É natural que alguns períodos do ano sejam mais lentos em relação ao movimento de clientes. Nesse momento, muitos donos de óticas veem o volume de receita cair e buscam alternativas para alavancar os resultados. E uma das formas mais eficientes de aumentar o faturamento da sua ótica é focar em aumentar o ticket médio de venda.
Há vários caminhos para atingir este objetivo, como fazer promoção de desconto progressivo, combos de produtos, entre outros. E uma boa opção é investir na venda de serviços e produtos agregados que aumentem o valor gasto pelo cliente em cada compra.
Quando há um bom mix de produtos e serviços oferecidos em conjunto com um atendimento de qualidade, a probabilidade do cliente fechar uma compra com valor mais alto é maior.
Neste artigo, vamos mostrar por quê se atentar ao ticket médio e algumas dicas de como aumentá-lo na sua ótica.
Antes de tudo, ticket médio nada mais é que um indicador de vendas que dá informações valiosas sobre comportamento de compra do seu cliente e o aproveitamento dos atendimentos da sua ótica.
Ele mostra, em média, quanto cada cliente gasta na loja em determinado período. O seu cálculo é simples: basta dividir o faturamento do intervalo pelo número de vendas realizadas no período.
Ao acompanhar esta métrica, o gestor pode avaliar a eficiência de promoções, adequação do mix de produtos e até qualidade do atendimento da loja. A partir disso, poderá pensar em estratégias de vendas mais assertivas.
Ao focar em aprimorar o ticket médio, sua ótica pode aumentar o faturamento sem precisar recorrer a mais clientes. Ou seja, há um aproveitamento melhor do tempo de cada vendedor.
Imagine uma ótica que tenha a meta de venda de R$30.000,00 mensais. Para chegar a esse resultado, será preciso fazer uma venda média de R$300 para 100 pessoas. Ou então, ter um ticket médio de R$500 e vender para 60 clientes. Qual cenário você escolheria para sua ótica?
Há diversas maneiras de aumentar o ticket médio de vendas na sua ótica. As mais comuns são:
As ações mencionadas se mostram muito efetivas para aumentar o ticket médio e muitas óticas recorrem a elas, principalmente em momentos desafiadores. Mas, se você, dono de ótica, deseja se destacar dos concorrentes, será preciso sair do óbvio.
Oferecer serviços e produtos complementares não só contribui para aumentar o ticket médio, como também agrega valor à sua loja. Desta forma, sua ótica consegue ter diferencial competitivo que tem o poder de melhorar a receita da loja e conquistar novos clientes.
A seguir, veja quatro ideias para implementar na sua ótica e aumentar o ticket médio.
Uma das formas de se destacar dos concorrentes e ainda aumentar o ticket médio da sua ótica é oferecendo o serviço de visagismo óptico.
Essa é uma abordagem inovadora que combina os princípios de visagismo (estudo das formas do rosto, traços e características pessoais) com conhecimentos ópticos para ajudar os clientes a escolherem os óculos que melhor se adequam ao seu rosto, estilo de vida e necessidades visuais.
Esse método visa garantir que os óculos não sejam apenas um item utilitário, mas também atue na autoestima do cliente. Oferecer o visagismo óptico proporciona uma experiência de compra única, agregando valor e diferenciando sua ótica das demais.
Por ser um serviço altamente especializado, é natural que o gestor ofereça o serviço mediante uma taxa.
É natural que os óculos acabem sofrendo deformações conforme seu uso regular. Seja porque o cliente esqueceu de tirá-los antes de dormir, sofreu queda, entre outros. São diversas as situações que afetam o encaixe e, portanto, o conforto do usuário.
Por isso, é comum que haja uma procura para o serviço de ajustes e reparos. Muitas óticas até oferecem alguns desses serviços, como limpeza e troca de protetores de nariz (nose pads), de forma gratuita. Essa estratégia é excelente para conquistar clientes e torná-los fiéis.
No entanto, alguns reparos exigem mais técnica e dedicação dos consultores. Assim, nada mais justo do que cobrar pela execução.
Outra forma de aumentar o ticket médio de vendas da sua ótica é vendendo acessórios. Foi se o tempo em que esse item tinha apenas o objetivo de corrigir a visão do usuário. Hoje, os óculos atuam como uma afirmação do estilo pessoal e manifestação de personalidade de quem o usa.
Assim, os acessórios são uma forma de personalizar um item que, antes tinha uma função utilitária, às preferências individuais do cliente. Por exemplo, cordões e correntes proporcionam uma maneira prática de manter os óculos seguros ao redor do pescoço e ainda contribui para o look do usuário.
Alguns produtos que podem ser vendidos na sua ótica são: apoios de nariz, ponteiras de hastes e enfeites decorativos, estojos, suporte para óculos, entre outros.
Por fim, acrescentar produtos de limpeza e manutenção no portfólio da sua ótica também ajudam a aumentar o ticket médio de venda.
As lentes ópticas são itens que estão expostas a todo tipo sujeira como poeira, respingos, chuva, gordura, entre outros. E a limpeza deve ser feita com produtos certos para evitar a danificação da superfície e aumentar a vida útil dos tratamentos aplicados, como antirreflexo.
Há diversas opções no mercado como sprays de limpeza, flanela de limpeza, toalhas umedecidas, lenços antiembaçante, entre outros. Desenvolvidos especialmente para óculos, esses itens proporcionam uma limpeza fácil eliminando gordura, manchas e resíduos das lentes de forma eficaz.
Além disso, estes produtos oferecem a praticidade de permitir a limpeza das lentes mesmo estando na rua ou outro local sem acesso a água e sabão.
Enfim, aumentar o faturamento da sua ótica requer esforço para pensar em estratégias inteligentes e inovadoras. Por isso é tão importante olhar para o ticket médio e tentar encontrar maneiras de aprimorar este indicador.
A oferta de serviços e produtos agregados se mostra como um caminho eficaz para aumentar o valor médio de compra, além de também agregar valor à experiência do cliente e atuar como diferencial competitivo no mercado.
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