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CASHBACK: ENTENDA ESSA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR VENDAS

Cashback: entenda essa estratégia para aumentar vendas

4 min de leitura

Já pensou em oferecer cashback na sua ótica? A estratégia se tornou bastante popular nos últimos anos e é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu comércio. 

Segundo a “Pesquisa Panorama de Fidelização no Brasil 2022” feita pelo TSI (Tudo Sobre Incentivos), 52% dos consumidores brasileiros consideram que o benefício de cashback foi um fator relevante em suas últimas compras. 

Além disso, 40% dos entrevistados disseram que obter cashback é uma das ações de fidelização que causa grande sensação positiva, melhorando a experiência do cliente com a marca. 

Então, fica claro que vale a pena considerar a possibilidade de implementar essa estratégia na sua ótica. Mas, afinal, o que é cashback? Confira! 

Afinal, o que é cashback?

A expressão cashback é a junção de duas palavras de origem inglesa: cash (dinheiro) + back (volta). Portanto, em livre tradução, significa “dinheiro de volta”. 

Na prática, o método consiste em devolver uma parte do valor pago durante a compra de um produto. Porém, não há uma regra definida sobre qual deve ser a porcentagem devolvida, isso varia de acordo com os objetivos da empresa.

Além disso, é muito comum que os negócios estabeleçam uma quantia mínima a ser gasta para que o consumidor tenha o direito de aproveitar o benefício de cashback. 

Existem duas formas principais de efetuar o reembolso: 

  • Devolução do dinheiro: a pessoa recebe a restituição de uma porcentagem do dinheiro que foi utilizado, geralmente, em sua conta bancária;
  • Acúmulo de pontos: nesse caso, o cliente acumula um saldo no comércio que será usado para abater parte do valor das compras futuras. 

Mas será que realmente vale a pena investir em uma estratégia de cashback em sua ótica? Quais são os benefícios de fazer isso? Saiba mais detalhes no próximo tópico. 

Quais as vantagens do cashback para óticas?

Confira 3 benefícios proporcionados pela implementação de uma estratégia de cashback na sua loja.

1- Fidelização

Em primeiro lugar, é importante destacar que o cashback pode ser de grande ajuda para a fidelização de clientes. Isso acontece porque a tática naturalmente incentiva as vendas recorrentes. Como assim? 

Para ilustrar, imagine que você lançou uma campanha de cashback na sua ótica, usando o método de acúmulo de pontos. Nesse caso, a tendência é que o consumidor retorne ao comércio para efetuar novas compras a fim de não perder o seu prêmio. 

Confira também o guia: “Como ter clientes recorrentes em sua ótica?

No entanto, é interessante estabelecer um prazo máximo para que a pessoa volte à ótica e gaste o saldo. Assim, o nível de rentabilidade da estratégia se torna mais previsível e positivo. 

Além disso, o cashback contribui para a construção de relacionamento do cliente. Nesse sentido, a loja pode aproveitar os meios de comunicação, como o WhatsApp, para enviar lembretes ao indivíduo sobre os pontos acumulados e estimular a compra. 

2- Maior ticket médio

Outra vantagem de disponibilizar cashback é que isso permite que a ótica aumente o valor do ticket médio dos produtos. Afinal, os clientes costumam ficar propensos a gastar mais durante a compra, já que vão ter uma porcentagem do valor reembolsada. 

Mas, para que isso aconteça, é fundamental treinar os vendedores para vencer objeções relacionadas ao preço e demonstrar o cashback como uma forma de economia para o consumidor. 

Baixe gratuitamente o e-book: “Como contornar objeções de vendas em óticas?

Por exemplo, ao tentar vender um item mais caro, é necessário destacar os benefícios daquele produto específico em comparação com a opção mais barata, a ideia é tentar despertar o desejo da pessoa. 

Após isso, é válido citar a possibilidade de cashback como uma forma do consumidor ter a chance de experimentar todas aquelas vantagens na prática e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro. 

3- Atração de novos clientes

Por último, a implementação do cashback tem o potencial de ajudar a ótica a conquistar novos clientes, uma vez que aumenta o diferencial competitivo do comércio. 

Ou seja, a loja se destaca de outros concorrentes que não oferecem o benefício. Só para exemplificar, imagine que uma pessoa estivesse em dúvida entre o seu estabelecimento e o da concorrência, a chance de ter uma parte do dinheiro reembolsada pode ser um fator motivador no processo de decisão

Além disso, existe uma grande possibilidade de que o consumidor indique a ótica para seus amigos e familiares. Afinal, geralmente, quando alguém sente que conquistou uma vantagem, é normal compartilhar isso com o seu grupo social. 

Como aderir ao cashback na sua ótica? 

Ao longo do texto, já consideramos o que é cashback e quais são as vantagens de utilizar essa estratégia na sua loja. Mas, na prática, como você pode oferecer esse benefício na sua ótica? 

Existem dois modos principais de implementar essa tática em seu comércio: 

  • Plataformas: outra empresa disponibiliza para a sua loja o serviço de cashback por meio de softwares de automação. Nesse caso, as regras de funcionamento variam de acordo com o parceiro escolhido; 
  • Manual: é quando a sua ótica por conta própria desenvolve uma política de cashback, sendo responsável por todas as etapas envolvidas na implantação e execução da estratégia. 

Cada uma dessas opções tem vantagens e desvantagens, por meio das plataformas a implementação do cashback costuma ser mais simples e rápida. Por outro lado, elaborar a tática manualmente permite maior autonomia. 

Portanto, antes de tomar uma decisão, é preciso avaliar os objetivos e as circunstâncias do seu comércio para determinar qual é a melhor escolha para a sua empresa em particular. 

De qualquer forma, é importante ter um bom planejamento para não acabar sofrendo algum tipo de prejuízo financeiro. Durante a elaboração da estratégia, faça adaptações para se adequar à realidade da sua ótica e ao perfil do público-alvo.

Além disso, de tempos em tempos, é essencial avaliar os resultados com o intuito de ajustar o que for necessário para garantir o cumprimento das metas e verificar se a manutenção do método está compensando

Em resumo, cashback é a prática de restituir ao cliente parte da quantia gasta durante a compra. Dentre as vantagens, estão incluídas a fidelização e aumento no número de clientes, além do maior valor de ticket médio. Para implementar a estratégia, é possível recorrer a plataformas ou elaborar tudo manualmente. 

 

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