Já pensou em aproveitar o dia do aniversário dos clientes para aumentar as vendas na sua ótica? Talvez, você se pergunte: como assim? De que forma fazer isso?
Você pode criar campanhas de marketing específicas para a data de aniversário, oferecendo uma promoção atrativa para os aniversariantes com o objetivo de incentivar as compras.
Na verdade, esse tipo de estratégia é útil até mesmo para reconquistar clientes antigos e aumentar as taxas de fidelização. Porém, nesse caso, não basta apenas dar um desconto em produtos, é importante pensar na campanha como uma tática para fortalecer o relacionamento e compromisso do cliente com a sua loja.
Quer aprender a fazer isso na prática? Então, continue a leitura e veja mais detalhes sobre a relação entre o aniversário do cliente e a fidelização. Além disso, confira o passo a passo de como montar uma campanha de aniversário para sua ótica!
Será que é realmente importante fazer uma campanha de aniversário de cliente? Bem, pense em suas próprias expectativas para essa data. Nesse dia, a maioria espera que outros demonstrem felicidade por conquistarem mais um ano de vida.
É natural que você deseje ser tratado de forma especial, já que não é só um dia qualquer, mas é o seu dia!
Mas o que isso tem a ver com seus clientes? Eles também compartilham essas mesmas emoções e sentimentos no dia de seu aniversário. Então, você pode aproveitar isso para fortalecer o relacionamento entre a sua marca e o consumidor.
Atualmente, as pessoas esperam mais das empresas do que uma simples interação fria de compra e venda. Elas querem viver experiências, ter uma atenção personalizada aos seus desejos e necessidades.
Segundo a pesquisa CX Trends 2022 feita pela Opinion Box e Octadesk, os entrevistados afirmaram que a boa experiência é o principal fator que os leva a indicar uma marca para outros e a voltar a fazer compras com o negócio. Esse aspecto ficou na frente até mesmo do preço e qualidade do produto.
Sendo assim, é de grande importância aproveitar todas as chances de proporcionar uma melhor experiência, isso inclui lembrar da data de aniversário de cliente, já que essa é uma forma de demonstrar interesse pessoal.
Acesse este kit e confira materiais para ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes!
Por fazer isso, você aumentará a probabilidade de conseguir fidelizar os clientes da sua ótica. Além disso, poderá reconquistar clientes antigos e relembrá-los da sua loja, para voltarem a comprar em seu comércio.
Porém, é necessário ter em mente que outras empresas também vão utilizar essa mesma estratégia. Então, é fundamental saber elaborar uma campanha de aniversário de cliente que se destaque da concorrência e faça a sua marca ser lembrada pelo consumidor. Como fazer isso? Confira!
Com o objetivo de criar uma campanha de aniversário de cliente que seja um sucesso, é necessário elaborar um bom planejamento.
Veja 6 passos essenciais para construção desse tipo de estratégia e mais detalhes sobre o que está envolvido em cada uma dessas etapas e como aplicar em sua ótica.
Em primeiro lugar, se você quer realizar campanhas de aniversários de seus clientes, é importante coletar essa informação na hora de realizar o cadastro. Afinal, é impossível mandar uma mensagem de felicitação sem saber a data correta.
Depois disso, é preciso escolher um meio de guardar esses dados. As melhores formas de fazer isso são:
Após o cadastro, é hora de organizar as datas de aniversário. Separe os clientes em grupos que fazem aniversário dentro de um mesmo período. Nesse sentido, você pode escolher organizar por: mês, semana ou dia.
Você gosta de ganhar presentes no dia do seu aniversário? A maioria das pessoas fica feliz quando isso acontece. Então, o próximo para organizar a campanha é escolher qual vai ser o presente que seu cliente vai receber.
Pense em algum benefício chamativo que possa oferecer no momento, por exemplo:
Com o benefício selecionado, é hora de escolher como você vai enviar a mensagem para o cliente. Dentre os canais de comunicação, as principais opções são:
Em seguida, é hora de escrever qual vai ser a mensagem que a pessoa vai receber com o “presente”, levando em conta as características do canal escolhido.
É importante refletir no perfil de cliente da sua ótica, pense em informações, como faixa etária e principais interesses. Isso vai ajudar a definir a abordagem e estilo de linguagem apropriados.
Mas lembre que o objetivo da campanha de aniversário de cliente é fortalecer o relacionamento entre o consumidor e a marca. Então, não seja excessivamente formal, isso pode transmitir a sensação de frieza quanto ao assunto, é como se a empresa enviasse um recado apenas por obrigação.
Depois desses passos, é o momento de deixar a criatividade fluir livremente. Anote todas as ideias que vier em sua mente, sem restrições. Depois, selecione 2 ou 3 mensagens que você gostou e aprimore o que foi escrito. Deixe a ideia descansar um pouco e, por fim, leia novamente essas opções e escolha uma delas.
Por último, é hora de programar a campanha. Caso você use cadastro em planilhas, será necessário fazer os envios de forma manual, acompanhando as datas de aniversários de clientes registradas.
Em contrapartida, com um software de gestão, como o ssOtica, você vai receber lembretes sobre os aniversariantes, sendo possível programar campanhas automáticas de SMS e Whatsapp dentro do sistema.
Dessa forma, você economiza tempo e não corre o risco de acabar esquecendo de alguém. Afinal, talvez a pessoa que você esqueceu seria exatamente a que iria aproveitar os benefícios e fazer negócio com sua ótica.
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