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Como saber se sua ótica está tendo lucro?

4 min de leitura

Já passou pela situação de sua ótica estar movimentada e com volume bom de vendas mas, no final do mês, ainda não saber se está tendo lucro? Com tantas obrigações financeiras e contas a pagar, as vezes fica difícil apurar os resultados de forma rápida e clara.

Se você está confuso e não sabe determinar se sua ótica está tendo lucro ou não, nós vamos te ajudar. Preparamos esse artigo para você entender melhor como o cálculo dos lucros funciona, quais são os seus gastos fixos e variáveis, e assim, melhorar a saúde financeira de seu negócio. Confira:

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Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Para começar a determinar o lucro da sua ótica, você vai precisar do Demonstrativo de Resultado do Exercício. Também conhecido como DRE, este documento contábil tem grande importância para gerentes e donos de óticas, uma vez que ele faz uma síntese financeira dos resultados operacionais de sua empresa.

Com esses dados em mãos, atente-se para os valores de vendas, de custos e despesas. São eles que mostram todo o dinheiro que entrou e saiu de sua ótica em um determinado período de tempo.

Na literatura contábil, há dois conceitos sobre lucro que devem ser considerados:

  • Lucro bruto: considera todas as receitas da empresa e subtrai-se apenas os custos de produção da empresa.
  • Lucro líquido: calcula-se a partir de todas as receitas e subtrair-se tanto os custos de produção como os custos fixos e despesas em geral da loja.

O conceito de lucro bruto é importante para avaliar a produtividade da sua ótica, uma vez que ele considera apenas o resultado ligado à atividade fim da ótica. Já o lucro líquido mostra o ganho ou perda real do empreendimento no período.

Em termos práticos, imagine que em Janeiro de determinado ano sua ótica teve um resultado de R$25.000 em vendas, ao passo que todos os custos e despesas tiveram uma soma de R$20.000.

Neste cenário, qual o lucro líquido loja?

Lucro líquido = Total de vendas – total de despesas

Lucro líquido = 25.000 – 20.000

Lucro líquido = 5.000

Entenda os gastos fixos e variáveis

Um dos pontos chave para calcular o lucro da sua ótica é entender não só o volume de vendas, como também os custos necessários para o seu funcionamento.

Seus custos fixos são todas as despesas não relacionadas à produção, ou seja, não está atrelada ao volume de vendas do período. Exemplos deles são:

  • Salários dos funcionários;
  • Aluguel do espaço e de equipamentos;
  • Contas de telefone, internet, etc.

Considerando os gastos, é muito importante também lembrar-se de financiamentos ou empréstimos que você tenha feito uma vez que é um compromisso fixo que deve ser honrado.

Já os custos variáveis são todos aqueles ligados à atividade fim, ou seja, venda de produtos e serviços. Estes gastos podem oscilar bastante pois sofrem com inflação, negociação de mercadoria, entre outros. Alguns exemplos de custos variáveis são:

Encontre o ponto de equilíbrio da sua ótica

Outro conceito importante para avaliação de lucro ou prejuízo da sua ótica é o ponto de equilíbrio. Ele se refere ao valor que é preciso ganhar para conseguir pagar adequadamente todos os gastos do negócio, sem geração de dívidas ou lucro.

Por exemplo, imagine que os gastos da sua ótica sejam de R$25.000,00, que é exatamente igual ao valor das entradas do mês. Nesse caso, a empresa atingiu o ponto de equilíbrio, o dinheiro foi suficiente para pagar todos os custos, mas não sobrou nada para ser convertido em lucro.

Apesar de uma ideia simples, muitos donos e gerentes de ótica ainda não sabem qual o faturamento mínimo que suas lojas precisam ter para que o negócio tenha sustentabilidade financeira. E esse conhecimento é fundamental para fazer os planejamentos de vendas, precificar corretamente dos produtos e evitar falência.

Descubra sua lucratividade e rentabilidade

De forma simples, sua ótica terá lucro quando todas as receitas forem superiores a todos os custos e despesas de um determinado período. Assim como estará em prejuízo quando os gastos ultrapassarem as receitas geradas.

Mas, para mostrar os resultados em relatórios e sócios, o conceito mais usado é o da lucratividade, que nada mais é do que seu lucro em termos percentuais e não números concretos.  Ele é importante para mostrar que o volume de venda está sustentável, ou seja, permite pagamento de todas as dívidas e ainda deixa o saldo na loja positivo.

Seu cálculos é bastante simples:

  • Lucratividade: Considera a divisão do lucro líquido pela receita bruta e seu resultado multiplicado por 100.

Retomando o cenário do tópico anterior, qual seria a lucratividade da ótica?

Lucratividade = (lucro líquido/Receita bruta) x 100

Lucratividade: (5.000/25.000) x 100

Lucratividade: 0,2 x 100

Lucratividade: 20%

O que é considerado uma lucratividade alta varia de negócio para negócio. Por isso, procure saber qual é o faturamento de outras óticas para entender como você está em relação ao mercado. Assim, você pode estipular medidas para atingir seus objetivos nos próximos meses e organizar os seus orçamentos.

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Conclusão

Enfim, é papel de todo dono e gestor de óticas ter na ponta da língua a resposta sobre lucro e lucratividade do seu negócio. A partir dessa informação, planejar metas de vendas e decidir novos investimentos fica muito mais fácil e assertivo,

Mas isso só possível quando a gestão de ótica é feita de forma rotineira e minuciosa, registrando todos os dados de vendas, reposição de estoque, pagamento de funcionários, investimento em marketing e tudo mais que é gasto e recebido pela ótica.

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