All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home

4 maneiras de avaliar o desempenho da sua ótica

29/08/2015 8:59 am
3 min de leitura

O passo inicial de qualquer boa gestão de uma ótica é ter um conhecimento profundo sobre o que está funcionando e o que pode melhorar. Para proprietários de óticas, essa realidade não é diferente, para avaliar o desempenho da sua loja.

Pensando em boas ferramentas, listamos 4 maneiras de avaliar o desempenho da sua ótica, detectar falhas e oportunidades de melhorias. São conceitos simples de aplicar  e extremamente eficientes para a avaliação de desempenho da sua equipe. Veja:

Metas de vendas

Uma das métricas mais tradicionais e eficientes é o estabelecimento de metas de vendas para toda a loja ou por vendedor. Com esse dado é possível controlar a eficácia da sua equipe. Além de criar um estímulo para que todos consigam se superar mês após mês.

No entanto, para que essa métrica seja efetiva, é preciso que cada meta seja plausível. Afinal, se um vendedor é encarregado de um objetivo irreal, ele ficará desmotivado.

Por isso, estabeleça metas consoantes à realidade do mercado e a capacidade de vendas do seu negócio. Aproveite para comparar, mensalmente, se as metas podem ser ampliadas e identifique períodos em que elas não foram atingidas.

Você pode usar nossa planilha gratuita para acompanhar o desempenho de metas na sua ótica.

Ticket médio

O ticket médio é uma excelente ferramenta para termos uma ideia melhor do comportamento dos clientes. Para atingir esse valor, dividimos o volume de vendas de um certo período pelo número de clientes que estiveram na loja nesse mesmo intervalo de tempo.

Por exemplo: se, em um dia, 10 consumidores passaram pela sua ótica e o volume de vendas desse mesmo dia foi de R$ 5.000,00, significa que o seu ticket médio é de R$ 500,00.

Dessa forma, é possível identificar se os clientes estão adquirindo os produtos mais caros ou os mais baratos da sua loja. Em cada caso, é necessária uma estratégia de vendas diferente para que sua equipe alcance exatamente aquilo que quer com seu público-alvo.

Negócios abertos x negócios fechados

O movimento da sua loja é bom, mas esse dado não se reflete em vendas efetivas? É possível detectar esse problema calculando a taxa de conversão em vendas da sua ótica. Para fazer isso, divida o número de orçamentos feitos e a quantidade de vendas efetivadas.

Caso seu empreendimento tenha um grande número de negócios mas poucas vendas fechadas, isso pode ser um sinal da dificuldade da sua equipe em apresentar os produtos ou mesmo problemas com os preços praticados pela sua ótica.

Fluxo de caixa

Essa métrica é focada no papel do gestor: é dele a responsabilidade de entender e conferir se a entrada e a saída de dinheiro do seu negócio está sendo positiva. Por mais que sua ótica esteja vendendo muito e atraindo cada vez mais clientes, ela dificilmente prosperará se os seus gastos forem elevados e consumirem todo o seu lucro.

 

Procure identificar gastos excessivos. Mesmo nas pequenas coisas, como lâmpadas que gastam muita energia ou um aparelho antigo que deve sempre receber manutenção. Foque também nos grandes volumes de gastos: renegocie preços com fornecedores e reavalie seus contratos de locação, por exemplo. Lembre-se: para prosperar, é preciso economizar.

 

Conclusão

É importante ter em mente que cada métrica é importante usada isoladamente. No entanto, elas só serão 100% efetivas quando utilizadas em conjuntos, ampliando seu conhecimento sobre o funcionamento da sua ótica.

Mas como ter em mãos todos os dados organizados da sua loja de forma fácil? Primeiro, é preciso investir na organização do seu negócio. Se você faz tudo com anotações em cadernos, repense a gestão da sua ótica! A melhor maneira de ter todas as informações em mãos de forma organizada é por meio de planilhas ou um sistema de gestão, como o ssOtica.

Com ele, o dono e gerente de ótica tem todas as informações de vendas, estoque, promoções, fluxo de caixa, cadastro de clientes, ordens de serviço e muito mais em um só lugar. E, além disso, tem a opção de retirar relatórios completos que vão fazer toda a diferença na hora de avaliar o desempenho da sua ótica.

Que tal conversar com nossa equipe para entender como está a gestão da sua loja e como o ssOtica pode ajudar? Agende uma consultoria gratuita e sem compromisso!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vendas Online: Saiba como fazer sua Ótica ganhar dinheiro na internet

Veja como melhorar as vendas por indicação na sua ótica

Como vender mais pela internet gastando pouco na sua ótica

Saiba como promover a marca da sua ótica

rafael

Próximo Redes Sociais: Saiba por que você precisa investir nelas na sua ótica »
Anterior « 4 motivos pelos quais você deve manter contato com seu cliente

Ver comentários

  • claudia Diz:
    03/09/2015 at 3:01 pm

    muito bom vou bota em patrica

    • IPE Tecnologia Diz:
      03/09/2015 at 6:10 pm

      Agradecemos seu feedback Claudia!

Deixe seu comentário
Share
Publicado por
rafael
Tags: avaliaçãodesempenhométricasmétricas desempenhométricas medir desempenho óticavendas
29/08/2015 8:59 am

    Post Relacionado

  • Como a conciliação bancária reduz erros e aumenta a lucratividade
  • O que é DRE gerencial?
  • Saiba como calcular a taxa de conversão de vendas da sua ótica

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP