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Veja os erros que você deve evitar ao organizar a vitrine da ótica

7 dicas para montar a vitrine de ótica perfeita

4 min de leitura

Nós sabemos o quanto uma vitrine de ótica é importante para as vendas. É ela quem atrai seus potenciais clientes e faz com que eles entrem em sua ótica para consumir. Mas, você sabe organizá-la e deixá-la sempre atrativa para atrair cada vez mais potenciais consumidores?

O mercado aposta em diferentes truques para atrair a atenção das pessoas. E isso, acontece sem que elas percebam que a exposição daquele produto na vitrine foi colocada estrategicamente para atrair o olhar dela.

Para que você seja cada vez mais habilidoso na composição da sua vitrine, separamos os erros que você não pode cometer na sua ótica e dicas para montar a vitrine de ótica perfeita! Confira:

 

Erros de vitrine de óculos para evitar

1º – Muitos produtos amontoados

Antigamente, as óticas tinham o costume de colocar na vitrine todos os produtos oferecidos juntos, sem nenhum critério. Era uma maneira de mostrar a “fartura” de produtos e marcas que ela tinha.

Só que com o tempo cada vez mais escasso, o cliente passou a não dar mais importância para essa quantidade e passou a valorizar o termo “menos é mais”, que foca na qualidade do que é oferecido.

Portanto, se a sua vitrine da ótica é cheia de produtos amontoados, você passa uma imagem de desorganização e falta de profissionalismo.

2º – Exposição errada dos produtos

Expor os produtos em uma prateleira sem iluminação adequada e sem uma estratégia definida, está entre os erros mais cometidos. A falta de planejamento ao organizar os produtos pode deixar tanto o cliente quanto o vendedor confusos.

Outro fator determinante nesse momento, é que a etiqueta de preço deve estar visível ao cliente. Se você amontoa os produtos, com certeza irá dificultar a leitura dos valores pelos clientes e poderá pagar multa pelo descumprimento dessa determinação.

3º – Produtos desatualizados e fora da moda

Você lembra qual foi a última vez que atualizou sua vitrine? Se ela está há mais de 10 dias sem nenhuma mudança, você pode estar perdendo vendas!

Quando clientes não notam mudanças na vitrine, sua loja passa a virar “paisagem”, ou seja, perde a atenção e interesse de quem passa.

4º – Falta de posicionamento na vitrine da ótica

A sua vitrine tem de ser compatível com o seu modelo de negócio. Se você oferece produtos de alto padrão, sua vitrine deve transmitir isso de maneira adequada.

O mesmo ocorre quando sua ótica é voltada para o público de baixo e médio poder aquisitivo. Neste caso, se você expor apenas itens de valor muito alto, poderá perder vendas.

5º – Vitrine suja e desleixada

A correria do dia a dia e a quantidade dos afazeres acabam roubando nossa atenção e deixamos passar detalhes que são importantes. Deixar vitrine suja, embaçada e empoeirada passa a imagem de desleixo para quem passa e afastar clientes.

Agora que você já sabe o principais erros e o que não fazer, confira nossas dicas para acertar na hora de expor seus produtos ao público!

 

Dicas para montar a vitrine de ótica perfeita

A vitrine é um dos canais mais importantes para vendas, por isso é preciso ter planejamento e organização para montá-la. Veja agora como montar:

 

  • Entenda seu público

Nunca se esqueça que a vitrine é para seu público, e não para você. Tenha em mente sempre qual o perfil dos seus clientes e do seu público-alvo na hora de escolher os produtos para expor, os elementos da decoração, as cores principais do cenário.

Por exemplo, se sua loja tem muitas vendas de armações infantis, aposte em elementos com personagens.

  • Defina um foco para sua vitrine

Ter excesso de produtos espalhados pela vitrine pode confundir seu cliente. Por isso, estabeleça no máximo três pontos principais, de acordo com a extensão disponível, para não distrair o cliente.

Outra dica é definir o tipo de produto para expor, como óculos de uma determinada marca ou estilo de armação.

  • Acompanhe as datas comemorativas

Praticamente todos os meses do ano há uma data especial que pode ser usada como tema para decorar a vitrine como Dia das Mães, Black Friday, Natal. Assim, aproveite o momento para montar decorações temáticas e abuse da criatividade para montar cenários divertidos.

Outras temáticas interessantes pode ser o volta às aulas, inverno, festa junina, aniversário da loja, entre outros.

  • Use a iluminação certa

De nada adianta ter uma ótica disposição de produtos e decoração se o espaço estiver escuro ou com iluminação sem foco.

Assim, evite luzes que projetam sombra sobre itens ou que possam incomodar os olhos de quem parar e observar a vitrine.

  • Escolha elementos inusitados

Fugir do óbvio é importante para se destacar da concorrência. Por isso, não deixe de observar seus vizinho e pense em como pode fazer diferente seja nas cores, elementos, enfeite ou disposição.

Por exemplo, coloque pelúcias ou brinquedos usando um óculos, use espelhos para aumentar a percepção de espaço, monte cenários com livros e caixas, molduras de quadro, entre outros.

  • Fique de olho nas modas e tendências

Sabemos o quanto o a moda de influenciadores, artistas e novelas afetam as preferências do consumidor. Por isso, é importante estudar o mercado e seu público para saber quais itens estão em alta e qual o tipo de abordagem é o ideal para as campanhas da sua loja.

  • Limpe a vitrine diariamente

Antes de abrir a loja ao público ou sempre que necessário, limpe os vidros com álcool, passe um pano úmido dos expositores e chão da vitrine.

Enfim, essas foram nossas dicas de como montar uma vitrine de ótica que atrai clientes. Tenho certeza que, ao aplicá-las, sua loja chamará mais a atenção do seu público.

Você já seguia essas dicas ou cometia os erros citados? Compartilhe sua opinião e experiência nos comentários.

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