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Saiba como fazer crediário próprio na sua ótica

3 min de leitura

Quem pensa que o crediário próprio ficou no passado, não poderia estar mais enganado. Apesar do cartão de crédito ter se popularizado na última década, 30% dos brasileiros usam essa modalidade de crédito, de acordo com o  Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Atualmente, o setor óptico é um dos mais competitivos do varejo, e por isso, as óticas têm buscado diversos recursos para conquistar e fidelizar mais clientes. Assim, para se destacar frente à concorrência, as lojas precisam investir em inovação tecnológica, na qualidade de atendimento e até mesmo nas melhores opções de pagamento.

É neste cenário que o crediário próprio entra em cena. Esta forma de pagamento oferece vantagens únicas que contribuem para uma maior satisfação do cliente, como parcelamento maior e juros mais baixos que o do cartão de crédito.

Mas afinal, quais são os pontos a serem observados quando uma ótica pretende implantar um sistema de crediário? Vamos falar sobre todos os pontos a seguir:

Vantagens de ter um crediário próprio

A implantação de um crediário próprio em uma ótica traz diversos benefícios tanto para o lojista quanto para os clientes. Isso acontece por que ele abre as portas para a fidelização e conquista de novos públicos. Veja as principais vantagens:

  • Estreitar relacionamento com clientes: muitos preferem comparecer a loja para efetuar o pagamento. Deste modo, há sempre novas oportunidades de contato e realizar novas compras;
  • Taxas de juros menores: desde 2020, as lojas podem cobrar 2% de multa por atraso e, no máximo, 1% de juros ao mês. Esse valor é muito abaixo dos juros do cartão de crédito, que chegam em 300% ao ano.
  • Número maior de parcelas: no geral, é possível parcelar uma compra em até 48 vezes no crediário. Contudo, cada loja pode determinar o prazo máximo para pagamento.
  • Mais clientes aptos a comprar: apesar de popular, muitos brasileiros não conseguem ter cartões de créditos aprovados em bancos. Desta forma, o crediário se torna o melhor caminho para adquirir bens.

O que observar antes de implementar um crediário na sua ótica?

Agora que você conhece as vantagens que pagamentos com carnê podem proporcionar para sua ótica, é importante preparar sua loja para conseguir aderir ao crediário. Confira nossas dicas:

Faça um bom controle de clientes

Antes de implementar um crediário próprio, a loja precisa de ter uma excelente organização de cadastro de clientes.  Isso porque ter controle no número de carnês ativos, valor a receber, taxa de atrasos e inadimplência são indicadores essenciais para acompanhar.

Quando a organização é feita na base do lápis e papel, as chances de ocorrer erros e prejudicar o financeiro da sua loja são grande. Por isso, adquirir um sistema de cadastro de clientes se mostra uma ótica opção. Um bom programa para óticas possui histórico de compras, pagamentos e alertas de vencimento. Além disso, há a vantagem de poder contar com um sistema unificado para toda a empresa.

Outro benefício em obter um bom sistema é o fato de conseguir controlar a evolução do crédito de cada cliente. Por exemplo: se um cliente não atrasa seus pagamentos e comprar com frequência na ótica, este poderá ter o limite de crédito ampliado.

Previna a inadimplência

A inadimplência é sem dúvidas um dos maiores riscos e temores de empresários que optam pelo crediário em suas óticas. Por isso, nunca deixe de realizar uma análise de crédito antes de conceder o carnê para o cliente. Assim, você se previne da inadimplência e tem mais segurança ao realizar previsão de caixa.

Outro ponto interessante é estabelecer uma política de concessão de crédito. Com ela, você definir um conjunto de normas e critérios mínimos para conceder crédito e também para fazer sua cobrança, tudo de acordo com a realidade da sua ótica.

Controle de cobranças

Por mais que a ótica possua um sistema de cadastro eficiente e tenha a disponibilidade de consultar e analisar o crédito de seus clientes, há ainda casos onde atrasos e falta de pagamento de faturas poderão gerar transtornos.

De qualquer modo é preciso obter também recursos ideais para a cobrança de clientes. Algumas dicas são:

  • Envio de mensagens por whatsapp lembrando a data de vencimento das cobranças;
  • Efetuar ligações ao cliente para lembrar de sua pendência com a ótica;
  • Emitir notificações por meio de cartas informando a possibilidade de inclusão do cliente em órgãos de crédito e cobrança.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer cobrança de forma eficiente, confira nossa planilha com régua de cobrança para óticas.

Como se pode observar, o crediário é uma opção de pagamento já validada em diversos segmentos de mercado. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda recuam com relação a opção desta modalidade para suas empresas devido ao risco de inadimplentes.

É preciso continuamente avaliar os inúmeros benefícios que esta modalidade de pagamento possa trazer a loja.  Encontrar um bom parceiro  facilita e traz segurança para o controle dessa forma de pagamento. Logo, tomando certos cuidados é possível obter sucesso e fidelizar clientes. Além disso, você ainda ganhará novos consumidores e aumentará as vendas da ótica.

E você, pretende implantar crediário em sua ótica? Precisa de um Sistema para sua Ótica que emita carnês e relatórios? Nós podemos te ajudar! Faça hoje mesmo um teste gratuito no ssOtica e facilite sua gestão:

rafael

Ver comentários

    • Oi Malu, ficamos felizes que você tenha se interessado em saber mais informações do ssOtica. Entrei em contato com você pelo e-mail. ;)

  • Olá
    Gostaria de mais informações sobre o sistema de otica e também o custo.

    • Oi Kamila, que bom que interessou em saber mais sobre o nosso programa. Um de nossos consultores entrará em contato com você para te passar mais informações. ;)

    • Oi, Francisco! Ficamos felizes que tenha se interessado pelo nosso programa. Por favor nos confirme seu telefone e e-mail, que um de nossos consultores entrará em contato para te passar mais informações sobre os planos do ssOtica que melhor atende sua loja! :)

    • Olá, Bruno! Já passei seu contato para nossos consultores e logo mais eles entrarão em contato para explicar melhor sobre a ferramenta 😉

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