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Como estabelecer uma política de concessão de crédito?

3 min de leitura

Todo empreendedor, desde que decide abrir um negócio, sonha com o sucesso. Vendas a todo vapor, reconhecimento no mercado, bom relacionamento com os clientes e, claro, uma estabilidade financeira que o deixe tranquilo.

Dessa forma, é importante conhecer formas de potencializar o crescimento da sua empresa e leva-la para o próximo nível. Uma dessas formas é a concessão de crédito para os clientes.

Com uma política de concessão de crédito eficiente, você pode oferecer algo para seu público que ele sempre procura e sem prejudicar seu financeiro: opções de pagamento a prazo. Isso pode ajudar a aumentar suas vendas, melhorar sua relação com os clientes e potencializar o seu fluxo de caixa.

Por isso, você deve entender o que é a concessão de crédito e como ela funciona para sua ótica. Depois, é hora de definir objetivos estratégicos para ela dentro do seu planejamento financeiro.

Nos tópicos a seguir, te ajudamos a entender os passos para colocar essa proposta em prática e quais as vantagens que ela traz para o seu negócio.

O que é a política de concessão crédito?

Cada tipo de empresa deve definir uma política de crédito própria. Isso porque ela consiste em um conjunto de normas e critérios que torna viável o crédito para os clientes e é diferente para cada segmento de negócio.

O único critério fundamental e único, independendo do tipo de empresa, é a concessão de crédito para os clientesé estar de acordo com a realidade da organização. É necessário considerar sua situação financeira e seus principais objetivos de negócio.

Para colocá-la em prática na sua ótica, adote medidas de análise de crédito para as vendas a prazo. Assim, você conhece melhor o perfil de seus clientes antes de decidir qual a melhor opção para cada um.

Quais os tipos de política de crédito?

Justamente por cada empresa ter sua especificidade, existem diferentes formas de estabelecer a politica de crédito na sua ótica. O critério para definir qual a melhor para o seu caso é entender a realidade do seu negócio. Dessa forma, a concessão de crédito se torna um diferencial estratégico. Existem cinco tipos, que são:

1 – Crédito liberal e cobranças rigorosas: o acesso é facilitado, para acessar mais pessoas; mas os métodos de cobrança são agressivos, usando vários recursos para garantir o pagamento.

2 – Crédito rigoroso e cobranças liberais: a atribuição de crédito é mais exigente. Exige mais comprovações de que o cliente vai arcar com o compromisso, para que não seja tão necessário um método de cobrança agressivo e que possa impactar sua relação com os clientes.

3 – Crédito rigoroso e cobranças rigorosas: os critérios são rígidos na concessão de crédito e são rígidos também no acompanhamento dos pagamentos e cobrança, o que faz sentido para empresas mais exclusivas.

4 – Crédito liberal e cobranças liberais: útil para empresas que desejam aumentar sua base de clientes. É um método tolerante e aberto em todo o processo.

5 – Crédito moderado e cobranças moderadas: nem tão liberal, nem tão agressivo. Esse método também é bom para captar novos clientes e evitar a inadimplência.

Como definir a concessão de crédito na sua ótica

Agora que você já sabe os tipos de política de concessão de crédito, é hora de definir como isso vai funcionar na sua ótica. Para isso, pense: sua empresa é do tipo mais liberal, que gosta de oferecer um voto de confiança para os clientes? Ou é do tipo mais rigorosa, que não aceita oferecer benefícios a qualquer pessoa?

Portanto, seja qual for, é importante analisar também as condições de seus funcionários. Afinal, eles precisam acompanhar os pagamentos sem se perder em meio às cobranças.

Além disso, estabeleça uma forma de fazer análise de crédito de seus clientes todas as vezes que for definir a melhor forma de pagamento a prazo. Ela permite avaliar os perfis por meio do número de CPF, em portais de instituições de análise de crédito.

O que importa é não deixar de oferecer os benefícios do pagamento com cartão de crédito ou crediário aos seus clientes sem ao menos analisar essa possibilidade. Afinal, muita gente se organiza a partir desses métodos e ele pode ser um critério importante na decisão de compra.

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