Organização é fundamental em qualquer negócio. No dia a dia de uma óptica de sucesso, não é diferente. Considere o seguinte cenário: um cliente chega à sua loja para trocar os óculos e solicita um prazo de entrega, pois está prestes a viajar e deseja levar os óculos novos.
Seu funcionário o atende e passa um prazo de confecção, garantindo que os óculos ficarão prontos a tempo da viagem. Para isso, segue todo o procedimento para a confecção dos óculos, tira as medidas DNP e o cliente vai embora tranquilo e feliz, pois confia que vai conseguir pegar seus novos óculos a tempo.
Mas, na fase de produção, ocorre um atraso na entrega de materiais do fornecedor. Seu funcionário, que não fica atento às etapas e nem cria um fluxo de acompanhamento, deixa passar, o pedido é atrasado e aquele cliente fica na mão. Sua ótica passaria uma impressão ruim, certo? Quais as chances dessa pessoa não voltar ou não recomendar seus serviços?
É por isso que uma gestão eficiente da óptica começa pela forma como ela está organizada. Uma ótima ferramenta para ajudar nessa tarefa é usar uma agenda que seja eficiente. Quer saber como? Pegue papel e caneta e anote as dicas que preparamos para você.
Por meio desse simples exemplo, deu para perceber a diferença que uma agenda eficiente traz para seu dia a dia. Com definição de prazos, datas e agendamentos, as tarefas ganham mais agilidade e assertividade.
E não só isso: você pode criar listas de tarefas diárias e acompanhar de forma precisa as atividades rotineiras, como datas de fechamento mensais e envio de pedidos, simplesmente consultando o calendário.
Mas como começar a usar uma agenda na sua ótica e o que ela deve conter? Vamos conferir.
Para ter uma agenda eficiente e que ajude a organizar a sua ótica, é preciso que ela tenha itens que façam parte da sua rotina. Por exemplo:
Listas de tarefas: você e sua equipe podem listar as atividades importantes a serem concluídas e quem é o responsável. Isso pode ser feito por dia, semana ou mês, de acordo com a rotina e o que não pode ser esquecido.
Calendário de datas comemorativas: com essa visão, você pode planejar promoções, ações especiais para os clientes e até mesmo internas, mantendo sua ótica sempre ligada nas tendências.
Agendamento de entregas: com a previsão de entrega, você pode notificar seu cliente sobre o acompanhamento do pedido e agendar o melhor dia. Isso torna o relacionamento próximo e transparente.
Usando uma agenda eficiente, seja ela digital ou no papel, junto com um sistema de gestão completo como o ssÓtica, fica muito mais fácil realizar o pós-venda e até mesmo manter os clientes atualizados sobre o status de seus óculos. Faça um teste e veja como podemos organizar cada parte do seu negócio e tornar sua rotina mais simples e prática. Fale com a gente!
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