Como sua Ótica busca novas oportunidades? Seu time sempre mantém contato com os clientes ou apenas aguardam os clientes entrarem na loja para confecção de uma nova receita?
Em recente pesquisa que realizei em cidade do interior de Alagoas com alunos, ficou constatado que existem clientes do lado de fora da ótica que são potenciais clientes que não recebem a devida atenção.
A pesquisa apontou que idosos, crianças e pessoas de meia idade, em bairros periféricos e zona urbana, encontram muitas dificuldades para acessar os serviços de saúde especializados. Estas pessoas estão perdendo acuidade visual e, por consequência, a qualidade de vida. Idosos não fazem mais os afazeres que lhes proporcionam prazer, crianças estão com dificuldades na escola e os adultos da meia idade postergam suas decisões em virtude da condição financeira e ausência de informações sobre a importância dos exames regulares da visão.
A maioria das óticas se encontram paradas no tempo esperando os clientes entrarem porta adentro com uma receita na mão. Mesmo assim, os vendedores não conseguem satisfazer a todas as receitas deixando os clientes frustrados e desmotivados com a compra. Atualmente é comum encontrarmos vendedores nas portas das óticas, dedilhando seus celulares, ou em conversas animadas sobre coisas banais. Pouco sabem eles que este tempo gasto inutilmente jamais será recuperado, principalmente com as vendas.
Caçar a receita significa criar facilidades para os clientes, levando o serviço onde eles se encontram. Você pode ainda criar mecanismos que os transporte até onde o serviço será prestado. Seja consultório oftalmológico ou outro atendimento especializado, estas facilidades são de vitais importância para atendimento das necessidades. E o mais importante: ela desperta o interesse dos clientes por quem os ajuda.
Donos de ótica e gerentes precisam estar atentos a estas atitudes para que assim desenvolvam rotinas de pós-venda ou programas de metas para recuperação de clientes. Os principais clientes das óticas (terceira idade) estão requerendo mais comodidade, segurança e facilidades para seus atendimentos. Afinal, sair de casa cada vez mais se torna uma tarefa cansativa e pouco conveniente.
Do lado de dentro da ótica as coisas só acontecem se um marketing bem elaborado for desenvolvido. Do lado de fora, ao contrário, o custo é reduzido e o (face to face) cria empatia, confiança e um vínculo que jamais se perderá. Quando as óticas entenderem que os seus negócios podem ser alimentados com ações externas avançadas, certamente o faturamento e a satisfação de lojistas e vendedores serão plenas.
Por isso, que é fundamental que sua equipe seja proativa. Não basta esperar o cliente entrar em sua loja. Além disso, é preciso buscar novas oportunidades, e elas estão dentro da sua loja. Em uma receita próxima de vencer ou na oportunidade de vender novas lentes de contato para um cliente que as usa, por exemplo.
Do lado de dentro da ótica, a zona de conforto e o tédio se estabelecem ameaçando a motivação e faturamento. Do lado de fora da ótica a dinâmica é intensa e os resultados aparecem com mínimo esforço e altos resultados.
Conteúdo elaborado por: Professor Luiz Amorim, escritor, consultor e palestrante.
Autor do livro: O segredo para vender + óculos.
E-mail: amorim.executivo@gmail.com
Nos conte como você realiza as ações de pós-venda na sua loja. Você têm “caçado” novas oportunidades para sua Ótica? Aproveite também essa planilha gratuita que vai ajudá-lo a organizar os dados de seus clientes e realizar um excelente pós-venda:
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