4 maneiras de avaliar o desempenho da sua ótica

O passo inicial de qualquer boa gestão de uma ótica é ter um conhecimento profundo sobre o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Para proprietários de óticas, essa realidade não é diferente, para avaliar o desempenho da sua ótica. Pensando em boas ferramentas, listamos 4 maneiras de avaliar o desempenho da sua ótica, detectar falhas e oportunidades de melhorias. São conceitos simples de serem aplicados e extremamente eficientes para a avaliação de desempenho da sua equipe. Veja:

Controle suas vendas com o ssOtica

Metas de vendas

Uma das métricas mais tradicionais e eficientes é o estabelecimento de metas de vendas para toda a loja ou por vendedor. Com esse dado, é possível controlar a eficácia da sua equipe e criar um estímulo para que todos consigam se superar mês após mês.

No entanto, para que essa métrica seja efetiva, é preciso que cada meta seja plausível: afinal, se um vendedor é encarregado de um objetivo irreal, ele ficará desmotivado. Por isso, estabeleça metas consoantes à realidade do mercado e a capacidade de vendas do seu negócio. Aproveite para comparar, mensalmente, se as metas podem ser ampliadas e identifique períodos em que elas não foram atingidas.

Ticket médio

O ticket médio é uma excelente ferramenta para termos uma ideia melhor do comportamento dos clientes. Para atingir esse valor, dividimos o volume de vendas de um certo período pelo número de clientes que estiveram na loja nesse mesmo intervalo de tempo. Por exemplo: se, em um dia, 10 consumidores passaram pela sua ótica e o volume de vendas desse mesmo dia foi de R$ 5.000,00, significa que o seu ticket médio é de R$ 500,00.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Dessa forma, é possível identificar se os clientes estão adquirindo os produtos mais caros ou os mais baratos da sua loja. Em cada caso, é necessária uma estratégia de vendas diferente para que sua equipe alcance exatamente aquilo que quer com seu público-alvo.

Negócios abertos x negócios fechados

O movimento da sua loja é bom, mas esse dado não se reflete em vendas efetivas? É possível detectar esse problema comparando a quantidade de oportunidades abertas — que podem ser identificadas, por exemplo, por meio do número de orçamentos feitos e a quantidade de vendas efetivadas.

Caso seu empreendimento tenha um grande número de negócios que não foram fechados, isso pode ser um sinal da dificuldade da sua equipe em apresentar os produtos ou mesmo problemas com os preços praticados pela sua ótica.

Fluxo de caixa

Essa métrica é focada no papel do gestor: é dele a responsabilidade de entender e conferir se a entrada e a saída de dinheiro do seu negócio está sendo positiva. Por mais que sua ótica esteja vendendo muito e atraindo cada vez mais clientes, ela dificilmente prosperará se os seus gastos forem elevados e consumirem todo o seu lucro.

Procure identificar gastos excessivos — mesmo nas pequenas coisas, como lâmpadas que gastam muita energia ou um aparelho antigo que deve sempre receber manutenção. Foque também nos grandes volumes de gastos: renegocie preços com fornecedores e reavalie seus contratos de locação, por exemplo. Lembre-se: para prosperar, é preciso economizar.

Conclusão

É importante ter em mente que cada métrica é importante usada isoladamente, mas elas só serão 100% efetivas quando utilizadas em conjuntos, ampliando seu conhecimento sobre o funcionamento da sua ótica.

Gostou das nossas dicas úteis para a avaliação de desempenho de sua ótica? Então deixe um comentário! Queremos saber a sua opinião. Aproveite sua visita e leia nossa postagem Como fazer minha ótica vender mais?

Guia sobre gestão financeira para Ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 4 respostas

  1. claudia says:

    muito bom vou bota em patrica

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>