Dono de ótica, você já parou para pensar na importância da fachada da sua loja? Mesmo vivendo uma era digital, a apresentação física ainda possui um grande papel na hora de se diferenciar dos concorrentes e atrair novos clientes para sua ótica.
A fachada da loja não só atua como um cartão de visitas, já que é o primeiro contato que muitos clientes têm com sua marca. Ela também deve ser encarada como uma forma de publicidade, pois tem a função de conquistar a atenção do público e convencê-lo a entrar na sua óptica.
Por isso, todo lojista deve entender alguns pontos fundamentais para poder criar uma fachada atrativa. Desde a escolha de cores, até os melhores materiais disponíveis no mercado – este artigo vai explicar tudo que você precisa fazer para planejar a fachada perfeita.
E no final, tem uma dica bônus para sua ótica!
Boa leitura!
A fachada da ótica compreende toda a parte externa do estabelecimento visível a partir da rua ou de outros espaços públicos.
Ao contrário do que muitos pensam, a fachada não inclui apenas o letreiro principal com nome da loja. Na realidade, ela compreende todos os elementos externos do local como vitrine, iluminação, porta de entrada e decoração aparente.
O conjunto dessas partes deve ser coeso para conseguir conversar com o público certo. Afinal, a fachada deve comunicar os valores da loja e o que ela representa.
Imagine uma ótica que possui um mix de produtos voltado para artigos de luxo, mas que o letreiro possui cores fortes e com excesso de texto e elementos visuais. Certamente, não combina e nem chamará atenção do público desejado, não é mesmo?
Além disso, uma fachada bem projetada tem papel fundamental na diferenciação dos concorrentes. Ela ajuda a criar uma imagem sólida e reconhecida no mercado, além de ter um papel único para que os clientes se sintam bem-vindos e confortáveis, incentivando-os a entrar na loja.
Investir na fachada da sua loja não só impacta diretamente no movimento de clientes, mas também influencia a percepção da sua marca e pode contribuir significativamente para o sucesso do seu negócio.
Este artigo destaca principalmente o papel do letreiro na atração de clientes. Se você deseja se aprofundar em como aprimorar a vitrine da sua ótica, baixe o infográfico “Vitrine para vender mais em Ótica”.
Para construir uma fachada que seja persuasiva e interessante, o lojista deve se manter fiel à sua marca e seguir algumas dicas básicas. Veja a seguir:
O primeiro passo para ter uma ótica de sucesso é ter claro qual o público que deseja atingir. Esta etapa influencia não só o planejamento de metas de venda e escolha de mix de produtos, como também a forma de se apresentar para o mundo.
Sua ótica pode atender uma variedade de clientes, desde jovens estilosos até idosos mais preocupados com a saúde visual. No entanto, é provável que você tenha um grupo demográfico específico que compra em sua ótica ou, então, que você deseja começar a atrair.
Ao entender qual público deseja focar, compreendendo seus desejos, preferências e estilo de vida, é possível adaptar a fachada para atrair e cativar esse público-alvo específico. Por exemplo, utilizar a cor roxa em seu letreiro pode ser a escolha certa para um ótica que foca em artigos e marcas de luxo. Já para o público mais velho, a cor azul clara e verde remetem ao cuidado e saúde.
Assim, você pode personalizar sua fachada para criar uma experiência visualmente atraente e relevante de acordo com o perfil do seu público.
Se sua ótica ainda não possui uma identidade visual definida, o melhor a se fazer é desenvolvê-la antes de definir sua fachada. Junto com um profissional especialista no assunto, converse sobre os objetivos, valores e personalidade que desejam ser associados a sua marca.
A partir disso, defina os elementos principais da sua identidade visual como cores, logotipos, tipografia e estilo de design. E lembre-se de usá-los em todas as comunicações da sua ótica. Afinal, manter uma identidade única em todos os canais (redes sociais, site, panfletos, fachada, etc) ajuda a fortalecer sua marca frente ao mercado, tornando-a memorável para os consumidores.
Outro ponto que merece atenção no momento de planejar a fachada da loja é a busca por referências no mercado.
A partir do estudo da fachada de concorrentes e também outros segmentos do varejo, fica mais fácil decidir qual estilo deseja seguir, elementos a se evitar e identificar o que está em alta.
Por isso, na próxima vez que passar por um centro comercial, observe com mais atenção como são as fachadas dos comércios locais e faça as seguintes perguntas como:
Lembre-se que a fachada da loja pode ser vista por todos a qualquer momento, ou seja, não apenas durante o horário comercial. Dito isso, não se esqueça que uma boa iluminação do exterior da loja pode fazer a diferença para manter a fachada da ótica sempre atrativa.
Assim, veja a melhor forma de manter a fachada iluminada durante a noite. Luzes fortes não são necessariamente o caminho, mas instalar um ponto de luz que facilite a leitura das informações é suficiente para não deixar a loja se camuflar durante a noite.
Por fim, entenda qual o tipo de material mais adequado para que o seu projeto de fachada saia do jeito que imaginou. Atualmente, o mercado visual oferece diversas opções, desde as mais simples até as mais resistentes.
Cada opção oferece suas vantagens e cabe ao gestor identificar qual tem o melhor custo-benefício no momento. Por exemplo, a pintura na parede é barata, contudo sua durabilidade é menor e o uso de tintas inadequadas diminui sua resistência à chuva. Já os painéis de alumínio composto (ACM) tem longa durabilidade, mas exigem um investimento mais alto.
Outro ponto a se pensar é que alguns materiais, como lona, a cores fortes tem a tendência de desbotar ou sofrer transformações devido à ação do sol. Ademais, o público-alvo também deve ser considerado na hora de escolher a matéria-prima da fachada. O uso de “letras caixa”, por exemplo, traz um ar jovial para o negócio, enquanto o alumínio contribui para um visual mais elegante.
Por fim, a última dica é utilizar o Google Meu Negócio para reforçar sua marca no mundo digital. Esta ferramenta gratuita permite que o dono de ótica registre seu negócio na plataforma e deixe-a visível para quem navegar nos mapas do Google.
Além de disponibilizar informações essenciais como endereço, telefone e horário de funcionamento, também é possível cadastrar uma foto com a fachada da sua loja. Assim, clientes que pesquisam online já conseguem ter o primeiro contato com a sua marca, além de facilitar a identificação quando decidem visitar a de óptica.
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