O ano de 2017 está recheado de feriados e essa é a oportunidade de aumentar as vendas na sua ótica. Ao todo, 2017 reserva 10 feriados nacionais considerados prolongados por caírem em dias estratégicos como segunda, terça e quinta-feira.
Tudo começa com o Carnaval em Fevereiro, nos dias 27 e 28, respectivamente, segunda e terça-feira. Em seguida temos a Quarta-Feira de Cinzas, quando as empresas geralmente adotam expediente a partir do meio-dia. Os únicos meses que não contam com feriados prolongados são Julho e Agosto.
Além desses feriados e pontos facultativos, cada estado conta com suas próprias datas, que podem garantir algumas folgas extras. A notícia é boa para o trabalhador, mas também para donos de ótica de todo o Brasil. Isso porque é possível aproveitar essas datas para aumentar as vendas de óculos, lentes de contato e também de acessórios.
E o motivo é bem simples, com feriados prolongados, os consumidores vão às compras para se preparar para viagens, ou idas a clubes, parques, praias ou até mesmo aproveitam para dar uma volta em lojas, shoppings e afins. Com isso, você precisa se antecipar para aumentar as vendas na sua ótica. Confira as dicas para vender mais:
Comece planejando. Crie uma planilha com as datas e nela coloque quais são as atividades que você irá executar. Seja a criação de uma promoção relâmpago, ampliação do mix de produtos ou até mesmo condições de pagamento mais longas e descontos especiais para pagamentos à vista.
A organização é um tópico primordial. Porque, você precisa saber exatamente os produtos que tem em estoque, os que vendem mais e os que tiveram menos saída.
Além disso, oriente bem a sua equipe de vendedores, para que saibam os seus planos e se preparem para atender melhor o cliente.
Valorizar é um dos principais segredos para manter o cliente na sua ótica. Os brindes fazem com que o cliente sempre se lembre de você. Por exemplo, se ele se prepara para ir à praia e quer um óculos novo, com certeza irá dar preferência à você.
Portanto, antes dos feriados prolongados ou datas festivas, ofereça pequenos brindes aos clientes, seja uma caneta, blocos de anotação, chaveiros em formatos de óculos ou até mesmo paninhos para limpar as lentes dos óculos.
Todo mundo sabe que manter o relacionamento próximo com o cliente é um dos segredos para o sucesso de uma ótica, não é mesmo? Sim, mas poucas pessoas valorizam de fato o cliente e ele acaba não retornando à loja.
É importante que você se mantenha próximo a ele. Se você tem os contatos dele, como e-mail e telefone, envio um SMS ou Whatsapp com conteúdos sobre a sua ótica.
Algumas datas comemorativas são consideradas sazonais para o mercado de óticas como Carnaval, Páscoa, Dia dos Namorados , entre outras. Essas datas, felizmente também caem em dias estratégicos, e você pode aproveitar para fazer uma vitrine temática e decorá-la de acordo com o tema. Isso atrai a atenção das pessoas e te coloca atualizado no mercado.
Veja esses modelos que separamos para te inspirar!
Estar atento as oportunidades do mercado e ao comportamento do seu consumidor é tão importante quanto a venda, pois isso é que determinará a eficiência das suas ações em qualquer época do ano. Por isso, pegue o seu calendário e fique ligado para não perder vendas em 2017.
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Ver comentários
muito bom
Oi Abdias, continue nos acompanhando pois sempre tem novidade aqui no Blog! ;)
muito boa as dicas amei vcs sempre
arrasam
Oi Graziela! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue no acompanhando, pois toda semana tem dica nova. :)
Eu ja sabia, mesmo assim aprendi mais um pouco vlu
gostei das dicas amo o que faço
Oi Luciana, que bom que gostou! Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade no Blog! =D
Ótimo
Oi Elisa, que bom que gostou! =D