Para todo e qualquer vendedor de ótica é importante compreender que realizar uma boa venda não se resume apenas em garantir que o cliente retorne para novas compras. É fundamental construir relacionamentos sólidos e proporcionar uma experiência de atendimento diferenciada e de excelência.
Com esse entendimento, destacamos algumas dicas cruciais destinadas aos vendedores de óticas. Nosso objetivo é não apenas auxiliar na expansão dessas relações, mas também preparar os vendedores para alcançar excelência no atendimento. Algumas das orientações são:
1 – Tenha claro um processo de Venda
Um erro comum é pensar que um bom vendedor é aquele que consegue convencer qualquer pessoa a comprar a qualquer momento. Mas a verdade é que fazer uma boa venda não acontece por acaso. Sempre há uma forma correta de fazer isso, especialmente se você quer ter um bom relacionamento com esse cliente pós-venda.
A dica é seguir um processo de venda bem definido que possa te ajudar. Isso significa entender como os clientes agem e fazer o que for necessário para manter o interesse deles na compra. Esse processo deve cobrir todo o caminho que o cliente percorre, desde quando fica interessado até fechar a compra.
2 – Todos os colaboradores devem ser especialistas no assunto
É preciso que o vendedor de uma ótica tenha em mente que ele necessita, antes de tudo, ser um especialista no assunto. A fim de que ele consiga vender e atender bem o seu público.
Ele deve possuir o conhecimento técnico daquilo que vende, que serão as ferramentas do sucesso de sua venda. Afinal, ele deverá saber orientar ao cliente o produto correto, oferecendo a melhor solução para a problemática do cliente, estar atento às tendências do mercado conta bastante para um atendimento personalizado. Se você quer saber mais sobre, confira nosso material com técnicas de negociação de vendas em óticas.
3 – Boa apresentação pessoal
Outro fator determinante para um bom vendedor é sua apresentação pessoal. Uso do uniforme, sempre limpo e bem passado, aparência pessoal sempre com zelo e sem exageros, são detalhes importantes para passar uma boa imagem.
Além de uma boa aparência, a comunicação também é um ponto importante para apresentação, ela tem que ser efetiva e compreensível por todos os públicos. Adaptar as linguagens, desde a mais simples até mais requintada, é importante para criar proximidade e conexão com o cliente.
4 – Ótimo atendimento ao cliente
Já em relação ao atendimento ao cliente, atenção e paciência são de suma importância para que o cliente se sinta bem ao entrar na ótica.
Simpatia e cordialidade no atendimento, e a capacidade de se colocar no lugar do outro, com empatia, certamente trarão ótimos frutos, traduzidos em vendas e na fidelização do público. Além é claro, de ser a melhor forma de propaganda do mercado, a do boca a boca.
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Ah, e não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou das nossas dicas!
Acesse aqui o site original: http://www.braslaboptical.com.br/4-dicas-importantes-para-vendedores-em-opticas/
RUBENS disse:
OTIMO
ESTE SITE E BEM PRESTATIVO
GRATO
Evellyn Emidia disse:
Olá Rubens!
Que bom que nosso conteúdo tem te ajudado! Continue nos acompanhando. 😀
Suellen disse:
Amei esse blog, comecei a trabalhar em ótica agora , um mundo totalmente diferente
Evellyn Emidia disse:
Oi Suellen! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade! 😉
Maninha Tila disse:
Amei. Sou de Moçambique na África e já trabalhei em óptica e tenho o sonho de abrir uma. Portanto, as vossas dicas são super importantes…
Evellyn Emidia disse:
Oi Maninha, ficamos felizes que tenha gostado! =D
Evellyn Emidia disse:
Oi Maninha, ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade no Blog! =D
isa disse:
perfeito..informações muito uteis
Evellyn Emidia disse:
Oi Isa, que bom que gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade por aqui! =D
francisca alves santana disse:
Bom dia, me interessei bastante pelas informações, bem completas. tenho interesse em montar 01 Ótica.
Evellyn Emidia disse:
Oi Francisca, ficamos felizes que têm acompanhado o nosso Blog! Separei um material que pode te apoiar no início do seu negócio: E-book Como Montar uma Ótica de Sucesso
Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade por aqui. Um abraço!
Cláudia Cardoso da boa morte disse:
Boa tarde tô gostando muito das dicas obrigada vcs são 10
Evellyn Emidia disse:
Oi Cláudia, ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha contribuído para o seu dia a dia e crescimento. Continue nos acompanhando pois sempre tem novidade por aqui! ?
LIDIANE ALVES PAULA disse:
PODE ME FALAR NA QUESTÃO DE ESMALTES, QUAIS COR DEVEM SER EVITADAS?
Thaís Fernandes disse:
Oi, Lidiane! Não existem regras para a cor do esmalte, você pode utilizar a cor que quiser 🙂
Cristiana disse:
Ótimo atendimento. Sistema é otimo e muito inteligente.
Quiteria disse:
Minha otica e vermelha com branco estou em dúvida do meu uniforme acho que enlouquecer de dúvida kkk
Mateus Alberone disse:
Duvida cruel essa ? mas continue acompanhando nosso blog, vai que algum post te ajuda nesse dilema hahaha.