Seja em uma planilha ou no sistema de controle de vendas e estoque da ótica, é importante fazer esse controle financeiro para que você possa relacionar todas as vendas, pagamentos, calcular as diferenças entre eles e manter o equilíbrio das contas para não gastar mais do que ganha.
Parece simples não é? Mas na prática empresários do setor acabam cometendo erros no gerenciamento de vendas que comprometem o equilíbrio do fluxo de caixa e a saúde financeira da ótica. Conheça abaixo os principais fatores que prejudicam a loja:
Vamos supor que você recebe R$ 1.000 por mês e tem gastado R$ 1.100. A diferença parece pouca, mas ao final do ano você terá gastado R$ 1.200 a mais do que realmente ganhou. Isso implica em uma série de medidas como: empréstimos ou atividades extras para pagar essa diferença.
Gastar mais do que recebe, gera um desequilíbrio nas contas e é importante lembrar que a administração acontece de maneira contínua. Em um momento deste, é preciso ter disciplina e atenção para organizar as contas.
As vendas estão baixas e você decide (da noite para o dia) fazer uma promoção com descontos de 50% em todos os óculos de sol da sua ótica incluindo os de grandes marcas. Então, você coloca cartazes na vitrine e anuncia nas redes sociais.
É uma estratégia interessante para atrair novos clientes, mas se você não planejou ou consultou seu estoque, ela pode se tornar em um grande problema, pois você pode perder a margem de lucro e diminuir os recursos para investimento.
Se a loja já estava com as vendas baixas, essa oferta repentina e sem planejamento pode prejudicar ainda mais as finanças. Lembre-se: promoção é válida, desde que seja planejada e bem calculada.
Lembre-se: todas as vendas e pagamentos feitos, por menores que sejam, devem ser registradas. É isso que irá mostrar quanto você tem disponível e o quanto precisa alcançar.
Se você não atualiza diariamente, terá sérios problemas. Isso porque a diferença pode parecer pequena se avaliada em um único dia, mas terá importante representação no resultado mensal.
Se de repente suas vendas começaram a reduzir, fique em alerta. Quando há essa redução, menos recursos entram no fluxo de caixa e as contas do dia a dia, como água, luz, telefone, encargos sociais e entre outros, não vão esperar as vendas melhorarem.
Isso gera um desequilíbrio, por isso, acompanhe de perto o mercado de óticas e vejam as mudanças que podem ser feitas para não prejudicar as vendas.
Não saber os modelos de armações de óculos de grau ou demais acessórios que estão disponíveis no estoque ou os que estão em falta, é um dos principais erros de uma administração.
O motivo é simples: se você não sabe o que tem disponível, não sabe o que precisa comprar. Pode comprar os acessórios que estão parados na prateleira e não repor os que mais vendem. Um bom sistema de gestão exclusivo para óticas pode ajudar e muito nessa questão e fazer o seu fluxo de caixa fluir melhor.
Discutimos ao longo deste artigo o papel que o fluxo de caixa cumpre para a saúde financeira de uma Ótica. Todo proprietário de ótica não demora a perceber que o sucesso da sua loja depende de um controle detalhado sobre entradas e saídas.
Neste momento, contar com um sistema de gestão exclusivo para óticas pode ser o diferencial para sair do vermelho. Conheça o ssOtica e teste por 7 dias gratuitamente!
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bem esclarecedor gostei muito do que li,e pretendo em breve ver a possibilidade de conhecer melhor a SSÓTICA,agradeço a oportunidade.
Olá Antônio! Ficamos felizes que nosso material têm contribuído para a aprimorar seus conhecimentos profissionais. Para conhecer mais o ssÓtica é só acessar o nosso site, ou ainda, solicitar uma demonstração com um dos nossos consultores. =D