neste livro digital “6 dicas para aumentar as vendas da sua ótica”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>